|
Comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril marcadas por momentos culturais e artistas do concelho
Diversos momentos culturais, protagonizados sobretudo por artistas e instituições do concelho, vão marcar em Caminha as comemorações do 48º aniversário do 25 de Abril.
Segunda-feira, dia 25 de abril de 2022 será um dia multifacetado, onde terão lugar os espaços protocolares, com a participação das várias forças políticas, mas também as artes, através de vozes, música, dança e performances.
O programa termina com cinema e o protagonista é Salgueiro Maia, o Homem que a Revolução dos Cravos eternizou, apesar de uma vida mesmo muito curta.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Autarquia liderada por Miguel Alves apresenta saldo de gerência positivo de 607 mil euros em 2021
CÂMARA DE CAMINHA COM CONTAS POSITIVAS PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO
A Câmara Municipal de Caminha vai debater na próxima quarta-feira, dia 20 de abril, o Relatório e Contas referente ao ano de 2021. No documento elaborado pelo Município e confirmado pelo Revisor Oficial de Contas, a Câmara Municipal de Caminha apresenta uma despesa líquida total de 22.1 milhões de euros, o que corresponde a uma execução orçamental de 84,16%. Na mesma linha mas um pouco melhor, a execução da receita líquida chega aos 22.8 milhões de euros numa execução orçamental superior a 86%. De acordo com os números apresentados pelos serviços municipais, as Contas de 2021 apresentam um saldo de Gerência positivo superior a 600 mil euros, sendo este o terceiro exercício consecutivo que a Câmara de Caminha apresenta um resultado líquido positivo, algo que já não acontecia desde o ano 2009.
Nota de destaque no documento de prestação de contas que vai ser discutido pelo Executivo caminhense, são os valores elevados de investimento num ano ainda muito marcado pela pandemia. De facto, a despesa de capital atingiu os 7.7 milhões de euros em 2021, verificando um aumento em termos absolutos de 3.1 milhões face ao ano anterior, o que corresponde a um crescimento de 68,6% do investimento municipal no concelho de Caminha. As obras que mais relevam neste quadro de crescimento são a Escola Secundária de Caminha (2.3 milhões de euros), a Escola Básica de Vila Praia de Âncora e Academia de Música Fernandes Fão (900 mil euros), o Mercado Municipal de Caminha (421 mil euros) e a rua de S. João no Centro Histórico de Caminha (420 mil euros).
Da Reunião de Câmara agendada para 20 de abril está marcada para as 15h00 e terá lugar na Biblioteca Municipal de Caminha.
Gabinete de Informação ao Munícipe
A Praia de Moledo é uma das marcas vencedoras do Prémio Cinco Estrelas Regiões de 2022 e faz parte do "Roteiro Cinco Estrelas"
Os Prémios Cinco Estrelas distinguem e valorizam o que de melhor existe nas diversas regiões portuguesas, de Norte a Sul e ilhas, em diferentes áreas, desde o património histórico e cultural, recursos naturais, gastronomia, produtos tradicionais portugueses, entre outros.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Transporte náutico no rio Minho, destinado a peregrinos dos Caminhos de Santiago de Compostela
O novo serviço de transporte náutico no rio Minho, destinado a peregrinos dos Caminhos de Santiago de Compostela, ligando Caminha e A Guarda, e vice-versa, através de duas embarcações, uma delas elétrica, foi apresentado sábado. Na ocasião, entre outros, estiveram presentes o Vice-Presidente da Câmara de Caminha, Rui Lages, o Presidente da Câmara de A Guarda, António Lomba, e o Primeiro Vice-Presidente e Conselheiro da Presidência, Justiça e Turismo, Alfonso Rueda Valenzuela.
Gabinete de Informação ao Munícipe
As EIP obrigam à mobilização de cerca de 170 mil euros/ano por parte da Câmara Municipal
FORMALIZADOS PROTOCOLOS COM BOMBEIROS
PARA AS DUAS NOVAS EQUIPAS DE INTERVENÇÃO PERMANENTE
Os protocolos que formalizam a criação de duas novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) no concelho de Caminha foram ontem assinados pelo Presidente da Câmara, Miguel Alves, e pelos Presidentes das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Caminha e de Vila Praia de Âncora, respetivamente José Casimiro Lages e Laurinda Araújo. A duplicação do número de equipas coloca Caminha como o concelho do Alto Minho com mais estruturas deste tipo.
Em nome da proteção e da segurança de populações e território, o concelho avançou com a candidatura, que obriga o Município a realizar um investimento anual de mais 85 mil euros. Como oportunamente referimos, no conjunto de todo o país, houve 160 candidaturas para criação destas equipas, tendo sido aprovadas 100 e rejeitadas 60.
Caminha duplica assim o número de Equipas de Intervenção Permanente (EIP), passando de duas para quatro. O Município de Caminha contava com duas equipas de profissionais que se repartiam pelas duas associações humanitárias do concelho. As EIP são constituídas por um chefe de equipa e por quatro bombeiros e cumprem com uma linha de orientação de profissionalização dos operacionais que, no âmbito do sistema de proteção civil, desempenham as missões cometidas aos corpos de bombeiros, a partir de uma parceria entre as Associações Humanitárias, os Municípios e a Autoridade de Emergência e Proteção Civil.
A criação das Equipas de Intervenção Permanente depende da manifestação de interesse das Associações Humanitárias e da concordância da Câmara Municipal que se obriga a assegurar parte do financiamento das mesmas. Para que estas novas equipas possam nascer, o Município fará um investimento anual de 85 mil euros. As quatro equipas de profissionais aquarteladas nos bombeiros de Vila Praia de Âncora e Caminha, exigem a mobilização de cerca de 170 mil euros/ano por parte da Câmara Municipal.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|