A Academia de Música Fernandes Fão foi contemplada com um subsídio camarário de 3.500€ destinado a custear a realização de concertos, workshops, masterclasses, alugueres de pianos, estadias e convívios integrados no evento Piano Fórum que decorreu até ao passado dia 12 no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.
Na sessão camarária do passado dia 6 em que este apoio foi aprovado por unanimidade, a vereadora do PPD/PSD Liliana Silva interpelou o presidente da Câmara sobre a eventual existência de algum programa de desratização para Vila Praia de Âncora, uma vez que havia denúncias do aparecimento destes roedores na zona central da vila, nomeadamente em quintais, adiantando que a sua proveniência poderia residir nos esgotos/rede de saneamento.
Esta vereadora abordou ainda a existência de humidades numa casa da vila, a qual já foi visitada pelos fiscais camarários, confirmou, e chamou a atenção para o barulho nocturno que jovens fazem na Travessa do Mercado, num espaço onde existem obras na via pública.
Segundo revelou o vereador Rui Lages, já tinha sido levantado um auto para que fosse retirado um portão por detrás do qual os jovens se concentram, após três moradores se terem reunido com ele denunciando a situação, além de ter feito várias diligências para que a GNR passe pelo local amiudamente, o que nem sempre acontece por ser uma rua pedonal. Segundo apuramos ainda, há tempos houve disparos nesse espaço.
Quanto às humidades numa habitação, confirmou a realização de um auto de vistoria.
Acerca dos ratos, Miguel Alves disse desconhecer tal praga, mas prometeu contactar a AdAM a fim de averiguar se a sua proveniência residia efectivamente nos esgotos.
Da ordem de trabalhos da reunião, constou ainda uma alteração temporária de trânsito e estacionamento na vila, para reparação da iluminação pública.