JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Memória, Memória, Começou a História! de Graeme Pulleyn

Este espetáculo infantil é a 149ª criação do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana, inserida no âmbito das Comemorações do 30º Aniversário do Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana.

Memória, Memória, Começou a História! vai estar em cena de 23 de fevereiro a 19 de março, com sessões para público escolar de quarta a sexta e para público geral, sábados, dias 26 de fevereiro e 19 de março na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda.

CDV



A música é o tema da próxima conferência do XI Ciclo de Estudos "Outros Mundos"

No âmbito do XI Ciclo de Estudos "Outros Mundos", organizado pelo Centro de Estudos Regionais, realiza-se no próximo dia 24 de fevereiro (quinta-feira), na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, pelas 17.00 horas, a conferência "Outros Mundos da Música", por Carlos Almeida.

A comunicação abordará alguns pilares associados à música na atualidade, apresentando diferentes funções sociais interrelacionadas com a música. Carlos Almeida é Professor Adjunto da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, e Coordenador do Curso de Mestrado em Educação Artística. Licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, o conferencista é Mestre em Education Studies (Music Education), pela Universidade de Surrey/Roehamptron (Londres), e Doutor em Didáctica da Educação Artística, pela Universidade de Valladolid. É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho (CIEC).

A entrada é livre.

Centro de Estudos Regionais



Agrupamento de Escolas de Monserrate com nova direção

No passado dia 8 de fevereiro, tomou posse como nova diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate a professora Maria das Dores Silva.

Na cerimónia, que decorreu na Aula Magna da escola secundária, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o seu Vice-Presidente, Manuel Vitorino, anterior diretor do Agrupamento; marcaram ainda presença os representantes e dirigentes das várias instituições da região e ainda inúmeros professores, funcionários e encarregados de educação.

A nova diretora, eleita por unanimidade pelo Conselho Geral, é uma profunda conhecedora da realidade do Agrupamento, com 37 anos de vida profissional ligada a esta organização, tendo ocupado vários cargos de responsabilidade, o último dos quais como subdiretora.

À frente de um Agrupamento com cerca de 2300 alunos, 200 docentes e 118 turmas, a nova diretora definiu como lema da sua missão "Educar para a vida e para a construção de um futuro melhor", assumindo o objetivo de "contribuir e continuar a trabalhar na senda de tornar o Agrupamento uma organização de qualidade que inspire confiança à comunidade educativa" e "constituindo um espaço de valorização pessoal e de felicidade".

Como referiu o Presidente do Conselho Geral, Jorge Oliveira, a nova diretora e a sua equipa - professores Rute Silva, Margarida Marques, Ricardo Afonso e Luís Magalhães - saberão "convocar e congregar vontades e esforços", dando clara continuidade às sinergias e consensos alcançados nos últimos anos.

A assegurar o bom funcionamento da logística de toda a cerimónia estiveram os alunos dos cursos profissionais de Turismo Ambiental e Rural e de Multimédia que, de forma exímia, puseram em prática as competências que têm adquiridas ao longo da sua formação dando, assim, rosto e voz ao lema da nova diretora do Agrupamento de Escolas de Monserrate: "Educar para a vida e para a construção de um futuro melhor".

Prof. Rosa Pires e prof. Ermelinda Teixeira
(Equipa de divulgação do AEMonserrate)



Equipa sénior feminina do VCV vai disputar subida à I Divisão do Campeonato Nacional

A equipa sénior feminina do Voleibol Clube de Viana (VCV) garantiu, hoje, a permanência no Campeonato Nacional da II Divisão, tendo ficado no 4º posto da Fase Regular, começando agora a disputar a subida à I Divisão da competição.

A formação comandada pelo técnico Gonçalo Arezes venceu, no sábado, o CN Ginástica por 0-3, com parciais de 14-25, 22-25 e 24-26. Já hoje, venceu também, no terreno do CR Piedense por 2-3 (25-23, 26-24, 12-25, 20-25 e 12-15).

No rescaldo do fim de semana de jornada dupla, a capitã das séniores femininas do VCV, Débora Neto reconhece que a equipa sabia que " não ia ser fácil (subir à Fase dos Primeiros) mas que era possível e lutamos até a última jornada para cumprir o objetivo."

O trabalho da equipa ainda não terminou. "Agora é trabalhar para justificar esta passagem e alcançar o melhor lugar possível até ao final da época", rematou Débora.

Já o técnico, Gonçalo Arezes, admite que a equipa teve um fim de semana complicado com dupla jornada em Lisboa, relativamente a sábado contra o CNG.

"Entramos mal em todos os sets, mas conseguimos dar a volta e ser consistentes até ao fim, o que nos deu a vitória por 3-0.

Hoje, contra o CRP, foi bastante complicado, sinceramente não estava à espera, a minha equipa entrou bastante mal, talvez excesso de confiança ou tranquiladade a mais, acabando por cair, e o CRP aproveitou bastante bem e foi superior em todos os aspetos, e estão de parabéns pelo excelente jogo que fizeram mesmo tendo perdido."

"Quanto ao estar na fase dos primeiros, estava confiante até ao fim, mas visto que somos uma equipa que subimos este ano e estamos a jogar pela primeira vez na segunda divisão, obviamente que tem um gosto especial."

"Fizemos 18 jogos, vencemos 10. Podíamos ter ganho mais? Talvez. Agora é continuar a trabalhar e seguir esta caminhada juntos", reconhece o treinador.

"Por fim, quero deixar uma palavra de gratidão e orgulho, pois elas estão lá com mérito, e pela dedicação que depositam em todos os treinos e jogos... e claro ao amor que têm pelo voleibol", concluiu Gonçalo Arezes.

Recorde-se que a equipa sénior feminina do Voleibol Clube de Viana é composta, na íntegra, por atletas da formação do clube.

Voleibol Clube de Viana



Com "SOL - Surf, Ondas e Liberdade" o SCV capacita pessoas com deficiência

O projeto "SOL - Surf, Ondas e Liberdade", desenvolvido pelo Surf Clube de Viana em parceria a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viana do Castelo e apoiado pelo Prémio Capacitar 2021 do BPI e da Fundação "la Caixa", visa a capacitação de pessoas portadoras de deficiência intelectual e física, através da prática desportiva e de exercício físico regulares na natureza através do surf, estimular as competências sensoriais e motoras, aumentar os seus índices de atividade física e sensorial, as suas relações interpessoais e a sua integração na sociedade.

Esta capacitação de pessoas com deficiência tem uma abrangência distrital. A APPACDM de Viana do Castelo, que tem quatro unidades situadas em Viana do Castelo e delegações em Melgaço, em Monção, em Ponte da Barca, em Ponte de Lima e em Valença, com esta parceria possibilita que todos os seus utentes que queiram, independentemente da sua deficiência, possam experimentar surf.

Para Pedro Fornelos, Diretor Pedagógico na APPACDM de Viana do Castelo, os ganhos imediatos aparentes são inúmeros: "muita felicidade, muitos sorrisos, muito prazer, superação de medos, ganhos de autonomia. Experienciar um primeiro contacto com o fato de neoprene, com a água."

Segundo Marco Areias, coordenador do SOL, este projeto, também ao ser implementado num panorama de confinamento e de restrições de mobilidade provocado pela pandemia, amplia a sua diferença pela positiva.

O SOL iniciou-se em setembro de 2021 e tem a duração de um ano. Registou 31 sessões nas quais participaram 87 utentes da APPACDM.

A 12ª edição do Prémio Capacitar lançada pelo BPI e pela a Fundação "la Caixa" apoia projetos que promovam a autonomia pessoal e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, transtorno mental ou outras doenças, assim como as necessidades da sua envolvente familiar.

SCV




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais