A Junta de Freguesia de Âncora candidatou-se à 4ª Edição da Ecofreguesias em colaboração com os empresários locais ligados ao sector do Turismo e Silvicultura, sendo a primeira no Concelho de Caminha a fazê-lo, e a 4ª no Distrito de Viana do Castelo.
Esta motivação parte de um desejo de: cumprir em conjunto com a Câmara de Caminha a directiva DIRETIVA (UE) 2018/851 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 30 de maio de 2018 (colaboração ainda não iniciada pois as comunicações com a CMC neste sentido tem sido ignoradas ou talvez não foram suficientemente convincentes), que estipula metas objetivas até 2023; e valorizar o território e os recursos naturais e "recursos residuais" - como se diz em inglês "one man's trash is another man's treasure" - portanto a valorização e gestão dos resíduos biológicos deve ser um projeto a abraçar.
Enquanto cidadão e Presidente da Junta de Freguesia de Âncora sinto-me frustrado quando vejo os nossos Fregueses e jardineiros, que tem espaço no seu terreno, a levarem restos de verdes para os contentores, ou a depositarem-nos nas beiras das vias ou em outros terrenos privados ou públicos. Não os posso culpar - sinto é uma grande obrigação de promover a educação para atitudes mais sustentáveis. Estou certo que esta candidatura será uma ferramenta essencial para promover essa mesma educação.