JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

"Conferência Celebração da Certificação" do Caminho Português de Santiago - Caminho da Costa

Caminha acolheu a "Conferência Celebração da Certificação" do Caminho Português de Santiago - Caminho da Costa, uma iniciativa do TPNP que juntou autarcas dos 10 municípios portugueses que integram o percurso e ainda da Galiza, assim como representantes do Turismo das duas regióes.

Reportagem da Altominho TV.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Município tem aumentado apoios financeiros e outros no âmbito da COVID 19

CÂMARA CONCEDE APOIO FINANCEIRO EXTRAORDINÁRIO ÀS IPSS NO VALOR DE 27.500 EUROS

A Câmara Municipal vai conceder um apoio financeiro extraordinário às IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social, no valor global de 27.500,00 €, ou seja 2.500,00 € a cada valência (creche/jardim-de-infância e centros de dia/lares) de cada instituição, designadamente as que apoiam os idosos em regime residencial ou apoio domiciliário e apoio à infância. A proposta foi ontem apresentada pelo Presidente, Miguel Alves, e aprovada por unanimidade em reunião do Executivo.

O apoio contempla a Casa de Repouso da Confraria do Bom Jesus dos Mareantes, Lar de Santa Rita da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, Centro de Bem-Estar Social de Seixas, Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação de Vilarelho, Centro Social e Paroquial de Moledo, Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Riba de Âncora, Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia de Caminha, Patronato Nossa Senhora da Bonança de Vila Praia de Âncora, Creche Mundo Colorido do Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora e Creche e Jardim de Infância da Casa do Povo de Lanhelas.

Conforme explicou Miguel Alves, o Município está a preparar um normativo específico para definir as condições de apoio às instituições de cariz social, mas o valor agora atribuído destina-se a ajudar os organismos nas despesas a que tenham de fazer face nesta altura.

Recorde-se que a Câmara Municipal tem vindo a conceder apoios extraordinários nos últimos anos, nomeadamente por causa da epidemia da doença provocada pela COVID 19, que também teve consequências ao nível económico e financeiro. Conforme se lê na proposta, as instituições Particulares de Solidariedade Social "foram especialmente afetadas pela situação pandémica, não só pela necessidade de readaptarem procedimentos, como também pelo facto de terem enfrentado várias situações de contágio por COVID 19, não só entre os utentes, mas também entre os funcionários" e em alguns casos, sobretudo nas instituições com valência de Infância e Juventude, houve um decréscimo das receitas, por força do encerramento do ensino presencial, em todos os níveis de ensino no ano letivo de 2020/2021.

O Município de Caminha tem desempenhado um papel ativo na mitigação dos efeitos nefastos que a pandemia tem causado no concelho. Ao longo do biénio de 2020 e 2021, a autarquia tomou várias medidas, entre outras a concessão de um subsídio extraordinário a cada IPSS e a comparticipação total de pagamento das faturas de serviço de água e saneamento e isenção do pagamento do serviço de recolha de resíduos urbanos, para as IPSS do concelho de Caminha que acolhem ou cuidam de idosos em regime presencial ou através do apoio domiciliário, bem como para aquelas que apoiam a infância através do serviço de creche e/ou jardim-de-infância, medida essa em vigor até 31 de dezembro de 2021.

Na reunião do Executivo de ontem, foi também aprovada a atribuição de subsídio à Junta de Freguesia de Caminha e Vilarelho para apoio à requalificação da rua lateral ao Cemitério Municipal de Caminha, no valor de 10 mil euros. A requalificação pretende dotar a artéria de melhores condições de acessibilidade, segurança e comodidade para os seus utilizadores. Segundo a Junta de Freguesia, o plano de intervenção contempla a regularização e substituição do pavimento e a instalação de um corrimão ao longo do percurso até à entrada do cemitério.

Gabinete de Informação ao Munícipe



"A dinâmica da empreitada esconde uma obra impressionante que honra Vila Praia de Âncora e o concelho de Caminha", realça o Presidente da Câmara

OBRAS DA ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DO VALE DO ÂNCORA E ESPAÇOS DE INTEGRAÇÃO PARA O ENSINO ARTICULADO AVANÇAM A BOM RITMO

Investimento da ordem dos dois milhões de euros

As obras de construção da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora e Espaços de Integração para o Ensino Articulado estão já bastante avançadas, tudo fazendo crer que o próximo ano letivo decorrerá em "casa nova". Trata-se de mais um investimento avultado na área da Educação, da ordem dos dois milhões de euros, visitado há dias pelo Presidente, Miguel Alves, Vereadores da Educação e Obras Públicas e responsáveis do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha e da Academia de Música Fernandes Fão (AMFF).

"A obra decorre a bom ritmo e temos a certeza que os meninos do 1º ciclo do Vale do Âncora e os alunos da AMFF vão iniciar o próximo ano letivo nestas novas instalações. A dinâmica da empreitada esconde uma obra impressionante que honra Vila Praia de Âncora e o concelho de Caminha. As pessoas ainda não têm boa noção daquilo que está ali a nascer, mas quando virem o resultado final, a população vai perceber o nível de cuidado e investimento que foi colocado neste investimento", sublinhou o Presidente da Câmara.

Para Miguel Alves, sendo certo que as renovadas instalações se traduzirão numa tremenda melhoria das condições de ensino e aprendizagem, a questão arquitetónica constitui igualmente uma mais valia, contribuindo para uma nova centralidade na Vila: "vamos ter melhores condições para os nossos alunos do ensino recorrente e articulado e uma peça de arquitetura que encaixa como uma luva neste quarteirão do ensino. Educação, reabilitação urbana e reforço de Vila Praia de Âncora como terra de excelência, é sempre uma aposta ganha!"

A empreitada compreende uma grande intervenção na Escola Básica e Secundária, incluindo a construção de um novo edifício, que albergará o ensino do 1º ciclo e a Academia de Música Fernandes Fão. De acordo com o projeto, o novo edifício contempla várias salas de aula, polivalentes e específicas. Haverá também um novo acesso ao estabelecimento de ensino, a pensar nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. O espaço exterior será igualmente renovado, sendo redesenhados os locais destinados à prática de educação física. O espaço reservado à Academia de Música Fernandes Fão contempla espaços para a parte administrativa, salas de aula, estúdio, salas de estudo individualizado e um auditório com capacidade para cerca de 170 pessoas, prevendo-se uma utilização polivalente.

Entretanto, em dezembro último, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha e o Ministro de Educação assinaram um Acordo de Colaboração para a requalificação dos espaços desportivos da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, onde se definem os termos e condições de execução de mais um investimento complementar que servirá o equipamento escolar sito em Vila Praia de Âncora com a construção e reabilitação do campo de jogos exteriores e dos balneários, numa empreitada de 150 mil euros que será financiada a 50% pelo Ministério da Educação.

Gabinete de Informação ao Munícipe



ROBALO DO MAR DA ÍNSUA E OUTROS PETISCOS DE VOLTA EM FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO

Os "Fins de Semana Gastronómicos" estão de volta ao concelho de Caminha nos dias 18, 19 e 20 de março. À mesa o peixe fresco de exceção, representado pelo Robalo do Mar da Ínsua, que será servido nos restaurantes aderentes à iniciativa, que terão também no menu, à sobremesa, o Leite Creme Queimado, e como petisco as Pataniscas de Bacalhau. Mas a ideia é ficar para além do almoço ou do jantar, porque vai mesmo valer a pena.

A Câmara de Caminha associa-se, nesta iniciativa, ao Turismo do Porto e Norte e aos empresários da restauração e empreendimentos turísticos em geral (hotéis, turismo rural, turismo de habitação e parques de campismo), pois a ideia é oferecer aos turistas um "pacote" alargado, com alojamento a preços especiais e alguns "mimos" que oportunamente serão divulgados.

Os empresários responsáveis pelos restaurantes e empreendimentos turísticos que estejam interessados em aderir ao Fim de Semana Gastronómico, têm que fazer a sua inscrição até às 13h00 do dia 14 de fevereiro, segunda-feira próxima, a data limite de inscrição, para o e-mail: turismo@cm-caminha.pt, indicando o nome do estabelecimento, morada, contacto telefónico ou telemóvel.

Ao robalo fresco dos mares da Ínsua, pescado à linha, os nossos cozinheiros juntam apenas o tempero necessário, pois as águas do mar fazem o resto. Acompanha com a batata murro e os frescos e deliciosos legumes salteados, oriundos das mãos calejadas do nosso agricultor, ou se preferirem a fusão cria-se à medida da escolha do cliente.

No Leite Creme Queimado, o segredo está na frescura de todos os produtos do campo, desde os ovos, passando pela farinha e pelo leite, que permitem a realização deste verdadeiro manjar, tão tradicional das nossas terras.

Mas haverá também animação. A destacar a realização do Feirão de Tradições - Os Sabores do Campo e da Feira de Antiguidades e Colecionismo de Caminha.

Os espaços museológicos terão entrada gratuita, designadamente o Núcleo Museológico da Memória, Artes e Ofícios de Riba de Ancora e os Moinhos D'Apardal (Largo do Espírito Santo, Riba de Âncora - Caminha / visita gratuita com marcação prévia em jfribadeancora@gmail.com ou 96 415 49 20); Centro de Interpretação da Serra D`Arga - CISA, que promove atividades de educação ambiental, valorização e promoção do património cultural da Serra d'Arga (Arga de Baixo | Caminha - aberto de terça-feira a sábado 9h00 - 12h30 / 14h00 - 17h30 258 721 708 | 914 476 461 ou cisa@cm-caminha.pt); Centro de Interpretação Museológica do Vale do Âncora (Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora, visita gratuita, com marcação prévia em cscvpa.cultural@mail.telepac.pt ou 936 351 458); Núcleo Museológico do Centro Histórico de Caminha, na Praça Conselheiro Silva Torres, Caminha, (aberto de terça a domingo 10h00 - 13h00 / 14h00 - 18h00, com visita gratuita por marcação prévia em museu@cm-caminha.pt ou 258 023 178).

Gabinete de Informação ao Munícipe




Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais