|
Encontrado corpo de um homem no rio Lima
Foi encontrado no dia 31/3 o corpo de um homem a flutuar no rio Lima, junto à capela de São Lourenço, na freguesia de Darque, em Viana do Castelo.
Na sequência de um alerta recebido pelas 16h50, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a informar para a presença de um corpo no rio Lima, foram de imediato ativados para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Viana do Castelo, bem como elementos dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo e dos Bombeiros Voluntários de Darque. Para o local deslocou-se também uma equipa médica do INEM.
O corpo da vítima foi recuperado para terra, junto à capela de São Lourenço, pelos elementos dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, tendo o óbito sido declarado no local pela equipa médica do INEM. Foi contactado o Ministério Público, tendo o corpo sido posteriormente transportado por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo para o Instituto de Medicina Legal de Viana do Castelo.
Foi ativado o Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima para prestar apoio aos familiares da vítima.
Autoridade Marítima Nacional
Can Pep, um encontro gastronômico e cultural português em Andorra
O Restaurante Can Pep é um pequeno espaço gastronómico situado no Vale de Incles, na paroquia de Canillo, Principado de Andorra, gerido pela Paula Rodrigues, natural de Gondoriz, Arcos de Valdevez.
Em 1996 decidiu emigrar para o Principado de Andorra e atualmente é a proprietária do Restaurant Can Pep, um espaço gastronómico português e andorrano onde os comensais fazem as delícias dos saborosos pratos de peixe e carne à "moda portuguesa".
Como boa minhota, pouco antes da pandemia provocada pelo Covid 19, a Paula decidiu fazer parte do Grupo de Folclore Casa de Portugal levando consigo a sua filha Laura. O amor pelas tradições portuguesas e a possibilidade de poder "matar a saudade" levaram-nas a participar semanalmente nos ensaios do Grupo.
Em plena pandemia o Grupo promoveu uma sessão fotográfica que resultaria na exposição "Retratos de hoje e de antes", trabalho fotográfico realizado nos museus de Andorra com os trajes populares portugueses sendo motivo de exposições no Centre Cultural la Llacuna em Andorra la Vella, no Centro Comercial Illa Carlemany em Escaldes-Engordany e no Museu do Traje em Viana do Castelo, de 14 de Agosto a 31 de Dezembro.
Este trabalho fotográfico no qual a Paula e a Laura deram o seu contributo, foi o mote para decorar o pequeno espaço gastronómico com as fotografias em grande formato. Os clientes habituais e os turistas que visitam o restaurante ficam surpreendidos com as fotografias e felicitam a sua proprietária pelo bom gosto nos pratos que elabora assim como na decoração que embeleza as paredes do estabelecimento.
Refere a Paula que "há pessoas idosas que comentam que as fotografias fazem-nas recuar no tempo e recordar os tempos da infância" estando também ela surpreendida pela boa aceitação que a iniciativa está a ter e pela promoção da portugalidade em Andorra.
Casa de Portugal em Andorra
"Espetáculo e cor marcam início do Corta-Mato Escolar "
O Corta-mato Nacional Escolar, do Desporto Escolar, está em movimento e teve formalmente o seu início, com a cerimónia oficial de abertura, que se realizou no dia 1 de abril, ao início da noite, no Pavilhão nº 1 de Valença, o qual esteve repleto para assistir ao espetáculo e às intervenções protocolares, marcando assim, o início da edição 2022.
Os alunos, professores e demais espetadores, coloriram as bancadas e cantaram bem alto o hino de Portugal, um dos momentos mais simbólicos que abriu este regresso às provas nacionais. A cerimónia constituiu-se com um alinhamento recheado de dinamismo, coreografias de dança, música e demonstrações de trial, programa este que captou a atenção e o entusiasmo de todos.
Nos discursos protocolares, destaque para a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, que evidenciou "o orgulho e responsabilidade do município" em receber os 700 alunos, vindos de todo o país, "sendo esta uma experiência que marcará a vida de todos". O mesmo referiu a importância desta "prova desafiante" para a cidade, a qual reforça os valores morais, como o "espirito de equipa e o humanismo".
O Diretor-Geral de Educação, José Vítor Pedroso, centrou o seu discurso na importância deste regresso, agradecendo o "a todos os professores, o esforço e trabalho desenvolvido", tornando possível a realização "desta que é uma grande festa do Desporto Escolar". Na sua intervenção, para além de agradecer o apoio prestado pelo Município de Valença, salientou o papel do Desporto Escolar na promoção de práticas de mobilidade mais sustentáveis, como foi o exemplo da utilização do comboio, como transporte preferencial na deslocação das comitivas.
Por último, o Diretor Geral do Estabelecimento Escolares, João Gonçalves, partilhou a sua "felicidade e emoção pelo regresso," depois de dois anos sem competições nacionais, agradecendo também "às escolas, aos municípios e às autoridades" que permitiram que este evento fosse possível. Lembrou ainda "as dificuldades que passamos" para voltarmos a estar juntos.
O Corta-mato vai prosseguir, na manhã do dia 2, a partir das 10h00, com as competições, por escalão e género, num percurso exigente, mas emoldurado pela fantástica paisagem oferecida pelo Rio Minho, pela muralhas da Fortaleza de Valença.
Alto Minho revalida a platina da Green Destinations
O Alto Minho acaba de ser premiado pela segunda vez com o galardão Platinum Green Destinations Award (Destino Verde Platina), no seguimento da renovação da candidatura submetida pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) ao programa Green Destinations Awards. O prémio será oficialmente entregue ao Alto Minho durante o evento Global Green Destinations Days, que irá decorrer em setembro na Grécia.
Este galardão reconhece a política de sustentabilidade e o trabalho das entidades do território rumo à sustentabilidade, bem como a excelência na gestão de destinos sustentáveis, que passa por aspetos como a conservação da natureza e do património, a gestão de resíduos, a energia e o clima.
O programa Green Destinations Awards certifica e promove destinos turísticos sustentáveis, a nível internacional, de acordo com critérios ambientais, culturais, económicos, sociais e de gestão. O reconhecimento do Alto Minho foi obtido após um longo período de revisão de informação, iniciativas e projetos de forma a responder aos mais de 100 critérios e indicadores de sustentabilidade, divididos por seis temáticas (gestão do destino; natureza e paisagem; ambiente e clima; cultura e tradição; bem-estar social; negócios e hospitalidade).
Este galardão também é um reconhecimento dos esforços dos destinos, neste caso do Alto Minho, na promoção da sustentabilidade turística do território. Neste processo não são medidos apenas aspetos visíveis e tangíveis, como o património natural, mas também políticas e planos de gestão que tenham em atenção os princípios do desenvolvimento sustentável.
Importa mencionar que o galardão Green Destinations Platinum é um grande passo para a obtenção da certificação de desempenho sustentável do território, a qual é totalmente baseada em evidências e verificada de forma independente, de acordo com os padrões internacionais ditados pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC).
Saliente-se que o Alto Minho integra desde 2018 a lista dos 100 melhores destinos sustentáveis do mundo no âmbito da iniciativa Top 100 Sustainable Destinations.
Sobre o Green Destinations
O programa de atribuição de galardão e certificação da Green Destinations desafia os destinos (municípios, regiões, áreas protegidas e propriedades privadas) a promover a gestão responsável de destinos de forma contínua e sustentada com o objetivo de estimular o sector do turismo a implementar práticas ambientais importantes. Os destinos participantes envolvem-se num sistema de gestão sustentável, com uma verificação independente de desempenho e progresso, a cada 2 anos, e recomendações de melhorias. A certificação Green Destinations (destinos verdes) é acreditada pelo Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC). Mais informações em www.greendestinations.org.
CIM Alto Minho realiza em abril encontros literários com programação acessível
"As palavras que nos unem". É este o mote dos 10 encontros literários que irão percorrer as bibliotecas municipais do Alto Minho em abril e outubro deste ano, com uma programação em multiformatos para todos os públicos. Integrada no projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos", dinamizado pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), esta iniciativa vai juntar à conversa diferentes autores portugueses, unindo todo os públicos em torno dos livros, um pretexto para a reflexão sobre o poder das palavras enquanto instrumento privilegiado para combater desigualdades, alertar para a exclusão e motivar coletivamente para a coesão social.
A primeira fase ocorrerá durante o mês de abril, nomeadamente em Valença (dia 21), Arcos de Valdevez (dia 22), Caminha (dia 23), Ponte de Lima (dia 29) e Vila Nova de Cerveira (dia 30). Em outubro, terá lugar uma segunda etapa desta edição, abrangendo outros cinco concelhos do Alto Minho (Melgaço, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Monção e Paredes de Coura), cuja programação será, a seu tempo, divulgada. Durante estas sessões serão disponibilizados suportes informativos para pessoas com limitações visuais ou auditivas, como o programa em braille e com audiodescrição e a tradução simultânea das sessões em língua gestual. Esta iniciativa conta com o apoio da RIBAM - Rede Intermunicipal das Bibliotecas Públicas Municipais do Alto Minho, constituída pelas 10 bibliotecas dos municípios do Alto Minho, que disponibilizam as suas instalações para a realização destes encontros, garantindo as melhores condições possíveis no acesso físico à participação.
A lista de autores convidados reúne alguns dos nomes mais marcantes da cultura nacional, com provas dadas na Literatura, Ensino e Investigação Académica, Cinema, Imprensa, Rádio, Televisão, Direito, ou até nas Palavras Cruzadas. Assim, em abril, vão passar pelo roteiro cultural do evento, os escritores Isabel Rio Novo, Paulo Moura, Tiago Salazar, Rui Cardoso Martins, Silvia Alves, Paulo Freixinho, Manuel Jorge Marmelo, Manuella Bezerra de Melo, Rui Zink, Renato Filipe Cardoso, Mário Augusto e Álvaro Laborinho Lúcio. A moderação dos encontros estará a cargo de João Morales.
Para o presidente da CIM Alto Minho, Manoel Batista, "num tempo dominado pelas relações virtuais e pela aceleração digital, os pretextos para o contacto pessoal, cara a cara, são cada vez mais precisos e preciosos. Os encontros literários "As palavras que nos unem" visam, precisamente, promover a possibilidade de encontro e uma humanização dos projetos. Um encontro entre todos os públicos em torno da palavra, de ouvir o outro, é um exercício fundamental sobretudo em tempos de crise de valores".
Estarão também presentes nos locais das sessões as livrarias Santa Teresinha (Valença), Centésima Página (Caminha), A União (Ponte de Lima), Versus (Arcos de Valdevez) e a Porta Treze - Associação Poética de Todas as Artes (Vila Nova de Cerveira). A Rádio Vale do Minho é o media partner da iniciativa. O programa detalhado dos encontros literários encontra-se disponível no site da RIBAM em http://redebibliotecas.altominho.pt/.
Refira-se que o projeto "Inclusão ativa de grupos vulneráveis - Cultura para todos", no qual se insere a atividade Encontros Literários do Alto Minho - "As palavras que nos unem", é cofinanciado pelo PO Norte 2020, através do Fundo Social Europeu, e tem como principal objetivo a estruturação, dinamização e capacitação de uma rede de cooperação envolvendo as entidades locais de apoio social e cultural, tornando as manifestações culturais mais inclusivas e acessíveis.
Federação do PS de Viana do Castelo congratula-se com a nomeação de três dos seus mais distintos militantes como membros do XXIII Governo Constitucional
A Federação do PS de Viana do Castelo congratula-se com a nomeação de três dos seus mais distintos militantes como membros do XXIII Governo Constitucional. A escolha de Marina Gonçalves como Secretária de Estado da Habitação, de José Maria Costa como Secretário de Estado do Mar e de Jorge Delgado como Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, não só garantem uma fortíssima representatividade do Alto Minho no Governo como emprestam uma marca de experiência e qualidade ao Executivo que acreditamos serem fundamentais para vencer os desafios do presente e do futuro. O PS do Alto Minho reforça a sua confiança em António Costa e mostra-se disponível para contribuir para o desenvolvimento do território, a valorização das pessoas e a boa governação.
GNR: Atividade operacional semanal
O Comando Territorial de Viana do Castelo, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 7 a 13 de março, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
1. Detenções: 17 detidos em flagrante, destacando-se:
" 11 por condução sob o efeito do álcool;
" Três por condução sem habilitação legal.
2. Apreensões:
" Quatro doses de cocaína;
" Três doses de haxixe;
" Duas doses de liamba.
3. Trânsito:
Fiscalização: 313 infrações detetadas, destacando-se:
" 56 por excesso de velocidade;
" 48 por falta de inspeção periódica obrigatória;
" 34 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
" 25 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
" 15 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
" Quatro por falta de seguro de responsabilidade civil.
Sinistralidade: 53 acidentes registados, destacando-se:
" Três feridos graves;
" 24 feridos leves.
4. Fiscalização Geral: 27 autos de contraordenação:
" 15 no âmbito do policiamento geral;
" Cinco no âmbito do consumo de estupefacientes;
" Sete no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.
5. Ações de sensibilização:
" Sete no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo sido sensibilizadas 96 pessoas;
" Sete no âmbito do Programa "Idoso em Segurança", tendo sido sensibilizados 53 idosos;
" Quatro no âmbito da Escola Segura, tendo sido sensibilizados 122 alunos;
" Duas no âmbito do Comércio Seguro, tendo sido sensibilizados 10 comerciantes;
" Uma no âmbito da Operação "Internet Segura 2022", tendo sido sensibilizados 128 alunos.
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|