FEIRÃO DE TRADIÇÕES - "OS SABORES DO CAMPO"
PARA VISITAR SÁBADO EM CAMINHA
Caminha vai acolher o primeiro Feirão de Tradições - "Os Sabores do Campo" de 2022, que marca também o início da temporada de inverno. Sábado, dia 15 de janeiro, a envolvente do Mercado Municipal vai transformar-se num pequeno "mercado agrícola" para acolher mais um feirão, cujo objetivo é revitalizar a agricultura local. Entre as 9H00 e as 13H00, o visitante pode adquirir os mais variados produtos hortícolas da época e genuínos do concelho.
O Feirão de Tradições - "Os Sabores do Campo"- visa promover os produtos agrícolas do concelho de Caminha, que primam pela frescura e qualidade. Este certame pretende revitalizar a agricultura, preservar as paisagens agrícolas, ajudar os pequenos agricultores a escoarem os produtos, bem como servir de estímulo aos mais jovens, de modo a apostarem na agricultura.
Sábado em Caminha, o visitante vai encontrar dezenas de produtos de qualidade, entre os quais: hortaliças, laranja, tangerina, clementina, limão, kiwi, romã, abóbora, noz, entre outros. Aqui, também não faltarão os enchidos, a broa e o mel, que caraterizam as freguesias do nosso concelho.
Recorda-se que os Feirões de Tradições decorrem, de quinze em quinze dias, rotativamente, nas vilas de Caminha e de Vila Praia de Âncora. Este mês, Vila Praia de Âncora recebe o Feirão de Tradições no dia 29.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Apoio municipal de 82.500 assegura o pagamento dos custos da iniciativa
CÂMARA DE CAMINHA E SPORTING CLUB CAMINHENSE ESTABELECEM PARCERIA QUE OFERECE AULAS DE NATAÇÃO ÀS CRIANÇAS DO CONCELHO DE CAMINHA
A Câmara Municipal de Caminha e o Sporting Club Caminhense assinaram um protocolo de colaboração que permitirá a execução de um programa de aulas de natação a desenvolver nas Piscinas Municipais de Vila Praia de Âncora durante o ano de 2022.
A ideia passa por dar seguimento ao projeto "Caminha Sabe Nadar" que ensina as crianças do concelho de Caminha a dar as primeiras braçadas na água, para além da promoção de atividades nas piscinas para adultos, a realização de formações e colóquios relacionados com o desporto, a organização de eventos e a potenciação de jovens atletas para integrarem os clubes locais.
Os encargos do Sporting Club Caminhense serão comparticipados através de um subsídio de 82.500 euros que será pago pelo Município ao longo do ano. Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, "ligamos o útil ao útil: por um lado, continuamos a ensinar as nossas crianças a nadar, criando condições de segurança individual (muito importante num território de rios e mar como é o nosso) e fomentando a prática desportiva; por outro lado, dinamizamos ainda mais as Piscinas Municipais e apoiamos o clube mais titulado do nosso concelho. Nos últimos anos temos vindo a desenvolver vários projetos com o Caminhense que permitem levar o remo, a canoagem, o surf e o stand-up padle às escolas, agora mobilizamos os recursos do clube para ensinar os nossos miúdos e promover novas atividades nas piscinas".
Na mesma linha segue Pedro Fernandes, Presidente do Sporting Club Caminhense, que entende que "este é o tempo certo para a nossa Secção de Natação dar o salto, o tempo para reforçar a prática desportiva no concelho, o tempo de potenciar novos atletas para o clube, o tempo de partilhar, ainda mais, o nosso saber como toda a comunidade". O dirigente do Caminhense sublinha o orgulho "no passado glorioso do clube" mas não deixa de olhar para o futuro da modalidade em Caminha defendendo que "o nosso trabalho passa mais pelas vitórias que vêm do que pelas vitórias que foram. É nosso dever honrar os títulos, atletas e dirigentes deste clube quase centenário mas a nossa responsabilidade maior é para com as conquistas do futuro, o lançamento de jovens atletas e as conquistas que ainda virão. No Caminhense habituamo-nos a criar campeões no desporto mas a nossa maior satisfação é criar campeões para a vida", rematou Pedro Fernandes, elogiando o trabalho de parceria contínua que vem sendo desenvolvido com o Município de Caminha.
O protocolo assinado no passado dia 10 de janeiro prevê um plano de ação que passa pela realização de 460 aulas de natação por mês, num total de 5060 aulas de natação a realizar até ao final do ano.
Gabinete de Informação ao Munícipe
População terá duas Mesas de Voto Antecipado em Mobilidade no dia 23 de janeiro, uma em Caminha, outra em Vila Praia de Âncora
LEGISLATIVAS 2022: CÂMARA DE CAMINHA GARANTE TESTES GRATUITOS PARA TODOS OS MEMBROS DAS ASSEMBLEIAS DE VOTO
A Câmara Municipal de Caminha oferece testes antigénio gratuitos a todos os membros das Assembleias de Voto de modo a garantir a sua segurança e maior confiança àqueles que quiserem votar nas próximas eleições legislativas. A aquisição de testes já foi garantida de modo a que possam estar disponíveis para o dia 30 de janeiro, bem como para a realização do Voto Antecipado em Mobilidade ou recolha de voto junto de eleitores em confinamento obrigatório ou internados em estruturas residenciais para idosos.
Para Miguel Alves, Presidente da Câmara Municipal de Caminha, "o que se pretende é que os membros que se voluntariam para cada Mesa de Voto se sintam tranquilos relativamente à sua saúde e à saúde dos outros e que os cidadãos eleitores sintam confiança para sair de casa e exercer o seu direito cívico. Adquirimos 160 testes antigénio que vamos distribuir por todas as freguesias e estamos disponíveis para ajudar todos os Presidentes de Junta na organização de cada local de voto".
Nesta senda de aumentar as garantias dos cidadãos eleitores, a Câmara Municipal de Caminha requereu também a criação de duas Mesas de Voto Antecipado em Mobilidade que estarão em funcionamento no dia 23 de janeiro em Caminha, no edifício central da Câmara Municipal e em Vila Praia de Âncora, no Gabinete de Apoio ao Munícipe. Para o autarca a ideia é "facilitar e incentivar o voto e a participação cívica. Quem não puder ou não quiser votar no dia 30 de janeiro, pode inscrever-se para votar no domingo anterior (dia 23 de janeiro), sem apresentar justificação, apenas se não tiver a possibilidade de o fazer no "dia normal" de votação ou se quiser antecipar qualquer receio de fila ou enchente no dia 30 de janeiro. A inscrição tem é de ser feita entre os dias 16 e 20 de janeiro, através do Portal do Voto Antecipado da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna - www.votoantecipado.mai.gov.pt".
Recorde-se que a Câmara Municipal garante também a existência de uma Assembleia de Voto constituída por funcionários da autarquia que se deslocarão a casa das pessoas ou aos lares de idosos para recolher o voto de eleitores em confinamento obrigatório ou internados naquelas instituições. Nestes casos a inscrição deve ser feita entre os dias 20 e 23 de janeiro, também através do Portal do Voto Antecipado.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Equipa de Sapadores florestais está a realizar trabalhos em diversos troços da rede de percursos pedestres municipais, nomeadamente junto ao Mosteiro de São João de Arga e em Moledo
DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS
CONTINUA A SER UMA APOSTA DO EXECUTIVO CAMARÁRIO
A Defesa da Floresta Contra Incêndios continua a ser uma das prioridades na agenda do executivo camarário. O trabalho realizado pela Equipa de Sapadores Florestais 25-111 é continuo e traduz essa aposta do Município, através dos trabalhos na gestão de combustíveis nas várias freguesias do concelho; apoio à realização de fogo controlado, queimas e queimadas; gestão e manutenção da rede de pontos de água; realização de ações de vigilância armada fixa (Local Estratégico de Estacionamento na Senhora das Neves, Dem) e móvel, entre outros trabalhos. Atualmente, esta equipa está a proceder à limpeza e abertura de faixa de gestão de combustíveis em diversos troços da rede de percursos pedestres municipais, nomeadamente junto ao Mosteiro de São João de Arga e em Moledo.
No concelho de Caminha, o trabalho realizado pela Equipa de Sapadores Florestais 25-111 em prol da Defesa é sistemático e devidamente planeado, contribuindo para uma execução significativa do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Em 2021, foram muitos os trabalhos realizados pela Equipa de Sapadores. No âmbito do serviço público anualmente definido pelo ICNF, os trabalhos de gestão de combustíveis efetuados centraram-se em torno de alguns aglomerados e também em diversos troços importantes da rede viária florestal, em áreas do baldio de Venade, Dem, Arga de S. João, Arga de Baixo e Arga de Cima, contabilizando um total mínimo de 25 hectares em cada ano.
Também realizou trabalhos para a criação de faixas de gestão de combustíveis e manutenção em dois estradões florestais, numa extensão total de mais de 4 quilómetros, desde o parque de merendas de Perrinchão até Carvoeiro, em Moledo e, desde aí, até à Fonte de Barbanços, já em Cristelo.
Foram também desenvolvidos vários trabalhos nas freguesias de União das Freguesias de Caminha e Vilarelho, Lanhelas e Dem, dando assim resposta às diversas solicitações das freguesias.
Destaque ainda para a limpeza de uma faixa de gestão de combustíveis de 100 metros para defesa de um aglomerado populacional no lugar de Aldeia Nova, em Venade, em terrenos dos baldios da freguesia, numa área de intervenção com cerca de 3,5 hectares.
Para além da criação de faixas de gestão de combustível, foi também efetuada a manutenção de diversos pontos de água e manutenção de vários troços de rede viária florestal.
Neste momento, e como já referimos, a Equipa de Sapadores está a proceder à limpeza e abertura de faixa de gestão de combustíveis em vários troços da rede de percursos pedestres municipais, nomeadamente junto ao Mosteiro de São João de Arga. A Freguesia de Moledo está também a ser contemplada.
Nas próximas semanas irão ser efetuados trabalhos na freguesia de Vile, dando assim resposta às solicitações quer da junta de freguesia de Vile, quer do Conselho Diretivo dos Baldios de Vile.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Inscrições decorrem até dia 28 de janeiro
KRISÁLIDA VAI PROMOVER OFICINAS DE TEATRO MUSICAL
A KRISÁLIDA assumiu mais um desafio e vai promover Oficinas de Teatro Musical para crianças a partir dos 6 anos de idade. Estas oficinas têm início a 31 de janeiro e vão prolongar-se até julho. As inscrições já estão a decorrer e terminam a 28 de janeiro.
As Oficinas de Teatro Musical são um espaço onde o participante poderá viver novas experiências e aprender de forma lúdica e divertida e fazer novos amigos. É uma atividade completa, já que cada um poderá cantar, dançar e fazer teatro em simultâneo.
Estas oficinas vão decorrer às segundas-feiras, das 18H00 às 20H00, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora. Como já referimos esta atividade dirige-se a crianças a partir dos 6 anos de idade e as inscrições terminam a 28 de janeiro e deverão ser realizadas em https://forms.gle/YLGSFqQZYNFCZ88K6
As Oficinas de Teatro Musical têm uma mensalidade de 20€ por participante, sendo que, para inscrições de sócios, será aplicado um desconto de 50% e para inscrições de irmãos, um desconto de 10%.
A realização destas oficinas pressupõe um número mínimo de participantes.
Gabinete de Informação ao Munícipe