JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Tiago Brandão Rodrigues elogiou o ensino público na visita à nova Escola Secundária de Caminha

Governo do PS investiu 32 milhões de euros na reabilitação de 19 escolas do Alto Minho

O cabeça de lista do PS às próximas eleições legislativas, agendadas para 30 de janeiro, visitou com a sua equipa a Escola Secundária de Caminha que foi recentemente reabilitada, num investimento superior a 3,5 milhões de euros. Tiago Brandão Rodrigues foi recebido pela Direção do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, bem como pelo Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Miguel Alves, que fizeram questão de agradecer ao Governo e ao Município o trabalho efetuado e os fundos mobilizados para dar corpo a uma obra que a comunidade escolar pedia desde o final dos anos 90 do século passado. Para o candidato socialista, "a intervenção na Secundária de Caminha é um bom exemplo de como a aposta do Governo na Educação vai muito além da boa vontade.

A Câmara de Caminha lutou por esta obra, apresentou um projeto de grande qualidade, dispôs-se a contribuir com financiamento e o Governo não podia deixar de dar resposta a esta comunidade".

Mas Tiago Brandão Rodrigues quis sublinhar que "o investimento em Caminha não foi o único no concelho, muito menos no distrito. No concelho está a ser requalificada a Escola Básica do Vale do Âncora e contruída a sede da Academia de Música Fernandes Fão, investimento de 2 milhões de euros; por todo o Alto Minho, só nestes seis anos, foram investidos 32 milhões de euros na reabilitação de 19 equipamentos escolares. É obra! E é justo perante todo o trabalho que professores, pessoal não docente e alunos têm feito na valorização da escola pública". Para o autarca de Caminha, não restam dúvidas que "o mandato de Tiago Brandão Rodrigues à frente do Ministério da Educação corresponde ao período com maior investimento nas escolas no Alto Minho e no país.

No caso do concelho de Caminha, o trabalho do Governo assume especial expressão. Por um lado, foi possível construir a Escola Secundária de Caminha que o PSD na Câmara não conseguiu e o PSD no Governo não quis. Por outro lado, conseguimos uma Escola Secundária pública no Vale do Âncora e estamos em vias de ter condições para aprofundar o ensino articulado da música em Vila Praia de Âncora, depois de décadas de desinvestimento público nas escolas da maior vila do concelho".

Tiago Brandão Rodrigues teve a oportunidade de conhecer as novas condições da comunidade escolar de Caminha, tendo sublinhado, durante a visita, que o Alto Minho é a sub-região com a taxa mais baixa de retenção e abandono escolar em todo o Norte. O candidato socialista tem agendadas várias atividades no distrito de Viana do Castelo ao longo da próxima semana.

Partido Socialista Federação de Viana do Castelo


Edições C@2000

Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000


Há estórias de casas e casas com história
Externato de Santa Rita de Caminha
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000


República em Tumulto
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

História Nossa
Crónicas de Tempos Passados
por Terras de Caminha e Âncora
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000

Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública
e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais