JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Todos os candidatos em situação semelhante foram abrangidos

CÂMARA AUMENTA PARA 17 O NÚMERO TOTAL DE BENEFICIÁRIOS DE INCENTIVOS PARA O ENSINO SUPERIOR NO ANO LETIVO 2021/2022

A Câmara Municipal de Caminha vai voltar a aumentar neste ano letivo o número de beneficiários de incentivos a estudantes do Ensino Superior. Serão 17 ao todo, entre os que continuam a ser apoiados e os novos apoios (sete). A decisão foi tomada ontem, em reunião do Executivo.

A medida teve em conta a realidade ainda excecional em consequência da pandemia e os seus reflexos nas famílias. A análise das candidaturas revelou que, em vários casos, os candidatos apresentavam rendimentos per capita relativamente semelhantes e enquadrados em situação de vulnerabilidade socioeconómica. A opção foi conceder o apoio a todos os candidatos que cumprem as condições gerais de admissão.

Recorde-se que no ano passado, a Câmara de Caminha decidiu duplicar número de estudantes apoiados no ano letivo 2020/21 no Ensino Superior. No total, foram apoiados 17 estudantes, dos quais uma dezena foram novos apoios (os restantes sete transitaram de anos anteriores).

Anualmente, a Câmara abre candidaturas para atribuição de incentivos a estudantes do ensino superior, apoiando, para além dos beneficiários de anos anteriores, mais cinco estudantes do concelho. Contudo, no passado ano letivo, o Presidente da Câmara decidiu alargar esses apoios, propondo ao Executivo o dobro, ou seja passando para 10 o número de novos beneficiários, o que foi aceite.

A decisão prendeu-se com vários factores, desde logo a realidade excecional vivenciada, fruto das medidas restritivas com vista à prevenção do contágio por COVID-19, com forte impacto económico nas famílias.

Tal como este ano, a decisão teve em conta ainda o fato dos candidatos admitidos a concurso apresentarem rendimentos per capita relativamente próximos e enquadrados em situação de vulnerabilidade socioeconómica, além de que os dados recolhidos em sede de entrevista revelaram o visível esforço financeiro que as famílias estavam a fazer para que os candidatos concluíssem o seu curso superior.

Da ordem de trabalhos da reunião constaram também outros assuntos, todos aprovados, entre eles: Protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Caminha e o Turismo de Portugal, I.P. para o programa Formação + Próxima; atribuição de subsídios à Sociedade de Instrução e Recreio Ancorense para apoio na participação no Campeonato da 3ª Divisão Nacional de Pesca Desportiva e para a concretização do plano de atividades para 2022 e à realização de obras urgentes na sede; Atribuição de subsídio à Academia de Musica Fernandes Fão para apoio ao projeto "Piano Fórum 2022"; Normas de participação no concurso "Janelas, Varandas e Montras Floridas" 2022; Terceira alteração ao Plano Diretor Municipal de Caminha - Início do Procedimento e Abertura de procedimento concursal para reserva de recrutamento - SAAS e RSI.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Quatro percursos, numa organização conjunta dos municípios de Caminha e A Guarda

"ANDAINAS" ESTÃO DE VOLTA E COMEÇAM DIA 30 NA SERRA D'ARGA

As "Andainas"/Caminhadas estão de volta já este mês, depois da interrupção ditada pela pandemia. São quatro as propostas da edição 2022, duas no Alto Minho e duas na Galiza e o início destes percursos é em Caminha, pela Serra d'Arga, no próximo dia 30 deste mês. A apresentação do evento decorreu ontem, em A Guarda, sendo esta uma iniciativa conjunta dos municípios de A Guarda e Caminha. As inscrições começam a 11 deste mês de abril.

Os autarcas das duas margens do Rio Minho congratularam-se por ser finalmente possível retomar a normalidade, depois de dois anos "muito anti-sociais", como referiu António Lomba, Presidente da Câmara de A Guarda. O autarca galego realçou a importância de se salvaguardar a saúde física, mas de se promover também a saúde mental que estas caminhadas propiciam. António Lomba destacou igualmente o simbolismo das caminhadas, enquanto momentos de consolidação da união entre os dois povos ribeirinhos.

Na mesma linha, o Presidente da Câmara de Caminha mostrou-se satisfeito por ser possível retomar o evento, destacando a importância do primeiro percurso decorrer na Serra d'Arga. "Voltar desta forma à Serra d'Arga é um momento de festa" frisou Miguel Alves, agradecendo o empenho do Município de A Guarda na batalha contra a possibilidade de prospeção de lítio naquela área.

Recorde-se que após a oposição generalizada e a tomada de várias medidas e posições por parte da Câmara de Caminha contra a perspetiva de prospeção de lítio, a boa notícia acabou por chegar no início de fevereiro último, com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) a informar que a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) concluiu que na área da Serra d'Arga "as restrições ambientais inibem a prospeção e consequente exploração" de lítio, ficando assim fora do objeto do futuro concurso.

O Presidente da Câmara Municipal de Caminha afirmou na altura a vitória coletiva: "esta é uma notícia ansiada mas também esperada, tendo em conta o trabalho que foi feito pelos diversos municípios da Serra d'Arga e o método e racionalidade que imprimimos às nossas posições. Esta é uma vitória de todo o Alto Minho e de todo o concelho de Caminha e quero agradecer a todos por terem acreditado na liderança e na força das autarquias. Este é também um triunfo da união das pessoas com os movimentos cívicos, contra a politiquice que sempre aparece e que chegou a colocar em risco uma decisão favorável para a região, esta é uma vitória do estudo da Serra d'Arga, do trabalho científico feito ao longo dos anos e que consolidou a nossa argumentação neste momento tão importante. Mas tenho que dizer que esta decisão acontece também pela capacidade e credibilidade dos autarcas do Alto Minho que nunca viraram a cara à luta, trabalhando muitas vezes no silêncio dos gabinetes e longe do frenesim das redes sociais. Quando há unidade, há resultados. Parabéns ao povo do Alto Minho".

As "Andainas"/Caminhadas de Primavera 2022 incluem quatro percursos no total, a realizar entre 30 de abril e 9 de julho, que passam pela Serra d'Arga (Caminha), PR-G 93 Ruta da Ribeira do Ulla (Touro), Trilho da paisagem protegida Corno do Bico (Paredes de Coura) e Sendeiro Natural Aciveiro (Forcarei).

Os interessados em participar nestas "andainas" podem informar-se na Oficina de Turismo de A Guarda (986614546) ou no endereço eletrónico turismo@aguarda.es

Em Caminha, as inscrições podem ser realizadas através dos telefones 258721708 ou 914476461 ou no endereço eletrónico ambiente@cm-caminha.pt

As inscrições abrem no próximo dia 11 de abril.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe

Gabinete de Informação ao Munícipe



Gabinete de Informação ao Munícipe




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais