PORTA TREZE - Associação Poética de Todas as Artes
Projeto inclusivo 'ColorADD' apresentado a 21 de fevereiro nos centros escolares do concelho
70 CRIANÇAS DO 3º E 4º CICLOS SENSIBILIZADAS PARA DIFICULDADES DOS DALTÓNICOS
Ação promovida pela Câmara Municipal Vila Nova de Cerveira e pelo Agrupamento de Escolas vai dar a conhecer o "alfabeto universal de cores" e desafiar os alunos a verem o mundo como um daltónico vê. Serão, ainda, realizados rastreios visuais e de daltonismo.
Com o objetivo de sensibilizar e até detetar eventuais casos de daltonismo em contexto escolar, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e o Agrupamento de Escolas do concelho acolhem, no dia 21 de fevereiro, uma equipa do ColorADD que vai dinamizar junto dos cerca de 70 alunos, das turmas do 3º e 4º anos de escolaridade, uma ação prática alertando para as dificuldades subjacentes a esta alteração visual, informando da existência de uma ferramenta inovadora que ajuda a minimizar o impacto desta patologia no dia a dia.
Inédito e diversas vezes premiado por todo o mundo, nomeadamente com a Medalha de Ouro da Comemoração da Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Código ColorADD, desenvolvido pelo designer português Miguel Neiva, consiste num "alfabeto universal de cores" representado por símbolos gráficos, permitindo a integração dos daltónicos em todas as atividades que exigem o reconhecimento da cor.
Além da vertente de sensibilização com a aplicação de exercícios práticos para dar a conhecer como um daltónico vive o seu dia a dia, a equipa do ColorADD estabelece parcerias com óticas locais e nacionais, de forma a que em cada sessão seja possível a realização de rastreios visuais e de daltonismo, quer permitam identificar casos de crianças daltónicas.
A ideia de Miguel Neiva de criar um sistema de identificação de cores para daltónicos nasceu quando partiu para a temática da sua tese de mestrado. Durante oito anos esteve em contacto com médicos e pessoas daltónicas para perceber as dificuldades e limitações que enfrentam, mas também para encontrar uma ferramenta inovadora que ajudasse a garantir uma comunicação acessível para todos. Dois anos pós a defesa da tese, em 2010 nasce o projeto ColorADD, atualmente implementado em vários cantos do mundo, nas mais diversas áreas da Educação, Atividade Económica, Cultura, Mobilidade, Modernização Administrativa, Ambiente e a própria Comunicação.
Estima-se que, em todo o mundo, existam 350 milhões de pessoas com esta limitação que impede a correta identificação das cores.
Município de Vila Nova de Cerveira
'Cerveira Viva: Carnaval 2022' decorre a 28 de fevereiro
AUTARQUIA PROMOVE FESTA DE CARNAVAL COM BARES LOCAIS E DJ'S
Tendo como cenário a beleza do rio Minho, o evento proporciona oito horas de animação musical. A entrada é livre, mas sujeita às regras definidas pela DGS.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira está a preparar uma animada Festa de Carnaval. Numa tenda 'iglo' de 500m2 instalada no Jardim da Piscina Municipal, a diversão noturna protagonizada por seis DJ's arranca às 22h00 de 28 de fevereiro, prolongando-se madrugada dentro, até às 06h00 do Dia de Carnaval, 1 de março. A entrada é livre, mas sujeita às regras definidas pela DGS para a mitigação da Covid-19.
Da programação minuciosamente elaborada pela autarquia cerveirense para proporcionar uma noite memorável consta o DJ Mello, a quem cabe a abertura da pista (22h00), seguindo-se, uma hora depois, às 23h00, o DJ Overule & Landu BI. Entre a 01h00 e as 02h30 atua o DJ Pedro Tabuada que dá lugar a BIIA. O encerramento fica a cargo do DJ Frank Maurel que sobe à pista entre as 04h00 e as 06h00.
O espaço será ainda dinamizado por bares do concelho. A autarquia considera ser esta uma forma de apoiar este setor cuja atividade económica foi duramente penalizada com encerramentos por períodos alargados provocado pela pandemia.
Município de Vila Nova de Cerveira
13ª edição "Lampreia do rio Minho: Um Prato de Excelência" até 15 de abril
DEZASSEIS RESTAURANTES DE CERVEIRA APRESENTAM DIFERENTES
CONFEÇÕES DA LAMPREIA NOS SEUS CARDÁPIOS DE FIM DE SEMANA
O maior número de estabelecimentos aderentes à iniciativa resulta de uma reunião entre empresários do setor e o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira,
para abordar a importância da gastronomia tradicional como alavanca de um turismo de qualidade e diferenciado.
Durante todos os fins-de-semana, até 15 de abril, 16 restaurantes do concelho de Vila Nova de Cerveira apresentam os mais saborosos pratos confecionados com a distinta Lampreia do rio Minho. Trata-se da 13ª edição da 'Lampreia do rio Minho - Um Prato de Excelência' presente em cerca de 100 restaurantes dos seis municípios parceiros do Vale do Minho, numa organização da ADRIMINHO, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
O lançamento oficial decorreu, esta quarta-feira, em Melgaço, com o Município de Vila Nova de Cerveira a fazer-se representar pelo Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, que convidou três pescadores cerveirenses - Alberto Castro, Napoleão Rodrigues e João Araújo - a acompanhar o evento para partilhar testemunhos e experiências do seu dia a dia de safra da lampreia. A Loja Interativa de Turismo complementou a presença com uma mesa adocicada recheada dos tradicionais biscoitos de milho, Cerveirenses e Hidromel, além de material informativo alusivo à atividade muito singular do Aquamuseu do rio Minho na valorização deste ciclóstomo.
O objetivo deste conceituado certame gastronómico é dar maior visibilidade aos pratos tradicionais, em particular valorizar a lampreia do Rio Minho enquanto recurso endógeno, assim como promover as potencialidades naturais e patrimoniais de cada concelho, através do envolvimento das populações em torno desta estratégia territorial.
Durante uma reunião preparatória do evento, decorrida no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, desafiou os proprietários dos restaurantes do concelho a aderir a esta iniciativa gastronómica, aliando um dos ex-libris do rio Minho com técnicas ancestrais de confeção, potenciando um turismo que se pretende diversificado e de qualidade.
Assim, em Vila Nova de Cerveira, é possível degustar esta iguaria tão singular e reconhecida nacional e internacionalmente, em especial no mercado ibérico, em 16 restaurantes, nomeadamente, Abrigo das Andorinhas, Adega Real, Boega - O Peregrino, Cantinho dos Amigos, Casa das Velhas, Casa Lau, Casebre, Central, Costa Verde, D. Júlio, D. Lima, Glutão, Lavrador, Luso-Galaico, O Cervo, e o Dias. Além da lampreia confecionada das mais variadas formas, quem visitar a 'Vila das Artes' pode ainda usufruir de uma panóplia de atividades que o Município de Vila Nova de Cerveira promove para atrair cada vez mais visitantes, bem como para dinamizar a economia local.
Da programação cultural prevista para o mês de fevereiro, destacam-se os concertos 'Diálogos entre a Música e o Património', nas Igrejas Paroquiais, e a Festa de Carnaval com bares locais e DJ's - 'Cerveira Viva: Carnaval 2022' (dia 28); em março mais uma edição dos ETC… Encontros de Teatro (dias 5, 19 e 27) com teatro infantil, de comédias e de revista; e em abril, a comemoração da quadra pascal (de 15 a 17), especificamente um Mercado de Doces da Páscoa, a atividade infantil 'Caça aos Ovos', uma Exposição de Ovos Gigantes no centro histórico e a singular Queima de Judas, além da Festa do Livro e da Leitura (1 a 30), do "Há Jazz no Museu" (dia 30), e das sugestões do turismo ativo e das visitas a museus.
Município de Vila Nova de Cerveira
Beatriz Coelho venceu a 4ª edição do Minho Young Chef Awards (MYCA)
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL FELICITA
JOVEM CERVEIRENSE ELEITA 'MELHOR JOVEM CHEF DO MINHO'
Durante a receção oficial no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira,
manifestou o grande orgulho desta conquista de Beatriz Coelho que enaltece o nome do concelho e da região, desejando-lhe os maiores sucessos profissionais.
A jovem Cerveirense Beatriz Coelho, aluna da ETAP - Escola Profissional e eleita a grande vencedora da 4.ª Edição do Minho Young Chef Awards (MYCA), foi recebida, esta segunda-feira, pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, que a congratulou por "este distinto reconhecimento", deixando votos de "uma carreira de sucesso numa área em grande evolução como é a da gastronomia". "É um grande orgulho premiar jovens com espírito de iniciativa e o desafio deste executivo é encontrar soluções para valorizar a nossa juventude. A Câmara Municipal está sempre disposta a apoiar quem tem objetivos traçados e não desiste até os concretizar", referiu o autarca. Para perpetuar este ato simbólico da autarquia, Rui Teixeira ofereceu a medalha-brasão do Município.
Natural da Freguesia de Gondarém, Beatriz Coelho, de 17 anos, frequenta o terceiro ano do curso profissional de Técnico de Cozinha e Pastelaria da ETAP de Vila Praia de Âncora. Assegura que "o sonho é trabalhar na área, em Portugal ou até tentar uma carreira de chef no estrangeiro". Para complementar a área formativa decidiu participar no concurso Minho Young Chef Awards, que decorreu entre os dias 08 e 10 de fevereiro, no Multiusos de Guimarães, e no qual conquistou o título de Melhor Jovem Chef do Minho. Após esta grande conquista, o desafio seguinte é representar a região no European Young Chef Awards, que terá lugar na Noruega.
Perante um recorde de participação de 23 alunos, de 10 escolas, das três Comunidades Intermunicipais que compõe o Consórcio Minho Inovação, a edição desde ano do Minho Young Chef Awards (MYCA) contou com as categorias de cozinha, pastelaria - que foi uma estreia -, e ainda sala e bar. O objetivo do concurso é dar a conhecer os jovens talentos da gastronomia em Portugal.
Depois de dois dias de provas e eliminatórias, a grande final distinguiu os Jovens Chefs eleitos nas categorias de Cozinha, Pastelaria e Sala & Bar, sendo atribuído o maior galardão, de Melhor Jovem Chef do Minho, à cerveirense Beatriz Coelho.
Município de Vila Nova de Cerveira
15ª edição do Concurso Nacional de Leitura
14 ALUNOS CERVEIRENSES VÃO DISPUTAR A FASE INTERMUNICIPAL EM VALENÇA
Na qualidade de Presidente do Júri da Fase Municipal do concurso, a Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, acompanhou as provas realizadas na passada quinta-feira, na Biblioteca Municipal, felicitando todas as crianças e jovens pelo interesse e participação.
Já foram apurados os alunos cerveirenses que vão representar o Município na Fase Intermunicipal da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura. Das 26 crianças e jovens presentes à Fase Municipal, que decorreu na passada quinta-feira, na Biblioteca Municipal, 14 do 1º ciclo ao secundário ficaram apuradas para a próxima etapa, agendada para dias 22 e 29 de abril, em Valença.
A Vereadora da Educação, Sónia Guerreiro, que desempenhou a função de Presidente de Júri, abordou a importância "do gosto pela leitura para o enriquecimento pessoal e, futuramente, desenvolvimento profissional", e felicitou todos os alunos "pela participação e envolvimento numa iniciativa que estimula o gosto e os hábitos de leitura, contribuindo ainda para melhorar a compreensão literária".
A próxima fase - a intermunicipal - é dividida em duas etapas. Para o dia 22 de abril estão previstas as provas escritas que serão realizadas online; e a 29 de abril, a prova oral dos alunos apurados na prova escrita, em formato presencial, na Biblioteca Municipal de Valença, de forma a apurar os alunos que vão concorrer a nível nacional.
Os livros para a fase intermunicipal já foram selecionados, nomeadamente "A menina do mar" de Sophia de Mello Breyner Andresen para o 1º ciclo; "A bicicleta que tinha bigodes" de Ondjaki para o 2º ciclo; "O pintor debaixo do lava-loiça" de Afonso Cruz para o 3º ciclo; e "O filho de mil homens" da autoria de Valter Hugo Mãe, dirigido ao Secundário.
O Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) que se organiza em diferentes fases: Escola/ Municipal/ Intermunicipal/ Nacional, cujo objetivo é o de estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão e os hábitos de leitura nas crianças e jovens.
Lista dos Alunos Cerveirenses apurados para a Fase Intermunicipal:
1º Ciclo
" Maria Jácome Pereia (4ºB - CEC)
" Matilde Ferreira Afonso (4ºA - CEC)
" Sara Torres Álvarez (3ºA- CEN)
" Vitória Magalhães P. G. Guerreiro (4ºB - CEC)
2º Ciclo
" Manuel Maria Barrosos Guerreiro da Silva Alves (5ºA)
" Marina Dias Lança (5ºD)
" Matias Fernandes Gonçalves (5ºB)
" Vitória Caldas de Araújo (6ºC)
3º Ciclo
" Lara Alves Dantas (9ºC)
" Leonor Isabel Dantas Pereira (9ºA)
" Mariana Andreia da Silva Pimenta Gonçalves (9ºC)
" Tiago da Cunha Morado (9ºD)
Secundário
" Jéssica Alexandra Cunha Sousa (10ºC)
" Tânia Mendes (12ºB)
Município de Vila Nova de Cerveira
Formação "Transmedia e storytelling no setor cultural": inscrições abertas
A última ação de formação digital de 2022, promovida pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira, é dedicada à estratégia de transmedia e storytelling no setor cultural. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 9 de março e são limitadas às vagas existentes.
João Miguel Lopes e Soraia Ferreira são os formadores convidados da última ação de formação digital de 2022, que pretende capacitar os profissionais do setor da cultura e o público em geral, de estratégias de mediação e comunicação com os públicos.
Atualmente, as pessoas procuram nas marcas, temáticas e conteúdos que façam o paralelismo com as suas histórias de vida e histórias de natureza social. Este desafio tem gerado um novo paradigma de comunicação, onde as marcas se tentam humanizar e promover experiências mais impactantes junto dos seus públicos e as instituições culturais não são exceção.
Neste contexto, nasce a estratégia de narrativa transmedia e storytelling no processo de comunicação de marcas e entidades. Nesta sessão será, assim, abordado como é possível trabalhar uma mensagem com base em valores e traços humanos, tirando partido dos meios e plataformas (off e online).
A participação é gratuita e limitada e encontra-se sujeita a inscrição até ao dia 9 de março. A sessão terá um total de 6 horas (10h00-13h00, 14h00-17h00) e a certificação será outorgada pela FBAC.
De referir que esta iniciativa é promovida no âmbito da candidatura "Fundação Bienal de Arte de Cerveira: a Arte Contemporânea integrada na sociedade e no mundo" (2020 - 2021 - Apoio Sustentado - Artes Visuais), que conta com o apoio da República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes.
Programa:
" O conceito e estratégia de Storytelling e Transmedia (TS)
" Como usar a estratégia de Storytelling e Transmedia na comunicação de marcas - branded content
" Elementos para a construção de uma narrativa: tema, personagens, mundo narrativo, estrutura narrativa
" Apresentação de casos práticos
Biografias formadores:
João Miguel Lopes
Acumula 20 anos de experiência como consultor em agências de marketing e comunicação, desenvolvendo de projetos de ativação de marcas no meio digital online.
Docente em Mestrados e Pós-Graduações na Universidade de Aveiro, Universidade Portucalense, no IPAM e IADE, nas áreas de Marketing Digital, Digital Branding, Content Marketing e Transmedia Storytelling.
Participou com temáticas nas áreas de Marketing Digital, Social Media Marketing e Transmedia Storytelling nos livros: "Marketing a Preto e Branco", "Marketing Digital 360", "Vídeo Marketing" e "Marketing de Alimentos para iniciantes".
Soraia Ferreira
É consultora e formadora na Yellow Pictures nas áreas de comunicação e transmedia storytelling e docente no Mestrado de Multimédia da Universidade do Porto, lecionando transmedia storytelling, narrativas interativas e documentário.
É nesta mesma área que também é docente no Mestrado Europeu em Realização e Produção para Cinema - Kino Eyes na Baltic Film, na Media and Communication School da Universidade Lusófona de Lisboa.
É Doutorada com distinção em Media Digitais - Especialização Criação de Audiovisual e Criação de Conteúdos Interativos, pela Universidade do Porto. Com um Mestrado em Estudos Cinematográficos pela Universidade Lusófona de Lisboa, é ainda licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Universidade Católica do Porto.
Iniciou a sua carreira em Los Angeles, onde trabalhou como colaboradora direta da Presidente da empresa distribuidora Hyde Park International.
Desde 2003, tem produzido, de forma independente, curtas-metragens em Los Angeles, Porto e Lisboa.
Fundação Bienal de Arte de Cerveira
|