JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Espetáculo de teatro comunitário acontece no sábado, 16 de abril, pelas 23h30

QUEIMA DE JUDAS 2022 PROPÕE PERCURSO CRIATIVO ENTRE O TERREIRO E O CASTELO

A encenação tem direção artística de Nuno Preto, com foco nas pessoas, enaltecendo os Cerveirenses como protagonistas desta festa pagã, perspetivando-se muito ritmo.

No Sábado de Aleluia, dia 16 de abril, às 23h30, o centro histórico de Vila Nova de Cerveira transforma-se no palco da 'Queima de Judas', espetáculo que integra a vasta programação das celebrações de Páscoa dinamizadas pela Câmara Municipal. O teatro, como lugar de possibilidades, está em destaque nos festejos, e este reconhecido espetáculo de cariz comunitário, produzido pelas Comédias do Minho, faz-se no Terreiro para depois seguir em cortejo até ao Castelo de Cerveira.

Com encenação de Nuno Preto e cenografia inspirada no figurado da barrista Rosa Ramalho, a Companhia de Teatro Comédias do Minho regozija-se com o regresso deste tradicional e original espetáculo, "ocupando Cerveira com o que de mais importante existe num lugar: as pessoas".

De acordo com a sinopse, a peça idealizada para a edição 2022 convoca a comunidade de Cerveira - que toca, canta e escreve - para ser a protagonista desta festa, propondo-se "um espetáculo em percurso, a começar no Terreiro com uma conversa animada entre dois vizinhos, os quais acabam por convidar as pessoas a entrar pelo Castelo e a relacionarem-se com este ritual. Ao longo do caminho, pequenos momentos protagonizados pelas pessoas da vila, num tom ritualístico, num caminho que não se quer parado, até ao terreiro do Judas Queimado, dos Judinhas festejados e do testamento falado - com ritmo. Bastante".

A 'Queima de Judas', universo criado pelas Comédias do Minho, dá uma nova vida a uma das tradições mais profundas de sátira e crítica popular, de pendor judaico-cristão. A iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, junta ao elenco da companhia de teatro, elementos do Grupo de Teatro de Amadores - "Outra Cena" e a comunidade de Vila Nova de Cerveira, para recuperar a condenação de Judas, o traidor, e festejar a ressurreição de Jesus Cristo.

Antes do momento simbólico da morte de Judas, é lido o seu testamento, no qual é deixado à Vila um conjunto de conselhos, determinações e críticas, que, de uma forma jocosa, nos ajudam a refletir sobre alguns dos problemas do nosso tempo.

Município de Vila Nova de Cerveira



Programação familiar da quadra pascal prossegue entre esta sexta-feira e domingo

MERCADO DA PÁSCOA DE CERVEIRA CONJUGA DOÇARIA E DIVERSÃO

Além da vertente gastronómica alusiva à festividade, o evento apresenta-se como um momento singular de partilha de experiências entre pais e filhos, avós e netos, onde a tradição convive com a arte e a beleza natural tão caraterística do concelho.

Vila Nova de Cerveira acolhe, pela primeira vez, um Mercado da Páscoa, com a mostra e venda de doçaria típica complementada com um conjunto de atividades bem divertidas para miúdos e graúdos. Aproveitando o fim-de-semana prolongado da Sexta-Feira Santa, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresenta, nos dias 15, 16 e 17 de abril, um evento que privilegia o conceito familiar num espaço natural de excelência - o Parque de Lazer do Castelinho - ideal para vivenciar uma quantas aventuras alusivas à quadra pascal.

De acesso livre, o Mercado da Páscoa conta com 10 expositores de produtos gastronómicos tão indispensáveis nas nossas mesas alto-minhotas durante a celebração desta festividade, como seja o pão de ló húmido, os ovos de chocolate recheados, a doçaria tradicional, as amêndoas caramelizadas, o queijo da serra ou algumas novidades como o pão de ló burguês.

Mas quem visitar este mercado de rua pode juntar o útil ao agradável, participando em momentos de partilha muito singulares e de aprendizagem de alguns truques de confeção e de decoração, graças à dinamização de workshops e oficinas, seja de cariz gastronómico com a decoração de bolachas, com a forma de coelhinhos e cenouras de Páscoa e a pintura de ovos dinamizada pela artista Monica Faverio, ou de cariz mais artístico dos "Ovos Mexidos" proposto pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira e a execução de cestinhas de Páscoa pela artista Monica Faverio.

A par deste mercado temático, há mais uma diversidade de propostas divertidas, com especial enfoque no público infantojuvenil, nomeadamente espetáculos de dança e de magia, uma aula aberta de dança, uma Hora do Conto ao ar livre, pinturas faciais, insufláveis e a tão surpreendente Caça aos Ovos que acontece ao longo dos três dias.

O Mercado da Páscoa de Vila Nova de Cerveira decorre entre esta sexta-feira e domingo, no Parque de Lazer do Castelinho, entre as 10h00 e as 19h00, com exceção de domingo, cuja abertura acontece uma hora mais tarde (11h00).

De sublinhar ainda que, até 18 de abril, em pleno centro histórico, pode ser visitada a Exposição de Ovos Gigantes, com 24 trabalhos muito originais realizados por associações, IPSS's e juntas de freguesia do concelho, e que se encontram em votação online na página do Facebook do Município de Vila Nova de Cerveira para encontrar o mais criativo e vencedor do prémio de 500 euros.

Com esta vasta programação, Vila Nova de Cerveira pretende afirmar-se como um roteiro familiar imperdível durante a celebração da Páscoa.

Programa detalhado do 'Mercado da Páscoa'

" Dia 15 de abril - Sexta-feira
10h00 - Abertura
11h00 - Workshop de decoração de bolachas (coelhinhos e cenouras de Páscoa)
12h00 - Oficina de pintura de ovos (dinamizada pela artista Monica Faverio)
14h00 - Workshop de cestinhas de Páscoa (dinamizado pela artista Monica Faverio)
15h00 - Caça aos ovos
16h00 - Workshop "Ovos Mexidos" (dinamizado pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira)
17h00 - Aula aberta de dança (dinamizada pela Adeixa - Associação de Dança do Eixo Atlântico)
19h00 - Encerramento

" Dia 16 de abril - Sábado
10h00 - Abertura
11h00 - Hora do conto - "O Grufalão" (dinamizado pela Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira)
12h00 - Oficina de pintura de ovos (dinamizada pela artista Monica Faverio)
14h00 - Workshop de cestinhas de Páscoa (dinamizado pela artista Monica Faverio)
15h00 - Caça aos ovos
16h00 - Espetáculo de Magia
17h00 - Espetáculo de dança (dinamizado pela Adeixa - Associação de Dança do Eixo Atlântico)
19h00 - Encerramento

" Dia 17 de abril - Domingo
11h00 - Abertura
12h00 - Oficina de pintura de ovos (dinamizada pela artista Monica Faverio)
15h00 - Workshop de cestinhas de Páscoa (dinamizado pela artista Monica Faverio)
16h00 - Caça aos ovos
19h00 - Encerramento

Município de Vila Nova de Cerveira




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais