O funeral do ex-presidente da Junta de Freguesia Luciano Santos, falecido no passado dia 23, constituiu uma expressiva manifestação de pesar, com centenas de acompanhantes a incorporarem-se no cortejo fúnebre após a celebração da missa (em cujos actos litúrgicos este ribancorense participava como leitor) de corpo presente na Igreja Paroquial, até ao jazigo de família no cemitério paroquial, onde foi a sepultar.
No decorrer da Assembleia de Freguesia realizada ontem à noite, os eleitos pela lista "Juntos por Riba d'Âncora" apresentaram um voto de pesar pelo desaparecimento do antigo autarca (ex-presidente de Junta e delegado neste órgão autárquico) e respeitaram um minuto de silêncio em sua memória, proposta subscrita e respeitada pela Junta de Freguesia e delegados da Assembleia de Freguesia.
Entretanto, no próprio dia em que a população foi confrontada com tão infausta notícia, a Junta de Freguesia publicou um voto de pesar no seu site:
"O Executivo da Junta de Riba de Âncora aprovou esta manhã, por unanimidade, um voto de pesar em memória do ex-presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora, Luciano Santos.
Pelo que são decretados três dias de luto a cumprir a partir de hoje, 23 de abril, procedendo à colocação da bandeira da freguesia a meia haste como forma de expressão de pesar.
Fomos confrontados com a morte inesperada de Luciano Santos.
Em vida, foi um Homem que durante o seu percurso político demonstrou o maior empenho na resolução dos problemas da sua Freguesia e do seu Concelho.
Neste momento de profunda tristeza manifestamos as mais sentidas condolências à sua família."
Também no decorrer da Assembleia Municipal que teve lugar esta semana, a OCP entregou à Mesa deste órgão autárquico um voto de pesar pelo falecimento do ex-presidente da Junta de Riba d'Âncora e membro do órgão deliberativo concelhio, tendo destacado ainda o facto de ter exercido o cargo de representante da CPCJ de Caminha. Este voto, e um minuto de silêncio foi acompanhado por toda a assembleia e vereação.
Ainda nesta reunião municipal, no período inicial destinado ao público, quando uma representante da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), Joana Sampaio, interveio a fim de assinalar o Mês (Abril) da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, apresentar um livro ("O Pequeno Pinguim") e anunciar que na Sexta-feira uma cor azul ("o símbolo associado a esta temática") seria projectada na Torre do Relógio, a figura de Luciano Santos não foi esquecida, tendo manifestado o pesar dos integrantes desta comissão concelhia pela morte do seu antigo comissário, cujo altruísmo e dedicação a esta causa foi relevado.