|
FIM DE SEMANA EM PONTE DA BARCA
CHEFE DE ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS PROFERE CONFERÊNCIA "A CARTOGRAFIA NA VIAGEM DE MAGALHÃES" ESTE SÁBADO EM PONTE DA BARCA
O município de Ponte da Barca preparou um conjunto de iniciativas para o fim-de-semana prolongado. Já nesta sexta-feira, pelas 21h30, no Poetas Caffé, Mariana Lopes vai falar sobre os Jovens do século XXI, naquela que é a terceira sessão da iniciativa "Conversas entre Cafés". Todos os meses, sempre em cafés diferentes, um convidado orienta uma conversa temática.
A CARTOGRAFIA NA VIAGEM DE MAGALHÃES É MOTE DE CONFERÊNCIA PELO CHEFE DE ESTADO-MAIOR-GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS
No sábado, pelas 17h, na Praça da República, Ponte da Barca recebe o concerto da Banda da Força Aérea Portuguesa, espetáculo inserido nas comemorações do 25 de Abril em Ponte da Barca. A Entrada é gratuita. No mesmo dia, às 21h30, no Auditório Municipal, o Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro vai proferir a conferência subordinada ao tema "A Cartografia na Viagem de Magalhães".
Na mesma altura, na Biblioteca Municipal, regressam os Encontros com Poesia". A Liberdade é o mote para o encontro que vai decorrer e pretende ser uma reunião informal entre cidadãos amantes de poesia, autores e movimentos associativos com trabalho na área cultural e artística, procurando também a participação ativa de poetas locais ou meros apreciadores desse género literário.
Tratam-se de sessões de promoção de poesia que visam enaltecer esta forma de expressão literária, valorizar os seus autores, fomentar o encontro cultural e incentivar a divulgação deste tipo de escrita.
COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL EM PONTE DA BARCA
No âmbito das Comemorações do 48º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, o município de Ponte da Barca vai assinalar a data com a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal, nos Paços do Concelho, às 10h30.
Da parte da tarde, a partir das 15h30, no auditório municipal, a autarquia promove um encontro que pretende ser uma conversa informal com barquenses que figuram em registos fotográficos e de vídeo tirados em abril de 1974, com a intenção de recordar como foi a chegada da Liberdade à Barca.
Município de Ponte da Barca
MUNICÍPIO DE PONTE DA BARCA REFORÇA EXECUÇÃO ORÇAMENTAL EM 2021
A Câmara de Ponte da Barca aprovou a prestação de contas do ano de 2021, que espelha de forma inequívoca a boa capacidade do executivo municipal em garantir o rigor orçamental e a pronta resposta a todas as competências do Município.
Com uma taxa de execução de 63,8%, o documento que confirma o aumento da execução quando comparada com 2020 foi aprovado com os votos a favor da maioria social-democrata e o voto contra dos vereadores da oposição.
Num ano ainda fortemente marcado pelas restrições resultantes da pandemia COVID-19, o Município de Ponte da Barca manteve a pronta resposta aos munícipes para atenuar os danos causados por esta doença, continuando a apoiar as instituições particulares de solidariedade social, forças de segurança e movimentos associativos, assim apoiar como no tecido empresarial e o comércio do concelho, assegurando o permanente investimento estrutural para o reforço da coesão do território.
Além de cumprir na íntegra os limites do endividamento legalmente estabelecido, a redução do prazo médio de pagamento aos fornecedores é um outro indicador da boa saúde financeira do Município que se fixou em 2021 em 69 dias.
Evidencia-se ainda o considerável aumento da execução dos investimentos plurianuais que em 2021 atingem os 44,8% num montante global de 3.286.069,74€ e que resulta dos investimentos levados a cabo pelo Município em todo o território.
Resultados bastante positivos alcançados pelo Município que, segundo Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, "reflete o rigor forte na gestão das contas municipais, assim como a forte dinâmica resultante da cada vez mais coesa parceria com os múltiplos agentes do desenvolvimento do concelho das mais diversas áreas da sociedade e de forte cooperação com os presidentes de junta de freguesia do nosso concelho".
Município de Ponte da Barca
COMEMORAÇÃO DO 25 DE ABRIL EM PONTE DA BARCA
No âmbito das Comemorações do 48º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974, o município de Ponte da Barca vai assinalar a data com a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal evocativa do 48.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, nos Paços do Concelho, às 10h30, precedida pelo hastear das bandeiras, numa cerimónia que junta o executivo municipal, os representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, Presidentes de Junta de Freguesia, entre outras entidades militares e civis do concelho. A cerimónia contará, ainda, com um apontamento musical.
Da parte da tarde, a partir das 15h30, no auditório municipal, a autarquia promove um encontro que pretende ser uma conversa informal com barquenses que figuram em registos fotográficos e de vídeo tirados em abril de 1974, com a intenção de recordar como foi a chegada da Liberdade à Barca.
Município de Ponte da Barca
|