JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Protocolo de cooperação com o GAF reforça projeto de proximidade e apoio da Equipa de Rua "IR+"

O Presidente da Câmara assinou hoje um protocolo de cooperação e apoio financeiro entre o Município de Viana do Castelo e o GAF - Gabinete de Atendimento à Família para reforçar o projeto de proximidade e de apoio aos consumidores de substâncias psicoativas na área da Redução de Riscos e Minimização de Danos executado pela Equipa de Rua "IR+".

Desde 2002 que o Gabinete de Atendimento à Família (GAF) tem atuado como entidade promotora e executora dos projetos financiados pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD). Uma das valências da entidade refere-se ao projeto de apoio aos consumidores de substâncias psicoativas executado pela Equipa de Rua "IR+", com candidatura aceite pelo SICAD para o seu financiamento. "Esta intervenção tem-se consubstanciado como uma resposta fundamental de primeira linha na atuação e intervenção na área da coesão social e prestação de cuidados de saúde do território vianense e, nos últimos anos, este programa tem exigido a prestação de mais respostas, uma vez que, em consonância ao problema das adições e das dependências, acentuaram-se problemas do foro mental e social", refere o documento.

Neste sentido, o protocolo agora firmado visa dar resposta a uma necessária e específica intervenção para o concelho de Viana do Castelo junto de utentes "com consumos de heroína e sem critérios para integrar o programa estruturado de tratamento, maioritariamente do género masculino, sem projeto de vida do ponto de vista laboral e sem suporte e/ou retaguarda familiar, denominado - Programa de Substituição Opiácea de Baixo Limiar de Exigência (PSOBLE)".

A execução deste programa carece de especificidades muito próprias ao nível dos recursos humanos, materiais e financeiros. Assim, o Município de Viana do Castelo reconhece a importância do papel desempenhado pelo GAF no domínio da sua missão e pretende assumir o papel de investidor no programa, apoiando o reforço de recursos humanos técnicos e especializados do Programa de Substituição Opiácea de Baixo Limiar de Exigência, a iniciar em abril de 2022.

Esta plataforma de cooperação permitirá reforçar a equipa PSOBLE com um técnico superior da área social e um prestador de serviços de enfermagem, disponibilizando a autarquia um apoio financeiro no valor de 3.500 euros mensais por um período de 12 meses, podendo o protocolo ser renovado.

Municipio de Viana do Castelo



Duas centenas de participantes e diversas nacionalidades envolvidas nos Encontros Interculturais

Os Encontros Culturais, promovidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, contaram na passada semana com cerca de 200 participantes e reuniram diversas nacionalidades e entidades. A iniciativa visava promover a inclusão e a diversidade cultural e contou com um programa variado, dedicado à população migrante e população em geral.

Assim, foi promovida uma formação online dedicada à Lei Contra a Discriminação Racial, dinamizada pelo Alto Comissariado para as Migrações, que teve como público alvo os técnicos que trabalham com migrantes, tendo contado com 18 participantes de 11 entidades.

Um total de 71 alunos do 6º ano da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires participou na "Biblioteca Humana: a religião e a cultura com impacto nas questões de género", numa iniciativa dinamizada por um migrante da Palestina.

O "Chá Intercultural: Poesia no Mundo" foi dinamizado por professores voluntários das aulas de português para estrangeiros e reuniu, no Café Concerto do Teatro Municipal Sá de Miranda, 36 participantes de 11 nacionalidades diferentes.

Já a "Oficina de danças tradicionais", promovida com o Grupo Etnográfico de Areosa, foi dirigida à população migrante e contou com 22 participantes de 5 diferentes nacionalidades.

Estes encontros incluíram também uma sessão de informação sobre a Lei da Imigração, dinamizada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), para a população migrante, que integrou 17 participantes de 6 nacionalidades.

Já o Mercado Municipal de Viana do Castelo acolheu a "Oficina de Cozinhas do Mundo: Brunei", dinamizada por uma migrante do Brunei, que acolheu 28 participantes de 12 diferentes nacionalidades.

