JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

DKC de Viana: André Barreto, Miguel Ricardo, Diogo Caleiro e Miguel Costa conquistam a prata na Taça de Portugal de Tripulações de Fundo. DKC sobe quatro lugares relativamente à última Taça.

Após dois anos de interrupção devido à pandemia, realizou-se a Taça de Portugal de Tripulações.

Com uma comitiva de 27 atletas inscritos para disputar 15 tripulações, a DKC de Viana deslocou-se a Melres, Gondomar, em pleno Rio douro para disputar esta importante Taça.

Com a sequência de vários quartos lugares, pressentia-se que os atletas vianenses iriam subir ao pódio o que aconteceu com o c4 júnior a conseguir um brilhante segundo lugar, com metade da equipa ainda cadete, mas a brilhar e a pontuar fortemente nesta competição nacional.

Todos os cadetes que a DKC fez subir a júnior pontuaram nas diferentes tripulações em que competiram.

Quase todas as embarcações deste clube vianense entraram no tempo de controle e obtiveram pontuação para o resultado colectivo do clube, que alcançou o 11º lugar em 33 clubes. A DKC subiu assim quatro lugares relativamente à última edição, que se tinha disputado em 2019 onde tinha obtido o 15º lugar.

Resultados:
André Barreto/Miguel Ricardo/Diogo Caleiro/Miguel Costa -------------- 2º C4 júnior
Maria Enes / Mafalda Rodrigues ---------------------------------------------- 4º k2 cadete
André Barreto / Miguel Ricardo ----------------------------------------------- 4º c2 junior
Eva Vieira / Adriana Jooris ----------------------------------------------------- 5º k2 iniciado
Duarte Marques/Gonçalo Passos/Ricardo Veloso/Gustavo Marinho - 6º k4 cadete
Diogo Caleiro / Miguel Costa ------------------------------------------------- 6º c2 cadete
Valéria Araújo / Daniela Silva -------------------------------------------------- 6º c2 sénior
Duarte Marques / Gustavo Marinho ------------------------------------- 14º k2 cadete
Marta Jooris/Daniela Almeida ------------------------------------------------ 16º k2 infantil
Bernardo Lima/Flávio Pacheco ---------------------------------------------- 21º k2 iniciado
Gonçalo Passos / Ricardo Veloso ------------------------------------------- 24º k2 cadete
Tomás Silva / Tiago Vieira ---------------------------------------------------- 28º k2 infantil
Pedro Cardona / Jorge Brito -------------------------------------------------- 32º k2 cadete

DKC de Viana



Centro Histórico de Viana do Castelo com regresso à Idade Média marcado para junho

As principais ruas, praças e largos do Centro Histórico de Viana do Castelo vão voltar a viajar ao passado no próximo mês de junho, com a realização da XIII edição da Feira Medieval, após dois anos de interrupção devido à pandemia de covid-19.

A Feira Medieval vai decorrer de 17 a 19 de junho, pelas principais ruas de Viana do Castelo, com destaque para o Jardim Público, que se voltarão a encher de animação, convívio e alguns dos hábitos e costumes característicos da Idade Média.

O sinal de partida para a feira é dado agora, com a abertura das inscrições, de 07 de abril até 20 de maio, para artesãos, mercadores, regatões e artífices, vindos dos mais diversos lugares para transformar o casco histórico da cidade num espaço privilegiado de encontro, negócio, lazer e de comes e bebes.

"É a retoma das grandes festas no concelho, depois de um período tão difícil como o que todos vivemos em 2021 e 2022. Agora pensamos que estão criadas as condições para retomarmos a tão característica Feira Medieval de Viana do Castelo, que todos os anos junta milhares de pessoas nesta viagem ao passado", explica Manuel Vitorino, Presidente da VianaFestas, entidade promotora das festas da cidade.

O objetivo da VianaFestas é retratar tradições de caráter local ou regional ao vivo num centro histórico tão característico como é o de Viana do Castelo, numa feira que habitualmente reúne algumas centenas de expositores e que este ano vai ocupar as ruas, largos e praças da cidade.

"Será um momento de festa e de alegria, porque já todos sentimos essa falta, tendo como pano de fundo um Centro Histórico emblemático como é o nosso. Mas, claro, obedecendo às orientações sanitárias relacionadas com a pandemia de covid-19 que estiverem em vigor à data", acrescenta Manuel Vitorino, também vereador da cultura na Câmara Municipal de Viana do Castelo.

O regulamento e a inscrição para a participação de expositores na XIII Feira Medieval, está disponível no site da VianaFestas (www.vianafestas.com) e preveem a recriação das artes e ofícios característicos da Idade Média com a presença de artificies, artesãos, mercadores e regatões que promovam a venda ou demonstração de produtos característicos daquele período.

São considerados "artesãos" todos os que promovam a venda de produtos ou materiais de produção própria e de forma artesanal, "artífices" todos os artesãos que se enquadram em ofícios medievais e que recriem o ofício medieval durante o evento, "mercadores" todas as entidades singulares ou coletivas que promovam a venda de produtos ou materiais enquadrados na Época Medieval e que possam ou não ser produzidos pelos próprios.

O regulamento prevê ainda a atribuição de espaço nesta feira para "regatões" com ponto fixo de venda a todos os que promovam o pequeno comércio de bens alimentares de abastecimento diário.

De forma a tentar garantir uma recriação o mais fiel possível da Idade Média, o regulamento da Feira Medieval prevê várias regras sobre produtos e atividades permitidas ou proibidas pela organização, bem como equipamentos a utilizar nas tendas ou pelos artesãos inscritos.

O objetivo é garantir a função pedagógica e lúdica associada ao evento, com a autenticidade possível de uma recriação histórica do comércio, das artes e ofícios medievais.

Viana Festas




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais