Com cerca de 350 metros de extensão, os passadiços têm inicio no Lugar do Forno e terminam na Cascata do Fojo, um lugar sombreado, relaxado e fascinante, onde a água cai entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis.
O "quadro" da freguesia de Lara "pinta-se" com belas plantações de vinho Alvarinho, excelentes condições naturais para passar momentos agradáveis, em família ou amigos, e áreas contemplativas, como o Alto da Cotorinha, antiga eira comunitária, que projeta uma vista deslumbrante sobre a freguesia do Vale do Gadanha.
Esta quinta-feira, 13 de janeiro, dia da freguesia, fruto de parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, Lara ganhou mais um atrativo turístico com a inauguração dos Passadiços da Cascata do Fojo, estrutura com cerca de 350 metros de extensão que conduz residentes e visitantes aquele local emblemático da freguesia, um dos mais aprazíveis do nosso concelho.
Presente na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, relevou o impacto positivo deste investimento no alargamento da oferta turística do nosso território, permitindo o acesso facilitado a uma joia da coroa monçanense que, adiantou, tem um grande potencial para cativar e fidelizar visitantes.
Para o Presidente da Junta da Freguesia de Lara, Carlos Vieites, a freguesia viveu um dia memorável: "celebramos o dia da freguesia com a abertura ao público de um investimento que orgulha todos os habitantes de Lara e que contribuirá para a promoção da nossa terra. Um forte agradecimento à Câmara Municipal e a todos os proprietários que, a titulo gratuito, cederam os seus terrenos. Bem hajam".
Composto por rampas, plataformas e escadas, na sua maioria em madeira de pinho tratado, os passadiços foram implementados com a preocupação de causar o menor impacto visual possível e preservar os elementos naturais e construídos visíveis ao longo do percurso.
A Cascata do Fojo constitui um espaço propício ao descanso e relaxamento, proporcionando sensações refrescantes numa área sombreada. Neste local, a água cai em cascata entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis.
Um lugar fascinante e convidativo, onde é possível apreciar alguns moinhos seculares que, em outros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do trigo. A nova acessibilidade propiciada pelos passadiços vai, certamente, transformar aquele espaço edílico numa visita obrigatória.
Autocarro itinerante dirige-se à comunidade educativa local, bem como às famílias que pretendam desenvolver as competências dos seus filhos.
O Creativity Bus, autocarro itinerente que proporciona aprendizagem em contexto inovador, está estacionado na Praça Deu-la-Deu, desde hoje, segunda-feira, até ao dia 14, sexta-feira, encontrando-se aberto à comunidade educativa, bem como às famílias que pretendam desenvolver as competências dos seus filhos.
Propondo uma nova forma de aprendizagem nas áreas cientifico-tecnológicas e artísticas, o Creativity Bus incentiva os jovens a desenhar e desenvolver soluções originais para problemas simples, utilizando diversos recursos, materiais comuns, ferramentas de baixa e alta tecnologia etc.
Nestes cinco dias, estão marcadas visitas de todas as turmas do 5º e 6º ano do Agrupamento de Escolas de Monção e do Colégio do Minho. No interior do Creativity Bus, os jovens monçanenses podem aplicar todo o seu engenho, destreza e imaginação na construção do seu próprio invento, colaborando uns com os outros, numa verdadeira e instrutiva partilha de conhecimentos.
Equipado com bancos, mesas de trabalho e diversas provas preparadas para os alunos, o autocarro móvel está adaptado a pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o seu acesso como a sua participação nas atividades desenvolvidas.
O Creativity Bus, em circulação desde setembro de 2018, é parte integrante do Programa "Educaixa", parceria entre o BPI e a Fundação "La Caixa", cujo objetivo consiste em proporcionar aos alunos e famílias um método de aprendizagem informal e inovador em ambiente tecnológico e artístico.