JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Programação diversificada de 1 a 30 de abril

CERVEIRA FAZ DE ABRIL UMA 'FESTA DO LIVRO E DA LEITURA'

A 31ª edição do evento dinamizado pela Biblioteca Municipal contempla atividades específicas dirigidas aos públicos infantil, escolar e geral, nomeadamente Encontros com Escritores, Espetáculos de Teatro, Horas do Conto, uma Homenagem a José Saramago e uma Conversa com Mário Augusto e Álvaro Laborinho Lúcio.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira dinamiza, ao longo do mês de abril, um programa amplo e de excelência em torno das letras, aproximando a população aos escritores e às mais diversas e dinâmicas manifestações literárias. De 1 a 30 de abril, a Biblioteca Municipal da 'Vila das Artes' celebra mais uma edição da Festa do Livro e da Leitura, com ações gratuitas para todas as faixas etárias, priorizando o interesse e a participação das crianças e jovens através de propostas mais adequadas aos seus gostos.

Incentivar o gosto pelo livro e pela leitura é o objetivo transversal a todas as feiras do livro, mas a forma de o alcançar pode e deve ser anualmente reinventada para continuar a cativar diferentes públicos. Em Vila Nova de Cerveira prima-se pela realização de atividades que promovam o contacto, o envolvimento e a interação entre os presentes, conjugando aprendizagem com diversão, distribuindo as iniciativas previstas mediante o público - infantil, escolar ou geral.

Neste sentido, a 31ª Festa do Livro e da Leitura de Vila Nova de Cerveira arranca esta sexta-feira, 1 de abril, com os Encontros com a Escritora Adelaide Graça, que vai apresentar a sua mais recente obra "Vamos Lá!" aos alunos do 2º ciclo, nas bibliotecas escolares, e termina no dia 30 de abril com uma Conversa com os conhecido autores Mário Augusto e Álvaro Sobrinho Lúcio, abordando "A Perspetiva de Quem Conta". A iniciativa é dirigida ao público em geral e realiza-se no Auditório da Biblioteca Municipal, pelas 16h30.

Ao longo do mês de abril, está agendado um espetáculo para bebés (dia 2, público infantil e família); encontros com o ilustrador Sebastião Peixoto e a apresentação do livro "O Homem da Nuvem Escura" (dias 4 e 5, público escolar); Hora do Conto com "Isto não é uma selva" de Susanna Isern (dia 9, público infantil e família); Evocação de José Saramago no Centenário do seu Nascimento (dia 9, público geral); o Teatro "História de um Muro" (dia 12, público infantil e escolar); Hora do Conto com "Grufalão" de Julia Donaldson, com a caraterística de ser realizada ao ar livre e com desafio de construir um acordeão (dia 16, público infantil e famílias); o espetáculo para bebés "Afinal… O Gato!" (dias 22 e 23, público infantil e famílias); o espetáculo "À Margem, de uma certa maneira - O Canto do Exílio" (dia 23, público geral); os Encontros com a Escritora Clara Cunha (dias 26 e 27, público escolar); e, no último dia, 30 de abril, integrado no projeto da CIM Alto Minho, "Cultura para Todos", as "Histórias do Cinema que não se veem nos filmes" - Conversa com o Autor Mário Augusto (público infantil e famílias); uma atuação da Tuna da Unisénior (público geral) e a inauguração da exposição artística "Se a Memória não me falha…" do curso de pintura da Unisénior (público geral).

Para que não perca nenhuma atividade da Festa do Livro e da Leitura de Vila Nova de Cerveira 2022, consulte o programa específico disponível no site da autarquia e esteja atento às redes sociais do Município de Vila Nova de Cerveira. Votos de boas e animadas leituras!

Município de Vila Nova de Cerveira



LAÇO AZUL NA FACHADA DA CÂMARA MUNICIPAL ALERTA PARA A PREVENÇÃO DOS MAUS TRATOS NA INFÂNCIA

Escolas, comércio local e comunidade em geral são desafiados a ostentar um laço azul, expressando total solidariedade para com os esforços necessários que acautelem o abuso infantil e a negligência.

De forma a assinalar abril como o mês da prevenção dos maus-tratos na infância, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Cerveira, com a colaboração da Câmara Municipal, associa-se à ação de sensibilização de cariz nacional, através da colocação de um laço azul de grandes dimensões na fachada do edifício dos Paços do Concelho e da difusão de uma campanha informativa e de sensibilização nos meios digitais da autarquia e junto dos estabelecimentos de ensino, dos comerciantes do centro histórico.

O objetivo é alertar a comunidade que a existência de maus-tratos na infância tem de acabar, que é fundamental promover nas famílias o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física, e que prevenir este flagelo, que pode assumir diferentes formas (negligência, maus tratos físicos, maus tratos psicológicos, abuso sexual, entre outros) é uma obrigação de todos, informando como detetar possíveis casos e consciencializando para a necessidade de intervir em eventuais situações.

Assim, a CPCJ de Vila Nova de Cerveira criou o símbolo da campanha - laço azul - com 1,5m para ser colocado na fachada principal do edifício da Câmara Municipal, por ser o órgão legislativo municipal, lançado também o desafio ao comércio local do centro histórico para elaborar um laço azul e expor nas suas montras, expressando a sua solidariedade para com a importância da erradicação de todo e qualquer episódio de maus tratos na infância, e de encetar os esforços necessários para acautelar o abuso infantil e a negligência. A CPCJ de Vila Nova de Cerveira apela à denuncia de eventuais casos através dos contactos 925 490 426 ou cpcj.vilanovacerveira@cnpdpcj.pt.

A história por detrás do laço azul

O "Movimento Laço Azul" nasceu 1989, na Virgínia, Estados Unidos, e conta a história de Bonnie W. Finney que tomou a iniciativa de colocar uma fita azul na antena do seu carro, de modo a demonstrar a sua dor face aos acontecimentos trágicos de que tinham sido vítimas os seus netos. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade foi trágica, contando episódios de maus tratos à sua neta. O seu neto já tinha sido morto por maus tratos, de forma brutal.

E porque azul? Porque apesar de ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um alerta constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos. A história de Bonnie Finney demonstra-nos como o efeito da preocupação de um único cidadão pode ser eficaz no despertar das consciências da população, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.

Município de Vila Nova de Cerveira



Vila Nova de Cerveira é o Município coordenador do projeto europeu

EVOLUÇÃO DAS RELAÇÕES TRANSFRONTEIRIÇAS EM DESTAQUE NO II MEETING INTERNACIONAL DO BRIDGE, NA HUNGRIA

Tendo como objetivo a criação de uma rede de entidades transfronteiriças que abranja os 11 países europeus parceiros do projeto, Vila Nova de Cerveira apresentou a evolução das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha, bem como a cooperação institucional de proximidade entre os concelhos limitrofes do rio Minho.

Sob a coordenação do Município de Vila Nova de Cerveira, o II Meeting Internacional do projeto BRIDGE - Building Relationships Into a Democratic Goal for Europe decorreu, entre os dias 23 e 25 de março, na cidade de Borsod, na Hungria, com visita a Kosice, na Eslováquia. Enquadrado no Programa Europa para os Cidadãos, o encontro contou com a participação de 11 países europeus que refletiram e debateram a "Evolução das Relações Transfronteiriças / Euroceticismo: Como mudaram as relações entre países transfronteiriços nos últimos anos".

Centrado na partilha de boas práticas transfronteiriças, o consórcio de parceiros teve a oportunidade de enfatizar os valores comuns da União Europeia e o impulso de cooperação entre os países europeus, nomeadamente entre vizinhos, particularmente importantes na atualidade, perante uma Europa a enfrentar, uma vez mais, desafios de proporções históricas, com a pandemia Covid-19 e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia.

Na receção às delegações afetas ao BRIDGE, Gál Boglárka, Presidente da Assembleia do Governo Regional de Borsod-Abaúj-Zemplén, entidade parceira que organizou o evento, sublinhou a sua convicção "no campo da cooperação a nível europeu ou regional, apesar de haver a tendência de dar menor importância à força das relações locais e transfronteiriças que, muitas vezes, são elas as responsáveis pela construção de pontes entre as pessoas e os países".

Durante os três dias de encontro, os 11 parceiros - Portugal (Vila Nova de Cerveira), Espanha, Bulgária, Hungria, Eslováquia, Eslovénia, Servia, Itália, Chipre, Lituânia e Letónia -, analisaram o impacto das medidas impostas no âmbito da pandemia Covid-19, nomeadamente, as consequências à restrição da liberdade de circulação entre países. Através de entrevistas locais, os representantes das entidades presentes enfatizaram a importância do Espaço Schengen como um dos maiores feitos da União Europeia, representando uma Europa mais unida, permitindo um maior desenvolvimento pessoal e profissional e uma maior prosperidade económica e social das regiões. Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, "embora as medidas para controlo da pandemia impostas pela União Europeia tenham sido muitas vezes mal recebidas e mal explicadas, na verdade acabaram por se verificar as mais adequadas atendendo a que atravessávamos uma situação atípica e desconhecida. Não obstante, os impactos da Covid-19 foram muito negativos para todos, nomeadamente para Vila Nova de Cerveira, que sendo um concelho de fronteira, viu as suas relações transfronteiriças muito afetadas o que criou grandes problemas sociais e económicos". Embora considere que "devam ser tomadas em consideração as especificidades e realidades de cada país e ouvidos todos os parceiros", o autarca afirma ser fundamental que "as medidas sejam tomadas de forma igualitária em todos países membros, pois é mesmo esse o objetivo da União Europeia: criar coesão e dar respostas equitativas perante uma mesmo enquadramento. Só assim sairemos todos mais fortes".

A delegação representante de Vila Nova de Cerveira teve ainda oportunidade de apresentar a evolução das relações transfronteiriças entre Portugal e Espanha (Emília Lagido, Professora), bem como a relação institucional de proximidade entre as regiões transfronteiriças do Rio Minho (Andreia Barbosa, AECT Rio Minho). Os técnicos de Cerveira e de Tomiño elaboraram, ainda, uma resenha da evolução da cooperação transfronteiriça entre Cerveira e Tomiño, enquadrada na Galiza-Norte de Portugal, explicando as alterações nas relações entre ambos os concelhos da raia minhota com o passar dos anos, bem como expondo a dinâmica atual, com projetos e ações comuns.

O presente Meeting Internacional é o segundo de um conjunto de cinco que arrancou, em outubro passado, em Vila Nova de Cerveira, estando prevista a realização dos restantes até ao final do corrente ano de 2022, nas regiões transfronteiriças da Bulgária e Sérvia, Itália e Eslovénia e Lituânia e Letónia, além da Hungria e Eslováquia, e de Portugal e Espanha, já concretizados. A próxima reunião decorrerá, em maio, nas cidades transfronteiriças de Nova GORICA (Eslovénia) e Gorizia (Itália), onde se prevê testemunhar o projeto vencedor da Capital Europeia da Cultura 2025 - GO! Borderless, apresentado pelos municípios dos dois países.

O projeto BRIDGE, coordenado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, conta com financiamento do Programa Europa para os Cidadãos, que tem como propósito contribuir para o conhecimento da história e a diversidade da União Europeia, assim como promover a cidadania europeia, melhorando as condições de participação cívica e democrática.

Município de Vila Nova de Cerveira



Processo de votação pública online para o "Prémio Cidadania Europeia" decorre até 27 de abril

PROJETO MIGRA MIÑO-MINHO É FINALISTA DO PRÉMIO NATURA 2000 DA COMISSÃO EUROPEIA NA CATEGORIA DE COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, através de um consistente trabalho dinamizado pelo Aquamuseu do rio Minho, é um dos parceiros deste projeto que visa melhorar a proteção e a conservação do habitat fluvial da sub-bacia do troço internacional do rio Minho.

O projeto de cooperação transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal, Migra Miño-Minho, do qual o Município de Vila Nova de Cerveira é parceiro, é um dos finalistas da 6ª edição dos Prémios Natura 2000, atribuído pela Comissão Europeia, entre as 40 candidaturas apresentadas pelos países membros da União Europeia. Um júri de peritos anunciará os vencedores das cinco categorias, numa cerimónia agendada para o próximo mês de maio, em Bruxelas. Complementarmente, cabe ao público europeu escolher o vencedor do Prémio Cidadania Europeia entre todos os projetos finalistas.

