Pátio do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo transformado em espaço polidesportivo
A Câmara Municipal de Viana do Castelo firmou ontem protocolo com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais para garantir a requalificação e reconversão do pátio do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo num espaço polidesportivo.
"A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através dos seus mais diversos serviços, está em condições de desenvolver junto dos reclusos diversas ações que possam enriquecer do ponto de vista de aquisição de competências pessoais e sociais", é indicado no protocolo que tem como objeto "a cooperação e conjugação de esforços no sentido de promover a atividade física e desportiva das pessoas reclusas do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo".
O Município "compromete-se a realizar as obras de transformação de um pátio num polidesportivo, no estabelecimento prisional, nomeadamente a colocar piso adequado à prática desportiva e a instalar uma máquina multifuncional".
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, durante a assinatura do protocolo, indicou que esta "reconversão e requalificação do pátio pretende acolher e estimular a prática desportiva", esperando que este seja "o primeiro de muitos" protocolos com o Estabelecimento Prisional vianense durante o seu mandato.
Também a Diretora do Estabelecimento Prisional de Viana do Castelo, Sónia Carvalho, indicou, que gostariam "de tornar aquele espaço mais aprazível e mais adequado para a prática desportiva", já que o desporto "serve para apaziguar e para garantir o bem-estar físico e mental de quem está nestes espaços de reclusão".
Este protocolo surge no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, estando Viana do Castelo a reforçar os investimentos em equipamentos municipais e os apoios à prática desportiva. O concelho vianense é dinâmico a nível desportivo, sendo praticadas mais de 40 modalidades em cerca de 200 espaços desportivos.
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo acolhe primeira edição da L'Étape Portugal by Tour de France
Viana do Castelo, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, vai acolher a primeira edição da L'Étape Portugal, o evento de ciclismo para todos com a chancela oficial do Tour de France. A prova acontece entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2022.
Com uma localização privilegiada, entre a montanha, o Rio Lima e o Oceano Atlântico, Viana do Castelo oferece um magnífico cenário que mereceu os elogios da entidade responsável pelo Tour de France (A.S.O), que acredita no elevado potencial da cidade e de Portugal para se posicionarem como referências entre os destinos que acolhem este circuito internacional de provas.
A organização, a cargo da Podium Events, está a preparar, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, um programa aliciante para receber não só os atletas e seus acompanhantes, mas também outros visitantes que queiram viver a atmosfera do maior evento de ciclismo do mundo.
Desde 1993 que a Amaury Sports Organisation (A.S.O), entidade organizadora do Tour de France, oferece aos ciclistas amadores e entusiastas do ciclismo a oportunidade de serem eles os protagonistas principais de um evento com a atmosfera do Tour de France.
Procurando levar a magia deste evento aos ciclistas que, em todo o mundo, vibram com a lenda do Tour de France, a A.S.O. criou o circuito de provas L'Étape by Tour de France, conciliando este desafio desportivo único com a descoberta de alguns dos mais belos cenários nos cinco continentes.
Esta prova será um preparativo para Viana do Castelo - Cidade Europeia do Desporto 2023, oficializada na passada semana pela Comissão de Avaliação da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa). O Presidente da instituição, Gian Francesco Lupattelli, indicou que Viana do Castelo é a 11ª cidade portuguesa a conquistar o título de Cidade Europeia do Desporto, garantindo que a candidatura foi "muito forte" e assumindo que "Viana do Castelo tem a fantástica possibilidade de receber desportos de todos os géneros, graças ao mar, ao rio e às infraestruturas existentes".
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo prepara-se para receber fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em 2023
Viana do Castelo prepara-se para receber as fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em 2023. No âmbito da Cidade Europeia do Desporto, a Câmara Municipal e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo assinaram hoje um protocolo de colaboração para unir esforços com o objetivo de trazer a prova para a capital do Alto Minho.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, considerou que esta é mais uma iniciativa que contribui para a "missão" do município de aposta na educação e no desporto, representando uma "parceria" com o IPVC com o objetivo de "conquistar" mais um evento para Viana do Castelo e "projetar de forma consistente" o trabalho das duas entidades.
Já o Pró-Presidente do IPVC, António Curado, referiu que este protocolo visa incentivar a prática desportiva, envolvendo escolas e a instituição de ensino superior vianense. Pretende ainda alavancar a organização do próximo ano, acreditando que a candidatura do IPVC "seguramente terá resultados positivos". O representante acredita que este protocolo estabelecido com o Município é a garantia de "passos firmes" para o crescimento de homens e mulheres, estudantes e restantes munícipes.
Assim, o protocolo firmado "tem como objetivos o aproximar do IPVC e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, nomeadamente através do acesso a condições privilegiadas de serviços especializados de qualidade, na área da saúde, condição física, prática de várias modalidades desportivas e organização de eventos relacionados com os mesmos".
A autarquia vianense vai, pois, apoiar as candidaturas apresentadas pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo à organização de Campeonatos Nacionais Universitários, fases finais do Desporto Universitário, bem como outros eventos desportivos correlacionados com o Desporto Universitário de Competição. Este protocolo visa apoiar, mais especificamente, a candidatura do IPVC à organização das fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários em 2023, no âmbito da candidatura de Viana do Castelo a Cidade Europeia do Desporto.
Recorde-se que, na passada semana, a Comissão de Avaliação da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa) oficializou Viana do Castelo como Cidade Europeia do Desporto em 2023. Gian Francesco Lupattelli destacou a grande capacidade organizativa do concelho, a força da massa associativa e do voluntariado, bem como a qualidade das infraestruturas desportivas como fatores decisivos para a atribuição do título a Viana do Castelo.
Municipio de Viana do Castelo
Viana do Castelo lança portal para facilitar oferta e procura de emprego
A Câmara Municipal de Viana do Castelo acaba de lançar a plataforma "Work in Viana", que se apresenta como um portal de oportunidades para empresas, talentos, investimento e emprego. O novo site, disponível em https://www.workinviana.com , tem como principal objetivo facilitar a oferta e procura de emprego no concelho.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, assegura que esta plataforma se constitui "como uma ferramenta de trabalho necessária e solicitada pelos empresários". Para o edil, através do portal "vamos conseguir estar mais próximos das empresas e estabelecer relações entre quem é empregador e quem procura emprego".
"A nossa estratégia é Estudar, Investir, Viver e Trabalhar em Viana do Castelo. O que pretendemos é que, quem nasce em Viana, fique cá, dentro de um percurso de excelência profissional. Queremos que, quem estuda cá, seja integrado nos produtos que cá estão, para que se fixe por cá e consigamos crescer como comunidade", indicou Luís Nobre.
O projeto "Work in Viana" tem, pois, o objetivo de aproximar a comunidade empresarial, académica e o talento disponível. Pretende integrar num único portal toda a informação útil para empresas, candidatos, empreendedores e investidores. Com base no registo das empresas e candidatos, na oferta e procura, será possível extrair indicadores para aferir necessidades efectivas do mercado de trabalho da cidade.
A plataforma visa auxiliar quem está desempregado ou quem procura mudar de emprego, tendo ainda como propósito apoiar as empresas que, neste momento, têm falta de mão-de-obra. O portal serve ainda de montra do que existe em Viana do Castelo, reunindo notícias, informações sobre escolas, cursos e formações.
Bárbara Neto, do parceiro tecnológico, Sparkle IT, empresa de engenharia de software de Viana do Castelo, referiu que este site "é uma porta aberta entre empresas e pessoas que vivem cá ou que se querem mudar para cá".
Assim, para os munícipes, será permanentemente atualizada a lista de ofertas de emprego disponível no portal. Para as empresas, ficará disponível a lista de candidatos inscritos no portal e cada empresa terá uma página onde se apresenta e cria as suas ofertas de emprego. Ficará também disponível uma lista de empresas que procuram talentos 'made in Viana'.
Municipio de Viana do Castelo
Igreja Paroquial de Castelo de Neiva visitada em ação de promoção do Caminho Português da Costa
A Igreja Paroquial de Castelo do Neiva foi, esta manhã, visitada durante uma ação de promoção e valorização do Caminho Português da Costa, após a certificação deste itinerário, que aconteceu no âmbito da "Valorizac?a?o dos Caminhos de Santiago - Caminho Portugue?s da Costa", candidatura conjunta dos 10 municípios, liderada por Viana do Castelo, ao Norte 2020 com o objetivo de valorizar e reconhecer oficialmente este percurso.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e os restantes autarcas dos municípios que integram este traçado participaram na iniciativa promocional, promovida pelo Turismo do Porto e Norte, que contou também com a presença de representantes da Xunta da Galiza e da comunicação social, parando nos pontos mais relevantes do traçado.
No concelho vianense, a paragem aconteceu na Igreja Paroquial de Castelo do Neiva, onde está o mais antigo templo consagrado a Santiago, fora do território espanhol. Foi sagrado pelo Bispo Nausto no ano de 862, pouco tempo depois da descoberta do túmulo do Apóstolo.
O autarca de Viana do Castelo refere que esta certificação veio valorizar "todo o trabalho que tem existido na congregação de vontades e de mobilização de um conjunto de entidades públicas, de municípios, movimento associativo e paróquias" com o objetivo de "dignificar o Caminho". "Este reconhecimento permite assumir uma outra projeção e criar momentos que valorizem este Caminho para que quem não o fez o possa fazer, seja por motivos religiosos ou por motivos turísticos e de lazer, para que leve uma boa imagem dos territórios por onde passa", frisou o edil.
Luís Nobre considerou que a Igreja Paroquial de Castelo do Neiva "é uma joia do Caminho Português da Costa" e um "motivo de orgulho" para Viana do Castelo, já que este "será sempre um ponto de atração, visitação e de contemplação para todos os peregrinos".
O Caminho Português da Costa é percorrido entre Porto e Valença, conta com uma distância de 149,5 quilómetros e uma dificuldade média-baixa, com uma duração estimada de 7 dias. Este caminho da orla mari?tima inicia no Porto, passando por Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Po?voa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valenc?a. O percurso surgiu com a devida importa?ncia somente na e?poca moderna, a partir do se?culo XV, sendo utilizado pelas populac?o?es costeiras e pelos que desembarcavam nos portos mari?timos.
Viana do Castelo tem assistido, nos últimos anos, a um assinalável crescimento do número de peregrinos que optam por fazer o Caminho Português da Costa até Santiago de Compostela. No concelho, o Caminho conta com uma distância de 28,2 quilómetros, ligando Viana a Caminha, numa duração de aproximadamente 8 horas e meia de percurso.
Municipio de Viana do Castelo
Hotéis de Viana do Castelo garantem 910 estadias no fim-de-semana dos namorados
Os hotéis aderentes à iniciativa "Mês do Amor" garantiram 910 estadias no fim-de-semana de 12, 13 e 14 de fevereiro. A Câmara Municipal de Viana do Castelo, para celebrar o "Mês do Amor", promoveu a entrega de vouchers e lembranças aos casais que ficassem alojados nos hotéis aderentes, no passado fim-de-semana, para incentivar a hotelaria, o comércio e a restauração, dinamizando a oferta turística da cidade.
Assim, com a estadia nos hotéis foi oferecido um voucher com entradas gratuitas para o Museu do Traje, Museu de Artes Decorativas, navio-hospital Gil Eannes e ainda dois bilhetes para o Funicular de Santa Luzia. Os casais tiveram ainda direito a uma oferta romântica por parte do Município, como recordação da visita a Viana do Castelo.
Esta campanha, que conta com uma imagem gráfica apelativa, integra a política municipal de dinamização do comércio tradicional e da hotelaria. O "Mês do Amor" foi divulgado na região Norte e através de campanhas publicitárias nacionais. Nas redes sociais do município, o programa está ainda a ser marcado pela publicação de conteúdos temáticos.
Nas redes sociais do município foram já promovidas 30 publicações temáticas, que alcançaram um total de 106.582 pessoas, entre vídeos, fotografias e curiosidades alusivas ao dia mais romântico do ano.
Municipio de Viana do Castelo
Executivo municipal visitou freguesia de Outeiro para planear investimentos
O executivo municipal visitou a freguesia de Outeiro para preparar investimentos e reunir com entidades. Assim, o executivo esteve na Escola EB1 e Jardim de Infância da freguesia, onde reuniu com a Associação de Pais, no âmbito do mapeamento da rede escolar concelhia que a autarquia está a promover, desde a infância até ao segundo ciclo do ensino básico, para aferir das necessidades de reabilitação dos equipamentos e preparar futuras intervenções.
O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, acompanhado pelos Vereadores Manuel Vitorino e Ricardo Rego, visitaram locais de Outeiro que a Junta de Freguesia quer ver requalificados, nomeadamente a envolvente à requalificação do cemitério. A Junta de Freguesia quer também promover a fixação de jovens com programas de apoio à habitação própria.
Durante esta visita, foi ainda promovida uma reunião para planeamento dos investimentos das infraestruturas de água e saneamento, rede viária e equipamentos na área social.
Foi efetuada também uma visita ao CESDECO - Centro Social, Desportivo e Cultural de Outeiro, durante a qual o executivo conheceu a nova direção e as ideias para o futuro daquela entidade. Na altura, o edil vianense, Luís Nobre, incentivou a nova direção para que seja feito um trabalho conjunto para colocar o espaço ao serviço da população.
Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal garante apoio técnico e manutenção à infraestrutura tecnológica dos 7 agrupamentos escolares
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai garantir o apoio técnico e a manutenção necessários à vasta infraestrutura tecnológica às atividades letivas nos 7 agrupamentos escolares do concelho, nomeadamente Abelheira, Arga e Lima, Barroselas, Monte da Ola, Monserrate, Pintor José de Brito e Santa Maria Maior. Através de protocolos de colaboração firmados entre o Município e os agrupamentos, a autarquia garante suporte a todo o equipamento distribuído pelas escolas EB 2,3 e secundárias.
Nas propostas é referido que a construção de uma sociedade digital tem sido identificada como uma oportunidade para reinventar o funcionamento e a organização das escolas, contribuindo para o desenvolvimento de contextos favoráveis à inovação e ao conhecimento que estimulem a criatividade e que permitam, cada vez mais, o acompanhamento à distância da sala de aula.
Recorde-se que, em março do ano passado, a Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu e entregou equipamentos diversos para renovar e apetrechar as bibliotecas escolares, nomeadamente 90 computadores, 45 portáteis e 45 projetores, numa aposta na promoção do livro e da leitura, permitindo dotar de melhores condições o apoio às atividades letivas.
Assim, ao Agrupamento Escolar da Abelheira foram entregues 8 computadores, 4 portáteis e 4 projetores, que foram distribuídos pelas diferentes escolas. Ao Agrupamento Escolar de Monserrate foram entregues 14 computadores, 7 portáteis e 7 projetores, também para serem distribuídos pelas escolas.
Para o Agrupamento Escolar de Arga e Lima foram adquiridos 10 computadores, 5 portáteis e 5 projetores e para o Agrupamento de Barroselas foram comprados também 10 computadores, 5 portáteis e 5 projetores.
Já para o Agrupamento do Monte da Ola foram selecionados 28 computadores, 14 portáteis e 14 projetores. Para o Agrupamento Escolar de Santa Maria Maior foram adquiridos 6 computadores, 3 portáteis e 3 projetores. Já para o Agrupamento Pintor José de Brito foram selecionados entregues 14 computadores, 7 portáteis e 7 projetores. Foram ainda substituídos 16 projetores de quadros interativos que necessitavam de substituição.
Antes, em contexto de pandemia, a autarquia já adquirira 600 portáteis e 668 hotspots para ligação à internet, para apoiar o ensino à distância dos estudantes com alunos identificados do escalão A e B com carências económicas. A entrega foi feita aos agrupamentos de escola em regime de cedência para depois serem emprestados aos alunos.
Municipio de Viana do Castelo
|