JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Está de volta o Circuito Distrital de Trail promovido pela Associação de Atletismo de Viana do Castelo

Depois de um ano de interregno, forçado pela pandemia covid-19, está de novo em execução o Circuito Distrital de Trail AAVC, que irá ditar os vencedores dos campeonatos regionais de trail no ano de 2022.

Será no Minho e Lima Trail, organizado pela equipa de mesmo nome, que a 13 de março se concretizará a primeira das sete etapas que compõem o circuito. O secretariado para entrega de dorsais estará disponível no Pavilhão da Expolima, e é no mesmo local que se fará a concentração/embarque dos atletas para participarem no Trail Curto cuja partida será feita na freguesia da Boalhosa.

Terão assim oportunidade, os atletas filiados na AAVC que se inscreveram no Minho e Lima Trail, de começar a amealhar os pontos que no final do circuito irão sagrar os campeões regionais de Trail, nas vertentes de Curto, Longo e Ultra, em ambos os sexos, nos escalões de Sub23, Seniores, Veteranos 40, Veteranos 50 e Veteranos 60.

Com base nas classificações individuais que os atletas venham obter no Circuito, serão também efetuadas classificações coletivas que irão determinar, em cada distância (Curto, Longo e Ultra), e em cada género (Masculino e Feminino) os clubes vencedores do circuito em termos coletivos.

Os vencedores do Circuito Distrital de Trail, para além da conquista do título regional em disputa, serão ainda convidados pela ATRP para participar na Taça Nacional de Trail que esta organização anualmente promove.

Associação de Atletismo de Viana do Castelo



>CIM Alto Minho participa na NAUTICAMPO - Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) participa na NAUTICAMPO - Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas, que decorre de 16 a 20 de fevereiro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL) - Parque das Nações, Lisboa.

A NAUTICAMPO é o maior evento, e um dos mais antigos da Europa, de atividades outdoor realizado em Portugal, e o seu prestígio coloca-a ao lado dos melhores eventos indoor, dinamizadores de atividades ao ar livre da Península Ibérica, rivalizando com os melhores eventos do sector da Europa. Os sectores que compõem a NAUTICAMPO representam uma elevada percentagem das empresas do mercado, que contribuem de forma decisiva para o crescimento das várias economias associadas às indústrias do lazer.

Este salão internacional de atividades outdoor recebe a cada edição milhares de visitantes que procuram as mais recentes novidades in loco, bem como entusiastas que pretendem encontrar um estímulo à adoção de novos hábitos e estilos de vida ao ar livre. Para além da mostra de produtos, a NAUTICAMPO é também um espaço de interatividade, de experimentação e debate de ideias das várias atividades e modalidades presentes, com destaque para a conversa a realizar no dia 17, intitulada "Destinos Outdoor - a fuga das cidades e o encontro com a natureza", na qual se debaterá o crescimento integrado das regiões sendo um dos exemplos as Estações Náuticas.

A participação da CIM Alto Minho neste salão decorre no âmbito do projeto Fronteira Esquecida Limia-Lima (http://www.cim-altominho.pt/fotos/editor2/fronteira_esquecida_resumo_site.pdf), cofinanciado pelo programa: INTERREG V-A España-Portugal (POCTEP), o qual visa proteger e valorizar o património cultural e natural, como suporte de base económica da região transfronteiriça. Esta participação tem como objetivo potenciar e promover os recursos naturais e culturais do rio Limia-Lima e a sua envolvente realçando o potencial turístico da região e os agentes turísticos locais que operam no território, bem como relançando o território como um geo-destino turístico de qualidade e sustentável. Esta participação representa, ainda, uma grande oportunidade para divulgar a Estação Náutica do Alto Minho (ENAM), e promover e vender alguns dos produtos e experiências presentes na nossa região, em particular ao nível das atividades de mar e rio (Náutica e Natureza).

CIM Alto Minho



Projeto cultural e turístico aproxima as universidades e os investigadores aos municípios minhotos durante dois anos

"MINHO INOVAÇÃO" LANÇOU CICLO DE CONFERÊNCIAS EM 24 MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO MINHO

"Iniciativa aborda narrativas no feminino de uma geografia identitária"

O Consórcio Minho Inovação, que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, promoveu durante cerca de dois anos, de fevereiro de 2020 a janeiro de 2022, a maior rede de conferências, nos 24 municípios do Minho, cruzando "estórias do Minho" com narrativas no feminino a partir de uma geografia identitária deste território, numa estratégia concertada que se destinou a reforçar a identidade cultural do Minho e, desta forma, a dinamizar esta importante região do ponto de vista do conhecimento, das artes e do turismo.

Neste Ciclo de Conferências que percorreu os 24 municípios do Minho, pretendeu-se valorizar um olhar inovador sobre a herança cultural do Minho rememorada no feminino, enquanto sociedade de forte tradição matriarcal, propiciando uma narrativa congregadora de saberes e valores identitários que importam estudar, conhecer, cuidar, preservar, valorizar e divulgar.

O lançamento do programa do ciclo de conferências foi feito sempre articulado com os órgãos de comunicação social e de forma digital com divulgação nas redes sociais (Facebook "Amar o Minho" /YouTube Amar Minho). O elevado número de partilhas e visualizações quer no Facebook "Amar o Minho" quer no Youtube realçam a qualidade do trabalho e a capacidade de transmissão deste tipo de iniciativas, tornado-se viral em todos os meios digitais.

Maria de Lurdes Rufino, coordenadora deste programa, foi a curadora responsável pelos conteúdos abordados em articulação com os 24 municípios do Minho.

Para estas conferências foram convidadas 77 oradores com grande relevância académica e com trabalho de investigação de relevo nas diferentes matérias e períodos abordados em cada município que ampliaram este olhar sobre a Identidade Cultural do Minho. A organização pretendeu, além de fornecer aos participantes os conteúdos sobre os temas propostos, promover também uma experiência identitária do território, através da dinamização de um momento cultural ligado a cada uma das conferências, contemplando as diferentes artes do palco como o teatro, a dança, a música ou recitais de poesia.

O programa foi revisto em plena pandemia e adaptado às exigências do combate à propagação do COVID-19, apresentando-se como um caminho para dinamizar a programação cultural neste tempo novo e, em alguns casos, colmatar vazios de programação que aconteceram inevitavelmente nos municípios. Neste contexto, foi sempre assegurado via streaming a transmissão do ciclo de conferências o que permitiu ampliar e diversificar o público, que ultrapassou os 700 participantes.

No entanto, apesar dos constrangimentos decorrentes dos diversos momentos da situação pandémica, cumprindo todas as normas previstas pela DGS e demais autoridades no global das 24 conferências tiveram uma participação física de cerca de 500 participantes.

Este ciclo iniciou-se com a primeira sessão a 12 de fevereiro de 2020, em Vila Verde, na Casa do Conhecimento, subordinada ao tema: "Uma arte de bordar por 'Aquelas Mulheres do Minho'", e após percorrer todos o Concelho do Minho com distintas temáticas, encerrou esta edição no passado dia 29 de janeiro em Paredes de Coura abordando a temática "Elzira Dantas Machado - Pátria e República".

Conheça aqui a súmula do trabalho desenvolvido.



MINHO INOVAÇÃO



GNR: Atividade operacional semanal

O Comando Territorial de Viana do Castelo, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 7 a 13 de fevereiro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

1. Detenções: 17 detidos em flagrante, destacando-se:
" Seis por condução sob o efeito do álcool;
" Cinco por condução sem habilitação legal;
" Dois por tráfico de estupefacientes.

2. Apreensões:
" 117 doses de liamba;
" 35 doses de haxixe;
" Três balanças de precisão;
" Uma arma branca;
" Uma arma de ar comprimido;
" Dois telemóveis.

3. Trânsito:

Fiscalização: 370 infrações detetadas, destacando-se:
" 90 por excesso de velocidade;
" 33 por excesso de peso;
" 32 por falta de inspeção periódica obrigatória;
" 25 por infração aos tacógrafos;
" 18 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
" 17 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
" Dez por falta de seguro de responsabilidade civil;
" Oito por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei.

Sinistralidade: 44 acidentes registados, destacando-se:
" Um ferido grave;
" 17 feridos leves.

4. Fiscalização Geral: 12 autos de contraordenação:
" Oito autos no âmbito do consumo de estupefacientes;
" Três auto no âmbito do policiamento geral;
" Um no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente.

5. Ações de sensibilização:
" 31 no âmbito da Operação "Internet Segura 2022", tendo sido sensibilizados 783 alunos;
" 13 no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, tendo sido sensibilizados 168 pessoas;
" Duas no âmbito do Programa "Idoso em Segurança", tendo sido sensibilizados 16 idosos.


Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais