O Governo vai apoiar com 10 euros as famílias carenciadas na compra das botijas de gás, apoio este que se prolongará durante três meses, cuja verba será paga nas Lojas dos CTT.
Para terem acesso a este apoio, os beneficiários têm apenas de se dirigir a uma das 526 lojas dos CTT de Portugal Continental e apresentar a fatura/recibo com data posterior a 1 de Abril, comprovando a aquisição da botija de gás.
Além desta documentação, cada beneficiário terá de apresentar ainda os seus dados pessoais: cartão de identificação pessoal e fiscal do titular do contrato de eletricidade beneficiário da tarifa social.
A medida vigora até 30 de Junho deste ano.
Porque os princípios de justiça social, dos direitos humanos, da responsabilidade coletiva e do respeito pela diversidade são centrais ao Serviço Social, um grupo de Assistentes Sociais portugueses (somos já cerca de 80 assistentes sociais) voluntaria-se para apoiar a comunidade de pessoas refugiadas da Ucrânia, provenientes do cenário de guerra e de crise, em situação de vulnerabilidade social.
Esta iniciativa integra Assistentes Sociais de todo o território nacional que intervêm nos diversos setores e instituições de áreas de atuação especializada, tais como: Segurança Social, Saúde, Educação e Ensino Superior, Infraestruturas e Habitação, Justiça, Autarquias, Instituições Sociais do 3º setor e Empresas.
Os serviços disponibilizados serão prestados por profissionais qualificados (na área do Serviço Social) e especializados no apoio psicossocial e advocacia social, designadamente:
- na informação e aconselhamento sobre direitos sociais e humanos;
- encaminhamento/mediação na articulação com as diversas respostas institucionais da rede social local;
- Esclarecimento de dúvidas e outras questões relacionadas com o contexto atual e na área social-,
- Orientar nas situações da forma mais adequada, e célere, na procura de respostas às necessidades identificadas.
Sabemos que muitas instituições públicas e privadas carecem de recursos humanos com formação nesta área específica, pelo que estamos a disponibilizar a n/ colaboração junto das diversas entidades para o atendimento e triagem das situações-problema que vierem a ser colocadas a esta plataforma.
Para o efeito dispomos dos seguintes contactos:
Email: assistentessociais.acao@gmail.com
Lnha telefónica: +351 919417575
Formulário online, link de acesso: https://forms.gle/bDsz3aP5KD7S9iyv9
O funcionamento da linha telefónica decorrerá no período de segunda a sábado, no horário das 10h às 18h.
A coordenação está a cargo das Assistentes Sociais Ilda Reis e Irene Fonseca.