Municipio de Viana do Castelo



Loureiro do Vale do Lima e produtores de Viana do Castelo participam na feira "Essência do Vinho"

Os produtores de vinho verde de Viana do Castelo vão marcar presença na "Essência do Vinho", que acontece no Palácio da Bolsa, no Porto, até ao próximo domingo, 3 de abril. Nesta edição voltam a reunir-se os grandes nomes do vinho, dos protagonistas de referência aos novos atores. Neste contexto, será apresentada, hoje, pelas 16h00, no certame, a estratégia "Loureiro do Vale do Lima - um vinho, um território, um destino", enquanto produto patrimonial e identitário da região do Vale do Lima, abrangendo os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Este projeto que envolve quatro concelhos do Alto Minho prevê um investimento de 200 mil euros ao longo de dois anos, estimando-se um aumento de 5% de turistas na região. "Loureiro do Vale do Lima - um vinho, um território, um destino" é o mote para uma estratégia que tem como objetivo principal o incremento do enoturismo através do desenvolvimento de um conjunto alargado de ações de promoção e marketing do vinho verde centradas especificamente na Casta Loureiro, enquanto produto patrimonial e identitário da região do Vale do Lima, apostando numa marca territorial de grande valor.

A campanha vai dar uma maior consistência e identidade ao projeto, promovendo-o como um todo e reforçando os laços comerciais entre as diferentes atividades que concorrem para a promoção da qualidade da região. O objetivo passa por conseguir cruzar a Restauração, o Enoturismo e os produtores da casta Loureiro, com conteúdos de referência para todos os que visitam a região.

Na feira Essência do Vinho, a diversidade de projetos e de entendimentos do vinho ficará ainda bem acentuada através do intenso programa de ações paralelas, com provas comentadas, conversas e harmonizações. Esta 18ª edição assegurará novamente uma representação muito expressiva de jornalistas, líderes de opinião e ainda importadores e distribuidores, nacionais e internacionais, parte dos quais participará na eleição do "TOP 10 Vinhos Portugueses", prova com júri internacional.

No domingo, 3 de abril, a feira de vinhos contará com representação de três produtores locais: Casa da Reina, Solar de Louredo e Vinhos do Abade, bem como com a representação do Município de Viana do Castelo.

Municipio de Viana do Castelo



Geoparque de Viana do Castelo promove visitas no âmbito da Semana dos Parceiros

Nos dias 7 e 8 de abril, o Geoparque Viana do Castelo promove três atividades inseridas na Semana dos Parceiros - 2022 do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal.

Assim, no dia 7 de abril estão programadas visitas às Portas do Geoparque, sendo das 10h00 às 12h00 a visita à Porta do Neiva e das 14h30 às 16h30 a visita à Porta de Arga. A saída de campo para visita aos Monumentos Naturais será realizada no dia 8 de abril, das 9h00 às 13h00.

A Semana dos Parceiros decorre entre 4 e 10 de abril com atividades programadas pelas diferentes entidades parceiras ao longo de todo o território do continente, proporcionando experiências variadas e inéditas a todos os interessados, entre as quais visitas especiais aos diferentes locais de interesse geológico ou mineiro, visitas a monumentos e a outro património edificado através de um diferente olhar, visitas a antigas minas romanas inalteradas há cerca de 2000 anos, entre outras.

O Geoparque Viana do Castelo integra, desde 2019, a rede de parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal promovido pela Direção Geral de Energia e Geologia - DGEG, EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA para promoção e divulgação do seu vasto e importante património geológico e mineiro.

Aspirante à rede mundial de geoparques da UNESCO, o Geoparque preserva a herança geológica que comprova que um dia Portugal já fez parte do Hemisfério Sul e foi banhado por um oceano que já não existe.

A rede de portas do Geoparque Litoral Norte é constituída pela Porta de Neiva (Do Mel ao Caulino), situada na sede da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, pela Porta de Arga (Os Mineiros e os Minérios), localizada na sede do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, e ainda pela Porta do Atlântico, materializada no Observatório do Litoral Norte (Praia Norte).

Municipio de Viana do Castelo



Viana do Castelo participa na feira de turismo B-Travel em Barcelona

Entre os dias 1 e 3 de abril, a Câmara Municipal de Viana do Castelo volta a marcar presença numa das mais prestigiadas feiras de turismo internacionais, a B-Travel - El Saló de Turisme, que decorre na Fira de Barcelona.

No salão especializado em turismo de experiências irão participar entidades regionais de turismo, agências de viagens, operadores turísticos, hotelaria, operadores de cruzeiros, companhias de transportes e empresas de serviços turísticos, entre outros.

Após alguns anos de interregno, a autarquia vianense volta, assim, a apostar na promoção turística em Barcelona e regressa ao certame catalão integrando o espaço da Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Pavilhão 1 - Calle G, com o stand nº 736.

Com o objetivo de apresentar as potencialidades turísticas de Viana do Castelo, o Município irá promover reuniões com profissionais e terá em destaque a informação sobre a oferta turística de Viana do Castelo, nomeadamente turismo de natureza, turismo ativo e desportivo, turismo cultural e turismo monumental e religioso, especialmente com a promoção do Caminho Português da Costa recentemente certificado.

Recorde-se que, este ano, o Município de Viana do Castelo retomou a presença estratégica em Feiras de Turismo, estando previsto, para o presente ano, ainda a participação na Expovacaciones (Bilbao), na Expocidades - Mostra de Turismo das Cidades do Eixo Atlântico (Ferrol), na FIA - Feira Internacional de Artesanato (Lisboa) e no XANTAR - Salão Internacional de Turismo Gastronómico (Ourense).

Nestes certames, o Município de Viana do Castelo integra representações com a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, o Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular e o Consórcio Minho IN, mas também estará presente em alguns certames com stand próprio.

A pandemia fez aumentar a procura dos turistas pelo contacto com a natureza, a realização de atividades ao ar livre, destinos menos massificados e com cultura tradicional, dando preferência a locais de proximidade e em ambiente controlado, estando a segurança e a higiene no centro das decisões de escolha de destino de férias. Como Viana do Castelo reúne condições para dar resposta a este novo perfil de turista, estas participações revestem-se de enorme importância para a promoção e divulgação deste destino.

Municipio de Viana do Castelo



Mediadores municipais e interculturais promovem inclusão social e combatem discriminação

Foi ontem apresentado o projeto de Mediadores Municipais e Interculturais, que visa promover a inclusão social e combater a pobreza e a discriminação. A iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com financiamento do Fundo Social Europeu, é constituída por uma equipa de 5 mediadoras que está a atuar em dois níveis, junto da população migrante e da população de etnia cigana, em parceria com a Sociedade de Instrução e Recreio Darquense (SIRD) e a Cáritas Diocesana.

Na apresentação do projeto às entidades parceiras, o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, destacou a necessidade de "articulação" e "partilha" entre todas as entidades envolvidas neste projeto. "Este será sempre um trabalho contínuo, sem final definido, numa verdadeira convergência de esforços", declarou o edil.

"A integração e coesão social só existe quando há um acesso universal pleno", reforçou o autarca, considerando que as cinco mediadoras municipais serão "o cimento que irá unir e interligar todas as entidades envolvidas e os mais vulneráveis, incluindo todos os migrantes que acolhemos".

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, referiu que este projeto surgiu de "uma necessidade identificada" e explicou que as cinco mediadoras intervêm a nível da Educação, Intervenção familiar, Saúde, Emprego, Segurança e Solidariedade.

Tendo como públicos-alvo as minorias étnicas e a comunidade migrante do concelho vianense, as ações no terreno incluem conversas "A Família/Escola", Teatro com vida, apoio ao acesso aos serviços públicos, apoio à autonomia e integração social.

O projeto surgiu de uma candidatura POISE-03-4233-FSE-000101 aprovada no final de 2021 e tem como objetivos a criação de um Espaço (Inter)culturas e a promoção de sinergias para o desenvolvimento das atividades; divulgação e disseminação do projeto; dinamização de conversas "A Família/Escola" promovendo um maior envolvimento escolar por parte dos encarregados de educação; acompanhamento personalizado aos serviços públicos, de modo a facilitar a relação, o acesso e a comunicação na resolução de situações/problemas existentes; dinamização da atividade "Teatro com Vida", fomentando a participação comunitária e o desenvolvimento de competências sociais, relacionais e cívicas, com a finalidade preventiva de regulação de conflitos.

Os mediadores são intermediários para as situações sociais, interindividuais ou intergrupais, de multiculturalidade significativa, tendo em vista o reconhecimento do outro e da aproximação das partes, a comunicação e a compreensão mútua, a aprendizagem e o desenvolvimento da convivência, a regulação de conflitos e adequação institucional, entre os atores sociais ou institucionais etnoculturalmente diferenciados.

A equipa tem como missão facilitar a relação e a comunicação entre os diferentes protagonistas da comunidade (instituições, profissionais e cidadãos/ãs); aumentar a participação dos protagonistas para fortalecer e desenvolver a comunidade; adequar as instituições e os serviços às caraterísticas da comunidade e às suas necessidades; e promover a prevenção e a regulação da conflitualidade manifesta e latente da comunidade local.

Municipio de Viana do Castelo



Inaugurada renovação da Igreja de Subportela com a presença do Bispo D. João Lavrador

O executivo municipal e o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. João Lavrador, marcaram presença na inauguração da requalificação da Igreja de Subportela. Através do projeto "Valorizar o Património", a Câmara Municipal de Viana do Castelo investiu 35 mil euros em obras de conservação e restauro da infraestrutura e retábulos interiores da Igreja de Subportela, verba que se junta a outros 30 mil euros que a autarquia já tinha atribuído para valorizar altares, pinturas interiores e conservação estrutural do espaço religioso.

O apoio, transferido para a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Subportela, enquadra-se num investimento global de 180 mil euros na 1ª fase da reabilitação e Valorização do Património, que está a beneficiar oito igrejas e capelas do concelho.

O Município identificou como objetivos a promoção da identidade cultural, a conservação do património material e imaterial e a valorização cultural e turística de Viana do Castelo. Na tipologia do Património Cultural, a autarquia pretende apoiar projetos e iniciativas de inventariação, divulgação e animação do património; proteção, conservação, valorização e promoção do património histórico e cultural com elevado interesse cultural e turístico; musealização e dinamização de espaços interpretativos culturais, núcleos museológicos e museus; apoio a eventos associados à valorização do património, à cultura e a bens culturais; divulgação e integração na promoção institucional do Município de iniciativas e eventos culturais de ações e projetos no âmbito do património cultural.

Neste sentido, foram celebrados Protocolos de Desenvolvimento Cultural entre a Câmara Municipal e as instituições concelhias detentoras de bens ou património cultural que, no âmbito desta parceria, se comprometam a desenvolver hábitos culturais e fruição artística dos cidadãos; estimular os públicos de infância e juventude para as artes, património material e imaterial; qualificar a oferta dos ativos culturais do concelho de Viana do Castelo; apoiar a organização e realização de eventos culturais associados aos bens culturais objeto de intervenção no âmbito destas parcerias.

Municipio de Viana do Castelo



Executivo municipal visitou Carreço para avaliar empreitadas e preparar investimentos

O executivo municipal esteve este fim-de-semana na freguesia de Carreço, para uma visita que teve como objetivo avaliar empreitadas em curso e preparar investimentos.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, teve, assim, oportunidade de verificar a obra em curso de construção da passagem desnivelada em Carreço, num investimento de 1,389 milhões de euros. A empreitada pretende reforçar a segurança ferroviária da Linha do Minho e reforçar o fluxo rodoviário na freguesia em articulação com a estrada nacional.

De lembrar que, para o local, estava previsto um restabelecimento viário, tendo a autarquia optado por uma passagem desnivelada à Linha do Minho, ao KM 87,602, em Carreço. Trata-se de uma obra que pretende dar resposta às necessidades de mobilidade da freguesia de Carreço, nomeadamente aos utilizadores da Rua das Cachadas e interior da freguesia e a empreitada implica a criação de arruamentos, pavimentos e sinalização da passagem desnivelada para supressão da atual passagem de nível.

Nesta visita, o executivo esteve ainda reunido com a Junta de Freguesia de Carrelo para planeamento dos projetos para o presente mandato, com destaque para a ampliação das infraestruturas de água e saneamento.

Esta visita integra o conjunto de visitas que o executivo municipal tem vindo a fazer no sentido de conhecer as obras em curso e os novos projetos e investimentos para as freguesias do concelho, integrada na sua política de coesão territorial.

Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.

Municipio de Viana do Castelo




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais