JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

"12 Meses 12 Caminhadas 2022": Caminhos de Santiago pelo Minho - Etapa 2

No próximo dia 6 de Março, a ARDAL/Porta do Mezio irá continuar o Caminho Minhoto Ribeiro e irá realizar a segunda etapa, em Arcos de Valdevez.

Desta vez iremos caminhar desde Vilela a Cabreiro, num percurso carregado pela ruralidade e pelos caminhos e pontes medievais.

Participe nesta aventura à descoberta da história, das lendas e de outras maravilhosas curiosidades do Caminho de Santiago.

A partir das 08h30 da manhã e até às 09h00, acontecerá o check-in, que será junto à Pastelaria Dida, em Arcos de Valdevez.

Pelas 09h00, arrancaremos em caravana até à Freguesia de Vilela, local onde será o início da caminhada.

Aventure-se, aceite o nosso convite e venha passar um dia diferente.

Programa:
Data: 6 de Março de 2022
8h30 - Receção dos participantes na Pastelaria Dida, Campo do Trasladário, Arcos de Valdevez
Coordenadas GPS: 41º84`54``N; - 8º41`77``W
9h00 - Partida para Vilela, Arcos de Valdevez
9h20 - Início da Caminhada
12h30 - Fim da Caminhada

Duração: 6 km
Dificuldade: Fácil
Preço: 10€/pessoa
Inscrições: limitadas e obrigatórias - 258 510 100/ portadomezio@ardal.pt
[* A hora de fim da atividade pode alterar-se conforme as condições e os participantes.]

Nota: As atividades serão realizadas com a máxima segurança e requerem inscrição prévia. Cumprimos todas as orientações da Direção Geral de Saúde.

Os participantes devem trazer roupa e calçado apropriado e impermeável, água e reforço alimentar.

Municipio de Arcos de Valdevez



Município investe 310 mil euros para assegurar transporte coletivo de passageiros em Arcos de Valdevez

O Município vai garantir os transportes coletivos de passageiros em 15 linhas de carreira pública do nosso concelho. Para tal irá investir cerca de 310 mil euros.

Esta situação decorre do pedido de suspensão das carreiras, pelas empresas concessionárias, devido ao decréscimo na procura do transporte coletivo de passageiros no concelho de Arcos de Valdevez, no atual contexto de pandemia COVID 19 e do défice financeiro dos serviços de transporte.

A Câmara Municipal considera que, apesar do decréscimo de procura, existem necessidades de transportes a satisfazer, designadamente das populações mais isoladas e de alunos, no âmbito do transporte escolar, pelo que se tornou necessário tomar medidas que viabilizassem a continuação dos serviços de carreira pública de transporte de passageiros.

Assim, a Autarquia aprovou uma compensação financeira a atribuir aos concessionários, suportada pelo Município e enquadrada no Programa de Apoio à Redução tarifária (PART) e no Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta de Transporte Público (PROTransP), de modo a minimizar o défice de exploração e permitir a continuidade da exploração do serviço concessionado.

O Município arcuense aprovou a celebração de dois Contratos de Serviço Público que visam garantir a continuação das carreiras de transporte público coletivo de passageiros, com os operadores Salvador Alves Pereira & Filhos, Ldª, no valor de 243.500,00, e com a Auto Viação Cura, Ldª, no valor de 66.650,00€, a vigorar até dia 30 de junho de 2022, respetivamente.

O Contrato a celebrar com o operador Salvador Alves Pereira & Filhos, Ldª corresponde às carreiras públicas realizadas durante o período escolar e aos percursos Eiras - Aguiã; Ermelo; Portela de Alvite - Sistelo; Soajo; Ermelo por Oliveira; Extremo por Loureda; Centro Escolar - Prozelo - Sabadim; Centro Escolar - Giela - Sabadim; Miranda - Arcos de Valdevez; Travassos - Rio Frio; Centro Escolar da Vila - Távora e Centro Escolar da Vila - Sabadim.

Já o contrato a celebrar com a Auto Viação Cura, Ldª visa garantir a continuação das carreiras de transporte público coletivo de passageiros de Arcos de Valdevez - Ponte de Lima (por Ponte da Barca); Arcos de Valdevez - Ponte de Lima (por Refoios) e Arcos de Valdevez - EB2/3 Padre Himalaia/Távora.

Estes são esforços que a Câmara Municipal irá realizar para garantir que os transportes públicos continuem a existir nestes locais, contribuindo para a melhoria da mobilidade da população arcuense.

Municipio de Arcos de Valdevez



"Arcos à Mesa" regressa com Cozido à Moda dos Arcos

Fim-de-semana Gastronómico

De 26 de Fevereiro a 1 de Março

De 26 de fevereiro a 1 de Março, a iniciativa Arcos à Mesa - Fim-de-semana Gastronómico regressa aos restaurantes arcuenses com o tradicional "Cozido à moda dos Arcos".

Este prato de excelência na gastronomia arcuense é confecionado com produtos locais de qualidade e com um tratamento especial das muitas carnes que o compõe, nomeadamente o presunto, a galinha caseira, a orelheira salgada, o toucinho entremeado, o chouriço de carne, a sanguinha, o entrecosto, entre outras. Para acompanhar este prato sugerimos os excelentes vinhos verdes da região, e como sobremesa, os Charutos de Ovos, uma das 7 Maravilhas Doces de Portugal, acompanhados da Laranja de Ermelo, o Bolo de Discos e o Bolo de Mel do Soajo, os quais compõem a doçaria arcuense.

Aproveite para visitar Arcos de Valdevez, situado a uma hora do Porto e Vigo, e faça um roteiro gastronómico pelos sabores tradicionais desta Vila minhota.

Porque também estamos em época de Carnaval, não pode deixar de fazer um registo fotográfico junto do nosso palhaço gigante. Uma estátua de 4 metros, realizada por um artista arcuense, que assinalará mais um entrudo e os 20 anos da Associação de Festas Folia.

Aqui poderá também realizar passeios ao ar livre, caminhadas ou trilhos, usufruir da Ecovia do Vez, bem como realizar visitas a quintas de vinho verde e desportos de natureza. Para além disso poderá ainda visitar o Paço de Giela, o Centro Interpretativo do Barroco, a Porta do Mezio, Sistelo ( uma das 7 Maravilhas de Portugal/Aldeias) e Soajo conhecido pela sua Eira dos Espigueiros Comunitária, no Parque Nacional Peneda-Gerês.

Visite a Arcos de Valdevez Onde Portugal se Fez!

Próximos "Arcos à Mesa" - Fim-de-semana Gastronómico
¢ Arcos à Mesa: "Cabrito" | 8 e 9 de Abril
¢ Fim-de-semana Gastronómico: "Carne da Cachena com Arroz de Feijão Tarreste" | 30 de Abril e 1 de Maio

Municipio de Arcos de Valdevez



CIAB - Tribunal Arbitral de Consumo, integra a RACE (Rede de Apoio ao Consumidor Endividado)

O Município de Arcos de Valdevez é associado do CIAB - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo/Tribunal Arbitral de Consumo, desde 2008.

Este serviço da Autarquia recolhe e regista as queixas dos munícipes e posteriormente faz o respetivo acompanhamento e encaminhamento do processo para o CIAB - Centro de Informação, Mediação e Arbitragem de Consumo/Tribunal Arbitral de Consumo.

O CIAB tem como missão informar consumidores e agentes económicos dos seus direitos e deveres sobre o mercado de produtos e serviços e regular conflitos de consumo através da mediação, conciliação e arbitragem.

Atua em conflitos de consumo decorrentes de contratos à distância, vendas ao domicílio e equiparadas, conflitos transnacionais desde que o agente económico possua representação num dos onze municípios referidos, bem como no âmbito dos litígios decorrentes do projeto Casa Pronta, um serviço existente nalgumas Conservatórias do Registo Predial que permite tratar aí de todas as operações relacionadas com a transmissão de um imóvel.

Atualmente o CIAB também está a dar apoio aos consumidores no âmbito da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

A função da Rede é disponibilizar um serviço de apoio, informação e aconselhamento junto dos consumidores que se encontrem em situação de risco de incumprimento dos contratos de crédito ou que, em virtude da mora no incumprimento das obrigações decorrentes da celebração de contratos de crédito, sejam inseridos no processo de negociação com a Instituição de Crédito.

Municipio de Arcos de Valdevez




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais