|
Iniciativas decorrem entre o centro histórico e o Parque de Lazer do Castelinho
CERVEIRA CELEBRA QUADRA PASCAL
COM PROGRAMAÇÃO FAMILIAR DE EXCELÊNCIA
'Exposição de Ovos Gigantes', a 9 de abril, dá o mote para a dinamização de várias iniciativas divertidas relacionadas
com a época festiva e dirigidas a um público familiar, das quais constam o 'Mercado da Páscoa' e a 'Queima de Judas'.
Entre 9 e 17 de abril, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai surpreender residentes e visitantes com três eventos únicos, mas complementares, integrados na celebração da festividade da Páscoa e que prometem fazer as delícias de miúdos e graúdos pela originalidade e animação. Pela primeira vez, o centro histórico vai estar decorado com cerca de 30 ovos gigantes e o Parque de Lazer do Castelinho vai ser palco de um doce e animado 'Mercado da Páscoa', além da realização da arrojada 'Queima de Judas'.
O arranque desta programação pascal especial para as famílias acontece já no próximo sábado, 9 de abril, com as várias ruas do centro histórico de Vila Nova de Cerveira decoradas com motivos pascais únicos e muito criativos. São cerca de 30 'Ovos de Páscoa' expostos em formato 3D gigante (1,5m a 2m de altura), executados por outras tantas associações, IPSS's e juntas de freguesia, e que integram um concurso inédito lançado pela Câmara Municipal. As fotografias dos trabalhos serão disponibilizadas na página do Facebook do Município de Vila Nova de Cerveira para que a votação seja feita pelo público (de acordo com as regras divulgadas na publicação), entre as 09h00 do dia 9 de abril e as 23h59 do dia 18 de abril. O vencedor será conhecido a 20 de abril e premiado com 500 euros. De salientar que, em caso de empate, o prémio será dividido em partes iguais pelos vencedores.
Já no fim-de-semana prolongado da Páscoa, entre 15 e 17 de abril, o Parque de Lazer do Castelinho acolhe o 'Mercado da Páscoa', que reunirá expositores de produtos gastronómicos alusivos à quadra festiva. Complementarmente, e desfrutando da beleza natural daquele espaço, a autarquia cerveirense preparou um conjunto de atividades com grande enfoque no público infantojuvenil, proporcionando a partilha de experiências que vão afirmar Vila Nova de Cerveira como um roteiro imperdível na celebração da Páscoa. De entrada livre, os três dias de Mercado da Páscoa vão ter a tradicional e animada Caça aos Ovos, oficinas de pintura de ovos, workshop de cestinhas de Páscoa, de decoração de bolachas e de ovos mexidos, além de espetáculos de dança e de magia, uma Hora do Conto ao ar livre, pinturas faciais, insufláveis e a venda de doçaria típica. As atividades decorrem entre as 10h00 e as 19h00, de sexta-feira a domingo de Páscoa.
No Sábado de Aleluia, dia 16 de abril, às 23h30, o centro histórico vai ser palco de uma edição arrojada da 'Queima de Judas', uma das tradições mais profundas de sátira e crítica popular e de pendor judaico cristão, em formato de espetáculo de teatro comunitário produzido pela Companhia de Teatro Comédias do Minho. Judas é condenado à fogueira, expurgando-se através do fogo os maus acontecimentos do ano passado. Antes do momento simbólico da morte de Judas, é lido o seu testamento, no qual é deixado à Vila um conjunto de conselhos, determinações e críticas, que, de uma forma jocosa, nos ajudam a refletir sobre alguns dos problemas e acontecimentos sociais e políticos do nosso tempo.
No âmbito religioso, o destaque vai para a secular Procissão do Senhor dos Passos que, na quinta-feira santa, pelas 21h00, percorre as ruas do centro histórico da vila, numa Via-Sacra aos sete nichos da Paixão de Cristo, onde se fazem ouvir os cânticos da Verónica, dinamizada pela Santa Casa da Misericórdia, além das cerimónias religiosas nas várias paróquias do concelho.
Programa detalhado do 'Mercado da Páscoa'
Dia 15 de abril - Sexta-feira
10h - Abertura
11h - Workshop de decoração de bolachas (coelhinhos e cenouras de Páscoa)
12h - Oficina de pintura de ovos (dinamizada pela artista Monica Faverio)
14h - Workshop de cestinhas de Páscoa (dinamizado pela artista Monica Faverio)
15h - Caça aos ovos
16h - Workshop "Ovos Mexidos" (dinamizado pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira)
17h - Aula aberta de dança (dinamizada pela Adeixa - Associação de Dança do Eixo Atlântico)
19h - Encerramento
Dia 16 de abril - Sábado
10h - Abertura
11h - Hora do conto - "O Grufalão" (dinamizado pela Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira)
12h - Oficina de pintura de ovos (dinamizada pela artista Monica Faverio)
14h - Workshop de cestinhas de Páscoa (dinamizado pela artista Monica Faverio)
15h - Caça aos ovos
16h - Espetáculo de Magia
17h - Espetáculo de dança (dinamizado pela Adeixa - Associação de Dança do Eixo Atlântico)
19h - Encerramento
Dia 17 de abril - Domingo
11h - Abertura
12h - Oficina de pintura de ovos (dinamizada pela artista Monica Faverio)
15h - Workshop de cestinhas de Páscoa (dinamizado pela artista Monica Faverio)
16h - Caça aos ovos
19h - Encerramento
06 de abril de 2022
Município de Vila Nova de Cerveira
Programação diversificada decorre entre 7 e 9 de abril
AUTARQUIA COMEMORA DIA MUNDIAL DA SAÚDE
COM AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO AO LONGO DE TRÊS DIAS
Dirigida à comunidade, esta iniciativa prevê um conjunto de atividades dinâmicas, teóricas e práticas,
em resultado de um grande envolvimento com as entidades parceiras em prol da promoção da Saúde para Todos.
Procurando sensibilizar a população para a importância da prática regular de atividade física e de uma alimentação saudável, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, em estreita colaboração com várias entidades do concelho, vai dinamizar, entre 7 e 9 de abril, um conjunto de ações com vista à promoção da saúde, nomeadamente, palestras, workshops, reuniões de trabalho, além de aulas de dança e de ginástica. A iniciativa enquadra-se na comemoração do Dia Mundial da Saúde (7 de abril).
A programação arranca na quinta-feira, 7 de abril, com uma palestra dedicada à temática da "Hipertensão e a Alimentação", com a presença de um orador da Universidade do Porto, dirigida aos idosos institucionalizados, Técnicos das IPSS e comunidade em geral (10h00, na Biblioteca Municipal), estando ainda agendado, para o período da tarde, um workshop da EPRAMI a abordar a "Seleção de Géneros Alimentares e a Prevenção do Desperdício", para beneficiários do Programa Operacional de Apoio a Pessoas Mais Carenciadas (14h00, no Mercado Municipal).
Para o segundo dia, 8 de abril, está prevista uma sessão de trabalho com Técnicos de Saúde dos Municípios do distrito de Viana do Castelo, com o propósito de explanar "O Papel dos Municípios na Promoção da Saúde da Comunidade" (10h00, na Biblioteca Municipal).
Já o sábado, 9 de abril, inicia e termina com exercício físico, com a dinamização de uma Aula de Dança (09h00) e uma Aula de Ginástica (16h00) para a comunidade em geral, em pleno centro histórico. Aproveitando a dinâmica da Feira Semanal, a ETAP vai promover um workshop sobre "Alimentação Saudável - Saladas Quentes" (10h00, Mercado Municipal); havendo ainda lugar para a palestra "O Voluntariado na Promoção da Saúde Mental", (16h00, Fórum Cultural de Cerveira), dirigido aos voluntários e à comunidade.
A organização desta iniciativa só é possível graças ao envolvimento de várias entidades, nomeadamente, Universidade do Porto, ETAP, EPRAMI, Citius Fit, Manos Sá, Banco Local do Voluntariado e IPSS do concelho.
O Dia Mundial da Saúde, instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) no dia 7 de abril de 1948, passou a ser comemorado em 1950, e visa a consciencialização para a importância da saúde, alertando a sociedade para temas da área que afetam a humanidade, assim como a promoção e a adoção de estilos de vida saudáveis.
Município de Vila Nova de Cerveira
Participação na 3ª conferência europeia "ResiliEurope"
JUVENTUDE E RESILIÊNCIA FORAM OS CONCEITOS
MAIS DEBATIDOS PELOS PAÍSES PRESENTES
Na qualidade de parceiro do projeto europeu, Vila Nova de Cerveira será o anfitrião do 5º encontro, agendado para setembro do corrente ano.
O Município de Vila Nova de Cerveira participou, entre 31 de março e 2 de abril, na 3º Conferência "ResiliEurope - European Citizens, Islands, Territories and Resilience", na cidade de Shkoder, Albânia, fazendo-se representar pelo Secretário da Vereação, Bruno Quintas. O ciclo de seis conferências passará, em setembro, por Vila Nova de Cerveira para conhecer a realidade socioeconómica do concelho alto-minhoto.
Os países presentes nesta conferência europeia foram recebidos pelo Presidente da Câmara de Shkoder, Bardh Spahia, passando, posteriormente, a dois dias de debate em torno de quatro temas bastante atuais, nomeadamente a "União Europeia em Tempos de Crise, Solidariedade e o Processo de Alargamento da União Europeia", "O Corpo Europeu de Solidariedade e a Reciprocidade", "Juventude e Resiliência" e "A Próxima Geração EU".
Na sua intervenção na Round Table "Youth and Resilience - The NextGenerationUE", o Secretário da Vereação do Município de Vila Nova de Cerveira, Bruno Quintas, destacou que "onde há vida, onde há jovens, há atividade económica. E as grandes empresas querem estar onde há atividade económica. Portugal e Vila Nova de Cerveira em concreto, vem perdendo de forma consecutiva jovens qualificados que emigram para outros países, maioritariamente europeus em busca de melhores oportunidades. É demasiado difícil para os jovens de hoje começarem uma carreira profissional e progredirem". Ao finalizar, Bruno Quintas desafiou os presentes para a importância de se "passar do tema dos jovens e resiliência para o tema dos jovens e eficiência". E rematou: "O tempo de agir é agora".
Financiado pelo programa "Europe for Citizens", o "ResiliEurope - European Citizens, Islands, Territories and Resilience" tem como objetivo promover o diálogo intercultural e a participação dos cidadãos europeus na vida da União Europeia, combinando o conceito de solidariedade com o de resiliência. Pretendem-se construir pontes de cooperação nas soluções entre territórios europeus de pequena dimensão que lutam com os mesmos desafios.
Município de Vila Nova de Cerveira
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|