Cerca de 130 participantes vão integrar a prova do Circuito Portugal City Race de Orientação, que pela primeira vez vai ocorrer em Paredes de Coura já no próximo domingo, dia 1 de maio, a partir das 10h00.
Promovida pelo Município de Paredes de Coura, Orientação Amigos da Montanha e Amigos da Montanha, os participantes dos 6 aos 60 anos desta prova de orientação urbana vão percorrer as ruas e jardins desta bonita vila do Alto Minho, descobrindo e redescobrindo recantos aprazíveis que fazem de Paredes de Coura uma terra de múltiplos encantos.
Com partida e chegada no Largo Hintze Ribeiro, a participação faz-se de forma individual ou em grupo. Cada elemento do grupo leva um mapa, sendo atribuído um SICard a cada grupo (SICard é um chip onde se regista a passagem pelos pontos de controlo) e partirão à descoberta.
Uma equipa de monitores auxilia todos os que não têm experiência desta modalidade.
Em simultâneo, decorrerá uma etapa de Orientação Adaptada, destinada a pessoas adultas com incapacidade intelectual, ou a crianças até aos 10 anos que queiram brincar à orientação, mas acompanhadas por um adulto.
Não faltará divertimento, lazer e competição, que juntando à possibilidade de desfrutar de um território único, conhecido pelas suas fantásticas paisagens, a sua gastronomia, os seus parques e o rio Coura, emprestarão ainda um maior colorido a esta prova de Orientação, modalidade reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional e que aguarda fazer parte de um dos próximos Jogos Olímpicos.
Valter Hugo Mãe apresenta o seu mais recente livro, 'Doenças do Brasil', no dia 25 de abril em Paredes de Coura, numa iniciativa que será acompanhada pelo espetáculo da Criatura, de cujo valor da bilheteira reverte na totalidade para as vítimas da guerra na Ucrânia.
Com início às 16h00 no Centro Cultural, a Criatura promete um espetáculo intenso na linha dos que vem apresentando por todo o país, ao ponto de ser apontado como um dos mais promissores coletivos artísticos da música portuguesa contemporânea, pela sensibilidade poética da sua música.
Um estatuto que começa a consolidar-se e ainda recentemente confirmado ao vencer o Prémio Inatel, no âmbito dos Iberian Festival Awards, e atribuído a projetos emergentes que fundem tradição e modernidade e que revelam um impacte cultural significativo.
A Criatura são Acácio Barbosa (guitarra portuguesa), Alexandre Bernardo (bandolim, guitarra acústica e cavaquinho), Cláudio Gomes (trompete), Edgar Valente (voz, teclados e adufe), Fábio Cantinho (bateria), Gil Dionísio (voz e violino), Iúri Oliveira (percussões e Mbira), João Aguiar (guitarra elétrica), Paulo Lourenço (baixo elétrico) e Ricardo Coelho (gaita de foles, flauta transversal, ocarina e palheta beiroa), que em Coura vão apresentar o disco 'Bem Bonda', prometendo não deixar ninguém indiferente a acordes que nos remetem para as nossas raízes e com novas abordagens sonoras.
Por sua vez, Valter Hugo Mãe apresenta em Coura não só uma obra que marca os seus 25 anos de edição, como também tem a particularidade de ter sido escrita em grande parte entre as paisagens exuberantes e únicas desta vila do Alto Minho.
Sobre o livro 'Doenças do Brasil', Sílvia Couto Cunha escreveu o seguinte na Visão: "Há um incêndio a arder-lhe no discurso. Valter Hugo Mãe escreveu um poderosíssimo novo romance, o seu oitavo, dedicado às raízes e cicatrizes do colonialismo. (…)"
Os ingressos para o concerto dos Criatura, ao preço de face de 5€, estão à venda no Centro Cultural de Paredes de Coura e na plataforma BOL.
O valor da bilheteira, na sua totalidade, reverte a favor das vítimas da guerra na Ucrânia.