JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Iniciativa da Câmara Municipal em articulação com o Centro Qualifica da ETAP

MAIS DE TRÊS DEZENAS DE CIDADÃOS UCRANIANOS APRENDEM EM CAMINHA A LÍNGUA PORTUGUESA

Começou esta semana a funcionar um curso de Língua Portuguesa especialmente preparado para os cidadãos ucranianos que procuraram o concelho de Caminha para se refugiar da guerra que assola o seu país. A Câmara Municipal de Caminha em articulação com o Centro Qualifica da ETAP, criaram as condições necessárias para que a população deslocada da Ucrânia a residir atualmente no nosso concelho possa aceder ao Curso de Português Língua de Acolhimento.

Na quinta-feira passada, foi dado mais um passo no processo de integração - 33 cidadãos ucranianos iniciaram o Curso de Português Língua de Acolhimento, com a duração inicial de 25 horas. Através desta formação torna-se possível adquirir as competências linguísticas necessárias à participação social ativa e à integração no mercado de trabalho.

Na ocasião, a Vereadora Sandra Fernandes deu as boas vindas a todos os formandos deste curso, o qual tornará possível a aquisição de competências de expressão e compreensão da Língua Portuguesa necessárias à participação social ativa e ao seu processo de integração social e profissional.

Recorde-se que o concelho de Caminha está a receber cidadãos refugiados desde o dia 6 março e, neste momento, são 71 os cidadãos da Ucrânia que aqui estão a viver, correspondendo a 27 famílias. Há já mais sete pessoas que manifestaram vontade de vir para o concelho, sendo este um processo dinâmico, dada a imprevisibilidade do conflito na Ucrânia, após a invasão russa.

De realçar que 50 dessas pessoas são adultos e 21 crianças. Quanto aos mais novos, 14 estão já integradas nas nossas escolas e 7 adolescentes estão integrados no sistema de ensino à distância que o Ministério da Educação da Ucrânia possui.

Quanto aos adultos, 9 pessoas já estão a trabalhar e outras duas deveram iniciar uma atividade profissional no concelho em breve. Oito outros ucranianos estão em idade de reforma e uma pessoa é portadora de incapacidade motora. Existem outros cidadãos ucranianos e trabalhar remotamente, através da Internet.

O acolhimento está a ser feito com grande empenho da comunidade em geral, instituições e particulares. Está a ser feito também o apoio na vacinação, com a colaboração do Centro de Saúde.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Galardoadas as praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora, Forte do Cão e Praia Fluvial das Azenhas

CONCELHO VOLTA A FAZER O "PLENO" E CONQUISTA CINCO BANDEIRAS AZUIS DA EUROPA

O concelho de Caminha mantém, na próxima época balnear, as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2022: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a Praia Fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Recorde-se que, em 2015, pela primeira vez em 26 anos, desde que a Bandeira Azul era atribuída, o concelho de Caminha conseguiu conquistar a Bandeira Azul nas quatro praias marítimas, incluindo a de Vila Praia de Âncora nas praias galardoadas.

Em 2018 atingiu-se outra importante conquista, com o sucesso da candidatura da Praia das Azenhas, em Vilar de Mouros. Em 2019 voltou a ser "tudo azul" e em 2020 repetiu-se: cinco candidaturas - cinco Bandeiras Azuis. A época de 2021 confirmou a tendência e o bom desempenho e em 2022 será igual. Este é o corolário de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município, não só através do investimento em infraestruturas por todo o concelho, mas também na salvaguarda de todas as condições que correspondem aos critérios do Programa Bandeira Azul da Europa.

Recorde-se que em 2021, a Associação Bandeira Azul da Europa - ABAE escolheu a Praia de Moledo para a realização da cerimónia que assinalar o início formal da época balnear. Apesar das restrições, o concelho de Caminha viveu uma época balnear excecional, mantendo as cinco Bandeiras Azuis, mas conquistando também quatro bandeiras Qualidade Ouro. O ano de 2021 ficou ainda marcado por uma nova praia fluvial, Pedras Ruivas, em Seixas.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios.

Praia da Foz do Minho

Coordenadas:
Latitude: 41° 51' 51.55" N (41.86432)
Longitude: 8° 51' 52.52" W (-8.86459)

Situada na freguesia de Caminha, Concelho de Caminha esta praia é de tipo costeira com uma morfologia arenosa, areia branca. Praia, mar, montanha…Há passeios para todos os gostos: a pé, de bicicleta na nova ecovia, de carro ou de barco, no mar ou em área de mata (Mata do Camarido).

A praia de Caminha oferece todas as condições para gozar a época balnear em pleno. Dentro dos parâmetros de qualidade exigidos, os extensos areais e o mar, aliados à paisagem, proporcionam a todos os veraneantes uma temporada memorável.

Muito procurada, esta praia contempla todos os equipamentos necessários ao seu usufruto e as suas qualidades terapêuticas, pela quantidade de iodo, são reconhecidas. A sua beleza, justifica a visita em qualquer mês do ano.
Época Balnear: 11/06/2022 a 11/09/2022
Época Bandeira Azul: 11/06/2022 a 11/09/2022

Praia de Moledo

Coordenadas:
Latitude: 41° 50' 58.01" N (41.849448)
Longitude: 8° 51' 59.98" W (-8.86666)

Situada na freguesia de Moledo, Concelho de Caminha esta praia é de tipo costeira com uma morfologia arenosa, areia branca, e rochosa. Praia, mar, montanha…Há passeios para todos os gostos: a pé, de bicicleta, de carro ou de barco.

A praia de Moledo oferece todas as condições para gozar a época balnear em pleno. Dentro dos parâmetros de qualidade exigidos, os extensos areais e o mar, aliados à paisagem, proporcionam a todos os veraneantes uma temporada memorável.

Muito procurada, esta praia contempla todos os equipamentos necessários ao seu usufruto e as suas qualidades terapêuticas, pela quantidade de iodo, são reconhecidas. A sua beleza, justifica a visita em qualquer mês do ano, conjugando aquela com condições ideais para a prática do surf, bodyboard e windsurf.
Época Balnear: 11/06/2022 a 11/09/2022
Época Bandeira Azul: 11/06/2022 a 11/09/2022

Praia de Vila Praia de Âncora

Coordenadas:
Latitude: 41° 48' 46.71" N (41.812975)
Longitude: 8° 51' 52.77" W (-8.864658)

Situada na freguesia de Vila Praia de Âncora, Concelho de Caminha esta praia é de tipo costeira e arenosa. A praia de Vila Praia de Âncora oferece todas as condições para gozar a época balnear em pleno. Dentro dos parâmetros de qualidade exigidos, os extensos areais e o mar, aliados à paisagem, proporcionam a todos os veraneantes uma temporada memorável.

Muito procurada, esta praia contempla todos os equipamentos necessários ao seu usufruto e as suas qualidades terapêuticas, pela quantidade de iodo, são reconhecidas.

Actualmente, Vila Praia de Âncora, devido à sua praia e paisagens maravilhosas e aos seus vários monumentos, testemunhos da sua excepcional história, é uma vila dedicada essencialmente ao Turismo. O seu património cultural e natural, o artesanato, os desportos aquáticos, a pesca e as tradições gastronómicas contribuem para uma agradável estadia em Vila Praia de Âncora.
Época Balnear: 11/06/2022 a 11/09/2022
Época Bandeira Azul: 11/06/2022 a 11/09/2022

Praia do Forte do Cão

Coordenadas:
Latitude: 41° 47' 59.25" N (41.799791)
Longitude: 8° 52' 16.79" W (-8.871331)

Situada na freguesia de Âncora, Concelho de Caminha esta praia é de tipo costeira com uma morfologia arenosa, areia branca, e rochosa. Praia, mar, montanha…Há passeios para todos os gostos: a pé, de bicicleta, de carro ou de barco (Mata da Gelfa).

A praia do Forte do Cão ou Gelfa oferece todas as condições para gozar a época balnear em pleno. Dentro dos parâmetros de qualidade exigidos, os extensos areais e o mar, aliados à paisagem, proporcionam a todos os veraneantes uma temporada memorável.

Esta praia contempla todos os equipamentos necessários ao seu usufruto e as suas qualidades terapêuticas, pela quantidade de iodo, são reconhecidas. A sua beleza, justifica a visita em qualquer mês do ano.

Na área envolvente à praia dominam elementos naturais (bióticos e abióticos), destacando-se a Mata Nacional da Gelfa. De assinalar a existência de serviços de apoio (restauração), assim como o Parque de Campismo da Gelfa, que regista uma elevada ocupação durante a época balnear. A presença do Forte do Cão marca a paisagem desta praia.
Época Balnear: 11/06/2022 a 11/09/2022
Época Bandeira Azul: 11/06/2022 a 11/09/2022

Praia Fluvial das Azenhas

Coordenadas:
Latitude: 41° 53' 20.88" N (41.889133)
Longitude: 8° 47' 2.57" W (-8.784047)

A "Praia Fluvial das Azenhas" situa-se em pleno rio Coura, na freguesia de Vilar de Mouros, concelho de Caminha, envolta numa paisagem natural, curso de água limpa e fresca, rodeado de paisagens de vegetação intensa. Esta área proporciona aos seus utilizadores um local para descanso e contacto com a natureza ou ainda um local para desfrutar da prática de desportos náuticos. Esta zona é ainda o refúgio dos veraneantes em dias ventosos e com nevoeiro nas praias costeiras. A Praia Fluvial está próxima da Ponte Romana de Vilar de Mouros, área também dotada de zona de lazer, com parque de merendas, espaços de convívio ao ar livre. A área envolvente a jusante da praia fluvial faz parte integrante da área classificada como Rede Natura 2000, o que confere características particulares no enquadramento paisagístico do local. Esta praia contempla todos os equipamentos necessários ao seu usufruto.
Época Balnear: 01/07/2022 a 31/08/2022
Época Bandeira Azul: 01/07/2022 a 31/08/2022

Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe



Risco iminente de queda e elevado preço de reabilitação do edificado justificam opção municipal

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMINHA VAI DEMOLIR ESTRUTURA DE BETÃO ARMADO DO PARQUE DE ESTACIONAMENTO DA PRAIA DE MOLEDO

Na primeira semana do mês de maio, a Câmara Municipal de Caminha vai iniciar os trabalhos de demolição da estrutura de betão que ocupa a zona central do parque de estacionamento principal da praia de Moledo. A empreitada implica um investimento de 74 mil euros + IVA e tem a duração estimada de um mês. Ao longo dos últimos anos tornou-se evidente a deterioração da estrutura na zona das colunatas com descascamento de betão com consequências para o ferro, a que acrescem sinais de soltura de parte dos tirantes de aço que sustentam a pala. Face ao risco para os transeuntes e para os automóveis ou motociclos normalmente estacionados no local, a obra de demolição tornou-se inevitável.

As denúncias sobre anomalias na estrutura que particulares e a própria Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo fizeram chegar ao Município foram decisivas para a elaboração de um estudo técnico que concluiu pela necessidade imperiosa da demolição, decisão consolidada com os custos muito elevados que a sua reabilitação sempre teria.

Os atos preparatórios tiveram início há alguns dias atrás com a remoção da cabine telefónica que estava no local e nos próximos dias seguir-se-ão trabalhos de escoramento de grande parte da pala, que se encontra suspensa por tirantes em toda a sua extensão, avançando-se, posteriormente, para a demolição por seções de modo a evitar danos de vulto no pavimento existente na envolvente.

A expetativa da Câmara Municipal de Caminha aponta para que, no início do mês de junho, a estrutura esteja totalmente removida e consolidada a zona central do estacionamento da praia com passeios em condições e caldeiras para a colocação de plantas.

Gabinete de Informação ao Munícipe





Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe

Gabinete de Informação ao Munícipe




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais