Domingo Gastronómico
COZIDO Á PORTUGUESA À MESA DOS RESTAURANTES BARQUENSES NO "DOMINGO GORDO"
A tradição do cozido à portuguesa, à mesa no Domingo Gordo, aquele que antecede a terça-feira de Carnaval, encontra na região Minho-Lima uma forte expressão. Foi por isso a data escolhida, este ano a 27 de fevereiro, para o arranque dos Domingos Gastronómicos que a Câmara Municipal de Ponte da Barca irá promover ao longo de 2022.
O cozido de Ponte da Barca, a primeira iguaria de promoção da gastronomia local de cinco que vão ser apresentadas ao longo do ano, distingue-se dos demais por ser confecionado com os enchidos, as carnes e legumes da região, aos quais se junta o saber-fazer tradicional da mão que o prepara e que lhe dá o seu tão especial sabor.
"Ponte da Barca é um concelho que tem a tradição de bem servir e receber". Quem o diz é Augusto Marinho, Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, para quem esta iniciativa de promoção da afamada gastronomia barquense, acompanhada do igualmente famoso vinho verde da região, serve, ainda, de "pretexto" para os "apreciadores de boa comida" desfrutarem também "de um concelho de uma beleza ímpar, inserido em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, com tudo o que de mais minhoto e verdadeiramente marcante tem para oferecer".
Os sete restaurantes que aderiram à rota do bom gosto, a saber: Churrasqueira Barquense; O Emigrante; Jaime Gomes; O Kibom; O Moinho; Sant'Ana; e S. Martinho, casas de bem comer vão oferecer, de resto, entre outros restaurantes locais, durante cinco domingos (entre os meses de fevereiro e novembro), os melhores aromas e sabores do Alto Minho, dos quais fazem parte a Lampreia, a Posta Barrosã, o Cabrito à Serra Amarela e o Sarrabulho.
A todos estes atrativos gastronómicos, regados pelo bom vinho verde que a Adega Cooperativa de Ponte da Barca oferece, e que fazem as delícias de qualquer apreciador da boa cozinha, alia-se o vasto programa cultural e patrimonial que tão bem caracteriza todo o concelho de Ponte da Barca.
NOTA: Toda a informação relativa aos restaurantes locais (contacto telefónico, coordenadas GPS, etc) pode ser encontrada em https://www.cmpb.pt/restaurantes.php.
Gastronomia Barquense
Pode-se considerar que na gastronomia de Ponte da Barca se encontra o mais tradicional sabor, fruto da utilização dos mais variados e ricos produtos da região para a confeção de diversas especialidades. De entre todas as especialidades merece destaque a Posta Barrosã, a Lampreia, o Sarrabulho, o Cabrito da Serra Amarela e o Cozido à Portuguesa.
Relativamente à doçaria, esta sofreu influência do célebre mosteiro de Vila Nova de Muía, por onde passaram os Cónegos Regrantes de St. Agostinho. São doces à base de pão de ló e ovos, como é o caso
do bolo branco. Faz ainda parte da doçaria barquense o leite-creme (queimado) e as Rabanadas de Mel que podem ser encontrados na ementa de diversos restaurantes, as queijadas, e mais recentemente o doce "Magalhães", inspirado no navegador, Fernão de Magalhães, ou os "Capuchinhos", elaborado em homenagem ao poeta barquense, Frei Agostinho da Cruz, e que com certeza farão as delícias de quem os provar.
Ponte da Barca
PONTE DA BARCA CRIA INCENTIVOS FISCAIS À AQUISIÇÃO DE HABITAÇÃO PARA JOVENS NO CONCELHO
Foi aprovado, na última reunião do executivo municipal, a versão final do Regulamento para a Atribuição de Incentivos à Habitação. O documento, que vai agora à apreciação e aprovação da Assembleia Municipal, comporta, em linhas gerais, a atribuição de benefício face à habitação, própria e permanente, e à reabilitação de habitação, por parte dos jovens no concelho de Ponte da Barca, pela via da isenção ou redução de impostos como IMI e IMT e taxas municipais.
A proposta surge na sequência das políticas de juventude preconizadas pela Câmara Municipal de Ponte da Barca relativas ao desenvolvimento de uma estratégia integrada para aumentar a coesão e proximidade familiar, fixar a população, criar emprego, dinamizar o território, atrair investimento, reter mais rendimento nas famílias, dinamizar o mercado imobiliário e reabilitar os imóveis já existentes, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida dos jovens.
Augusto Marinho, autarca barquense, considera que esta medida "fará a diferença na vida de muitos dos nossos jovens", e que foi uma forma que a autarquia encontrou de "incentivar os jovens à compra de habitação e, consequentemente, fixação no nosso concelho".
Em linhas gerais, dos vários benefícios fiscais a conceder pela autarquia relativos à Habitação para jovens destacam-se:
- a isenção do pagamento de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) pelas aquisições que efetuarem de prédio ou fração autónoma de prédio urbano situado na área do Município, destinado exclusivamente a habitação própria e permanente dos mesmos;
- a isenção do pagamento do IMI por 3 anos, renovável por mais 2 anos, relativamente a prédio ou fração autónoma de prédio urbano situado na área do Município, destinada exclusivamente a habitação própria e permanente dos mesmos;
- a isenção do pagamento das taxas municipais relativamente a operações urbanísticas destinadas exclusivamente a habitação própria e permanente;
- a isenção do pagamento das ligações de ramais de água e saneamento para habitação própria e permanente dos jovens, nos termos do Regulamento Municipal em vigor.
Poderão beneficiar deste apoio, os jovens com idade igual ou superior a 18 anos e igual ou inferior a 35 anos (inclusive),e o agregado do tipo "jovem casal" pode ser casado ou viver em união de facto, residentes no concelho de Ponte da Barca, que tenham a sua situação regularizada relativa a dívida por contribuições no que concerne à Segurança Social, bem como a sua situação regularizada relativa aos impostos no que concerne ao Estado Português e ao município de Ponte da Barca.
Recorde-se que além deste apoio, a autarquia tem vindo a implementar diversas políticas de apoio à juventude, de que são exemplo, o apoio pecuniário aos jovens estudantes do ensino superior, ou a implementação do cartão jovem municipal, documento que concede benefícios na utilização de bens e serviços públicos e privados existentes no concelho.
Ponte da Barca
ALUNOS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS FAZEM ARMADILHAS PARA COMBATER A VESPA ASIÁTICA
Inicia-se hoje no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca uma formação sobre o combate à vespa Velutina, chamada vulgarmente de vespa asiática.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal , em parceria com as escolas e que visa ensinar os alunos, a construírem armadilhas, com vista à extinção desta espécie predadora de outras espécies de abelhas.
Neste âmbito, todos os alunos a partir do 2º. Ciclo até à próxima sexta-feira, terão uma sessão ministrada por um técnico da Autarquia, com vista a obterem informação e aprenderem a construir armadilhas.
No final desta formação serão mais de mil as armadilhas produzidas pelos alunos e que serão distribuídas por todo o concelho.
Paralelamente será distribuído um folheto informativo que alerta para os cuidados a ter e explica como identificar a vespa e os ninhos,e esclarece também sobre o seu ciclo anual de implantação e de reprodução.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Ponte da Barca visa combater esta predadora de outras vespas e abelhas, mas que também se alimenta de outras variedades de insetos.
Esta ação para além do carácter educativo e formativo, tem também um objetivo maior de defesa do nosso habitat natural.
Ponte da Barca
PONTE DA BARCA "EMBARCOU NO AMOR" COM FIM DE SEMANA DEDICADO AOS NAMORADOS
Ponte da Barca celebrou o amor ao longo do fim de semana que antecedeu o Dia dos Namorados. Sob o lema "EmBarca no Amor", a Câmara Municipal de Ponte da Barca e a associação de artesanato Artebarca, em colaboração com várias entidades e empresas locais, dinamizou um conjunto de iniciativas numa mostra que incluiu muita doçura, flores, exposições, cartas de amor, concursos, música romântica, carros clássicos, dança e artesanato.
Abrilhantada pela atuação do Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, assim como por outros momentos musicais com a dupla que compõe os "Hourglass", Teófilo Pimentel e Áurea Gomes, e o músico, Pedro Correia.
Mereceu também destaque uma exposição de lenços de namorados e um workshop sobre esta expressão artística popular, ministrada pela ArteBarca.
Um dos momentos altos aconteceu com a leitura da carta de amor vencedora do passatempo "Cartas de Amor à Moda Antiga", lançado à participação da comunidade em geral e da comunidade escolar.
Datada de 1969, em Cabinda, Angola, a carta foi lida em público pelo seu autor, António Oliveira, num verdadeiro momento de emoção para o autor, esposa e família, e para todos os que assistiram. Todas as cartas a concurso, que ultrapassaram a centena, continuam em exposição no átrio dos Paços do Concelho, até ao dia 18 de fevereiro.
Foram dois dias de muitas iniciativas que contaram com muitos visitantes e que, como explicou, na ocasião, o Presidente da Câmara, Augusto Marinho, "Ponte da Barca, além de todo o esplendor natural e patrimonial que dispõe, só por si um destino apetecível para fazer a dois ou em família, reunimos, em colaboração com várias entidades, associações e comercio local, um conjunto de iniciativas alusivas aos namorados, ao amor, no fim de semana que antecede o Dia dos namorados".
Augusto Marinho referiu, ainda que "para além de celebrar esta data e o amor, particularmente depois de dois anos de pandemia que privou e condicionou, não só a maioria dos contactos físicos e dos afetos mais próximos de famílias, namorados, amigos, pais, avós, etc, mas também da realização de muitos espetáculos e eventos culturais. Esta exponamorados foi então mais uma forma que encontramos para promover ações que dinamizem o concelho, o comercio local e o trabalho das nossas associações, a quem agradecemos a colaboração".
Ao longo de todo o dia de domingo, Dia Mundial da Rádio, a Estação de Rádio "Barca Fm" acompanhou o evento, com vários diretos e entrevistas. Para além da Barca FM, esta iniciativa da Câmara Municipal de Ponte da Barca e da Associação Artebarca contou ainda com a colaboração do; Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca; Flor da Barca - Ana Maria Esteves; Florista Quiosque Isabel Dias; Fernanda Reis; Decorflôr - Maria de Lurdes Rocha; Joibarca; Atelier de Costura Nandi; Néu Alfaiate - Alfaiataria Moderna; Foto Rato; Circulo Perfeito- Pedro Cerqueira; Pastelaria Liz; Pastelaria Doce Lima; Pastelaria Caracas; Restaurantes O
Emigrante; Jaime Gomes; Santana; e Churrasqueira Barquense; Garagem Mota; Segurvez; Dêdê Música; Publivez, Lda.
Ponte da Barca
PONTE DA BARCA GARANTE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO PARA OS JOVENS DO CONCELHO
Foi aprovado, na última reunião do executivo municipal, a versão final do Regulamento do Orçamento Participativo Jovem de Ponte da Barca (OPJB). Trata-se de um documento elaborado pela Câmara Municipal de Ponte da Barca que tem como missão promover uma progressiva participação dos jovens na discussão e elaboração do orçamento municipal em matéria de juventude pretendendo a participação dos jovens munícipes do Concelho de Ponte da Barca, entre os 15 e 35 anos de idade, no exercício da cidadania informada através da submissão de propostas, decisão e execução de projetos.
Esta medida vem materializar um dos objetivos principais no domínio da juventude, garantindo assim que Ponte da Barca, município que integra a rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, seja o primeiro concelho do distrito de Viana do Castelo a implementar um verdadeiro Orçamento Participativo Jovem.
O Orçamento Participativo Jovem do Município de Ponte da Barca vai, assim, permitir o envolvimento direto dos jovens na gestão pública, nomeadamente com a apresentação das suas propostas e na tomada de decisão, promovendo-se uma maior cidadania e participação ativa, valorizando a transparência na tomada de decisão e potenciando a qualidade da própria democracia.
O executivo municipal pretende que a primeira edição do OPJB arranque ainda no primeiro trimestre de 2022, tendo garantido a previsão do investimento para esta iniciativa nas Grandes opções do Plano e Orçamento para 2022.
Ponte da Barca
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|