Em Vila Nova de Cerveira, o projeto é promovido pelo Município através de um consistente trabalho dinamizado pelo Aquamuseu do rio Minho. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apela ao voto para que este projeto possa alcançar esta meritória distinção. Para Rui Teixeira, "a distinção seria um reconhecimento do trabalho conjunto realizado entre a Galiza e o Norte de Portugal em matéria de proteção da biodiversidade e conservação da natureza".

O Prémio Natura 2000 reconhece os esforços feitos pelos países europeus na proteção e restauração de ecossistemas naturais, através de ações de conservação e de sensibilização para habitats e espécies. O âmbito do projeto Migra Miño-Minho enquadra-se perfeitamente nestes critérios, tendo como principal desafio a proteção e a gestão sustentável do espaço natural de fronteira que forma a sub-bacia internacional do rio Minho, desde a barragem de Frieira (província de Ourense) até a sua desembocadura, incluindo os seus afluentes ou tributários de Portugal e da Galiza (superfície de 1934 km2), através de uma melhoria das condições do habitat fluvial e de medidas que contribuam para o estado de conservação das populações de peixes migradores existentes.

Entre as cinco categorias previamente estabelecidas - Conservação em Terra; Conservação Marinha; Benefícios Socioeconómicos; Comunicação; e Cooperação Transfronteiriça -, o projeto Migra Miño-Minho figura nesta última categoria, sendo o único projeto de cooperação transfronteiriça entre Espanha-Portugal a ser nomeado para a 6ª edição do Prémio Europeu Natura 2000.

Dado que o projeto vencedor em cada categoria será selecionado por um júri de peritos e anunciado, em maio, durante a cerimónia de entrega dos Prémios Europeus Natura 2000, em Bruxelas, cabe ao público europeu a responsabilidade de escolher o vencedor do Prémio Cidadania Europeia de entre todos os projetos finalistas, numa votação pública que pode ser realizada até 27 de abril no site da Comissão Europeia (https://ec.europa.eu/environment/natura-2000-award/current-edition/protecting-migratory-fish-spain-and-portugal_en#ecl-inpage-1823).

Município de Vila Nova de Cerveira



Dirigido a crianças entre os 7 e os 13 anos. Inscrições a decorrer!

'COMO SE ALIMENTAM OS ANIMAIS' É O TEMA DAS FÉRIAS DA PÁSCOA DO AQUAMUSEU

Técnicos deste equipamento público supramunicipal propõem uma série de atividades lúdico-pedagógicas para preencher a semana de férias letivas que antecede a quadra pascal.

As férias escolares da Páscoa estão à porta e com elas chegam as sugestões lúdico-pedagógicas do Aquamuseu do rio Minho. De 11 a 14 de abril, a atividade proposta versa a temática de 'Como se alimentam os animais?' e é dirigida a crianças com idades entre os 7 e os 13 anos. As atividades são dinamizadas entre as 14h00 e as 17h00.

Porque a alimentação é uma função indispensável para a vida de qualquer animal, e porque os animais recorrem a fontes alimentares que variam de umas espécies para as outras, ao longo de quatro dias, as crianças inscritas vão ter a oportunidade de desenvolver ações que abordam as caraterísticas e as adaptações especiais que possuem os animais carnívoros, insetívoros, omnívoros e herbívoros.

Complementarmente à aprendizagem mais teórica, os técnicos do Aquamuseu do rio Minho vão ainda propor a cada um dos participantes a elaboração, e respetivo preenchimento de um livro de registo das atividades e conhecimentos adquiridos, que levará para casa no último dia destas Férias da Páscoa 2022.

A participação nas Férias da Páscoa do Aquamuseu está sujeita a inscrição (pelo telefone 251708026 ou via email para aquamuseu@cm-vncerveira.pt ), com um valor de 15 euros e é limitada a um grupo de 15 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 13 anos.

Na Páscoa e no Verão, o Aquamuseu do rio Minho disponibiliza uma programação que permite proporcionar umas férias divertidas, repletas de descobertas e novas experiências, sem descurar a dinamização de atividades que se adaptem e incentivem o estudo e o sucesso escolar!

Município de Vila Nova de Cerveira



Estrutura de apoio resultará da adaptação da antiga escola primária de Loivo

AUTARQUIA AVANÇA COM PRIMEIRO ALBERGUE DE PEREGRINOS DE GESTÃO MUNICIPAL NO CONCELHO

Enquadrado na estratégia do Município de Vila Nova de Cerveira de fomentar um turismo cada vez mais sustentável e responsável, o futuro albergue contribuirá para valorizar e alavancar as potencialidades subjacentes aos Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, e a Presidente da Junta de Freguesia de Loivo, Elisabete Pereira, formalizaram, na quinta-feira, a assinatura do protocolo de cedência do antigo edifício da escola primária de Loivo para ser transformado num albergue de peregrinos com várias especificidades que vão de encontro às lacunas e necessidades identificadas pelo atual executivo. Para o autarca cerveirense, o objetivo é "dar mais vida aos caminhos de santiago, potenciando o seu valor turístico, 'emprestando' aos peregrinos experiências inolvidáveis, que os convença a ficar mais tempo em Cerveira e lhes dê a vontade de regressar, apoiando e incentivando a criação de alojamento específico".

A anuência da Junta de Freguesia de Loivo em ceder aquele edifício, a título gratuito, por um período de 30 anos, vai permitir à Câmara Municipal submeter, nos próximos dias, uma candidatura à linha de apoio Regenerar Territórios do Programa Transformar o Turismo, do Turismo de Portugal, e que consiste numa requalificação profunda do espaço para vir a alojar um máximo de 32 pessoas, num investimento previsto de 312 mil euros, com financiamento a 70%. Por se tratar de um edifício histórico, há o compromisso de se manter a traça original, assim como de outros elementos que sejam passíveis de recuperação, salvaguardando a memória da antiga utilização do espaço.

A localização privilegiada em pleno Caminho Português da Costa, a escassos quilómetros do centro da vila, foi uma das principais caraterísticas para a autarquia avançar com este acordo com a junta de freguesia, de forma a colmatar uma carência de albergues públicos no concelho. Neste momento, ao longo dos 14,4 Km do Caminho Português da Costa que atravessa o território, Vila Nova de Cerveira apenas dispõe de um albergue - Casa da Mota - com gestão assegurada por uma coletividade.

O objetivo do futuro albergue de Loivo é ter uma gestão totalmente municipal, configurando-se como o primeiro albergue municipal de Vila Nova de Cerveira. Uma das especificidades previstas é a existência de um quarto reservado para hospitaleiros, pessoas que voluntariamente se disponibilizam, durante um período temporal, a prestar o serviço de receção e manutenção do espaço.

De sublinhar que a recente certificação do Caminho de Santiago - Caminho Português da Costa pelo Governo de Portugal apresentou-se como mais uma alavanca para a concretização deste albergue de peregrinos em Loivo, uma vez que a candidatura em causa apenas financia obras que estejam em caminhos certificados.

Com uma extensão de 138 quilómetros, o Caminho Português da Costa atravessa os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa do Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, dando a conhecer os ativos turísticos, culturais e patrimoniais dos dez concelhos por onde passa.

Município de Vila Nova de Cerveira



Associação Projecto inaugura sábado exposição individual de Margarida Leão

A Associação Projeto - Núcleo de Desenvolvimento Cultural promove, a partir próximo sábado, 2 de abril, a exposição individual de Margarida Leão "Para Lá do Tempo", com o apoio da Fundação Bienal de Arte de Cerveira. A inauguração está agendada para as 16h00, no Open Space do Museu Bienal de Cerveira.

Nascida em 1944, Margaria Leão dedicou-se às artes a partir dos anos 80, tendo feito uma tese de doutoramento sobre a Bienal de Cerveira e os Encontros de Arte desde 1974 a 2007. Desempenhou funções de coprodutora de várias edições da Biena Internacional de Arte de Cerveira, na Associação Projecto - N.D.C.. Foi professora de Artes no Ensino Secundário Público, criando simultaneamente a sua própria personalidade como artista, pintora, ceramista e gravadora.

Com curadoria de Henrique do Vale, esta exposição apresenta um pouco da sua experiência, sobretudo no desenho e na sua coerência cromática.

Recorde-se que a Associação Projeto - N.D.C foi criada em 1994, tendo sido responsável pela organização da Bienal Internacional de Arte de Cerveira durante cerca de 15 anos (1995-2009). Dinamizou atividades como workshops, simpósios, debates e conferências, dando lugar, por sua sugestão, à criação da atual Fundação Bienal de Arte de Cerveira.

Fundação Bienal de Arte de Cerveira



Pedal'Arte marca presença no 1° Duatlo Cross Ponte de Lima

Este fim-de-semana, a Pedal'Arte fez-se representar no 1° Duatlo Cross Ponte de Lima com 9 atletas, contribuindo assim para o desenvolvimento da modalidade na nossa região.

A prova que se disputou na distância SPRINT (5 km de corrida, 20 km de BTT e mais 2,5 km de corrida), decorreu junto das margens do Rio Lima.

O segmento de ciclismo, tal como a organização anunciara, tratou-se de um percurso maioritariamente plano, dividindo-se entre calçada e terra batida, que não deixou de ser um circuito competitivo e muito disputado.

Mesmo com a baixa de última hora do atleta Ricardo Miranda, que se viu impossibilitado de participar, e da desistência por prolemas físicos do Gonçalo Fernandes, os nossos atletas conseguiram um excelente 2°lugar por equipas, graças aos resultados individuais, nomeadamente:

Virgílio Barbosa com o 4° lugar do escalão e 8° absoluto;
Márcio Vieira com o 4° lugar do escalão e 11° absoluto;
Guilherme Fernandes com o 1° lugar do escalão e 17° absoluto;
Ricardo Silva com o 9° lugar do escalão e 23° absoluto;
Paulo Bouça com o 10° lugar do escalão e 25° absoluto;
Tiago Gonçalves com o 2° lugar do escalão e 34° absoluto;
Destaque ainda para a dupla de estafetas mista composta por Filipa Rebelo e João Inácio que alcançaram o 6° lugar.
Uma vez mais, agradecemos a todos os que tornam possível a nossa atividade desportiva.

Pedal'Arte



DUATLO DE FAMALICÃO - 20 MARÇO 2022
CAMPEONATO NACIONAL INDIVIDUAL DUATLO CROSS

Foi nesta cidade minhota que os atletas da Pedal'arte, com mais e menos experiência, se juntaram na linha de partida para até a meta darem o seu melhor. Uma prova já conhecida pelo seu primeiro segmento de corrida bastante rápido, seguido de um segmento de BTT, atualizado e com um percurso misto, que até poderia ser considerado de muito divertido, se não estivessem os nossos atletas focados na competição, que após os 5km de corrida, 20km de BTT e outros 2.5km de corrida, os 6 atletas da Pedal'arte conseguiram conquistar coletivamente a 7ª posição entre as 17 equipas nacionais em competição.

Destaque para o resultado do atleta Guilherme Lara Fernandes que conquistou um excelente 3ºLugar, no Campeonato Nacional Individual de Duatlo Cross em Famalicão, no seu ano de estreia como atleta do escalão Cadete. Parabéns Guilherme, estamos muito orgulhosos deste resultado.

Contudo e não menos importante, a nível individual os atletas da Pedal'arte obtiveram as seguintes prestações:

Ricardo Miranda, 5º no escalão e 30º absoluto
Virgílio Barbosa, 7º escalão e 37º absoluto
Guilherme Fernandes, 3º escalão e 44º absoluto
Tiago Gonçalves, 8º escalão e 77º absoluto
Paulo Bouça, 15º escalão e 78º absoluto
Gonçalo Fernandes, 10º escalão e 83º absoluto
Sem dúvida que o apoio da claque da Pedal'arte presente em prova, teve um papel fundamental na obtenção destes belos resultados, quer coletivos, quer individuais.
Agradecimento a todas as entidades que nos apoiam e ajudam a promover a modalidade em Vila Nova de Cerveira.

Pedal'Arte




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais