|
Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura com equipamentos desportivos requalificados
"Acaba por ser um sonho esta concretização, depois da também surpresa que foi o contrato programa que possibilitou esta obra", reconheceu Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura, na inauguração da requalificação dos espaços desportivos da Escola Básica e Secundária, iniciativa que contou com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Depois da empreitada de Requalificação da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura, que renovou e equipou completamente o estabelecimento escolar num investimento que ultrapassou os dois milhões e meio de euros, o Município avançou para a reabilitação dos espaços desportivos da escola - Pavilhão Gimnodesportivo renovado, um campo de jogos de futebol de 7 em relva sintética e pista de atletismo com a respetiva caixa de areia para saltos em comprimento. Uma empreitada cujo investimento ultrapassa os 560 mil euros e conta com um apoio de 250 mil euros através do contrato programa celebrado com o Ministério da Educação.
"O desporto é uma vertente fundamental para que uma pessoa tenha uma formação integral", defendeu Vitor Paulo Pereira, acrescentando que com o desporto ganha-se "o lado da cooperação, o empenho e o sacrifício". Com este novo passo, Paredes de Coura concluiu "o ciclo das obras nos equipamentos ligados à educação", tornando mais apelativo um equipamento tão importante neste período de desassossego que adveio da pandemia: "perante tanta perturbação, uma escola fechada cria ainda mais perturbação. É importante que as pessoas continuem com este empenho e sem ansiedade, com a esperança no regresso à desejada normalidade", salientou.
Também o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, não escondeu a satisfação por ver cumprida a celebração dos contratos programa que permitiram a requalificação das escolas do Distrito de Viana do Castelo, sublinhando também a importância de ver requalificado um espaço ao qual, na qualidade de courense, está intimamente ligado à sua formação: "temos aqui um espaço pedagógico, um espaço multidesportivo, pelo que o desporto escolar também acontece aqui", concluiu.
Municipio de Paredes de Coura
Soldadinhos de Chumbo e Banda às Riscas animam Natal nas ruas de Paredes de Coura
temas do imaginário coletivo e circense, dixieland, jazz e marchas militares
19 e 20 dez + 23 e 24 dez
Não vai faltar animação de rua nestes dias de Natal em Paredes de Coura. No fim de semana de 19 e 20 de dezembro, bem como nos dias 23 e 24 que antecedem o Natal as ruas desta vila no coração do Alto Minho vão ser percorridas pelos 'Soldadinhos de Chumbo' e pela 'Banda às Riscas', respetivamente.
Do repertório tradicional português, dixieland, jazz e marchas militares aos temas do imaginário coletivo e circense vão dar o tom e o som por estes dias em que também o mundo maravilhoso das construções Lego para miúdos e graúdos se estende por mais de 100 espaços do comércio e serviços da vila de Paredes de Coura. A instalação sob o tema 'Lã de Natal, cá em Coura', que percorre a Rua Conselheiro Miguel Dantas, sugere-nos também uma malha gigante como nas tricotadas camisolas de lã, complementando o desejado conforto para estes dias mais cinzentos e tão característicos do Natal.
Assim, já este fim de semana, 19 e 20 de dezembro, os Soldadinhos de Chumbo, do grupo Pantomina, vão percorrer as ruas de Paredes de Coura com um espetáculo musical elaborado com instrumentos do imaginário-fanfarra (flautim, gaita-de-fole, tuba, trombone, caixa de rufo e bombo) tocados por soldados mimos que, através da sua mudez ensurdecedora, enriquecem as prestações desta banda rigidamente militar. Interpretam repertório tradicional português, dixieland tradicional, jazz, marchas militares, marchas militarizadas, marchas militantes e temas circenses.
Já nos dois dias anteriores ao Natal, 23 e 24 de dezembro, cabe à Banda às Riscas animar as ruas de Paredes de Coura. A Banda às Riscas tem um repertório de cariz tradicional, temas do imaginário coletivo e circense, cuja animação assenta "na importância de despertar, na sociedade em que vivemos, o lado mais simples da vida: o sorriso", assim se caracterizam.
Animação de rua:
Soldadinhos de Chumbo: sábado e domingo / 19 e 20 dez
Banda às Riscas: quarta e quinta-feira / 23 e 24 dez
Municipio de Paredes de Coura
|
|

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|