JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Autarquia espalha magia do Natal pelas escolas e IPSS's do concelho

Na impossibilidade de organizar as tradicionais festas de Natal da Autarquia com as Escolas e o as IPSS's onde imperava a confraternização, o diálogo e a alegria, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira adaptou-se ao contexto Covid-19 e não deixou passar em branco esta quadra especial junto das crianças e dos seniores do concelho. Turma a turma e IPSS a IPSS, o executivo municipal entregou, em segurança, os simbólicos presentes de Natal, com votos de Boas Festas com saúde.

Dando cumprimento às regras emanadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Governo, a autarquia cerveirense começou por preparar atempadamente as centenas de sacos e caixas, por forma a garantir o período de quarentena necessário, permitindo a abertura no ato da entrega.

Distribuídas por turmas e tendo como palco os espaços mais amplos das escolas, as cerca de 500 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho foram presenteadas com três 'miminhos' entregues pela Vereadora Aurora Viães, e com uma reação consensual: suspiros de admiração e rasgados sorrisos!

Assim, prenda número 1, um saquinho de pipocas para desfrutar em pleno da prenda número 2, a visualização do filme de animação "Klaus", que conta a história de uma amizade improvável entre um carteiro egoísta e um solitário fabricante de brinquedos que vão levar alegria e entusiasmo ao lugar mais frio, sombrio e infeliz do mundo. A prenda número 3 foi uma mochila personalizada do "Na'tal Cerveira" com uma 'viagem' segura no seu interior, concretizada pela leitura de uma bonita história infantil.

Por se tratar de um ano diferente para todos, devido à pandemia Covid-19, o executivo municipal decidiu alargar a entrega da oferta de Natal também aos alunos do 2º e 3º ciclos e secundário, num total de 700. E porque é Natal, uns saborosos chocolates sabem sempre bem!

Às seis Instituições Particulares de Solidariedade Social sedeadas no concelho de Vila Nova de Cerveira, e sem descurar as restrições especificamente impostas, o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, e a Vereadora, Aurora Viães, concretizaram a entrega de um pequeno 'miminho' natalício à porta de cada IPSS, para que cada direção técnica o distribua pelos seus utentes e colaboradores, num total de 450.

Município de Cerveira



Bombeiros Voluntários recebem mais uma viatura de apoio às atividades da proteção civil

Atenta aos vários mecanismos nacionais existentes para apetrechar e suprimir as necessidades dos 'soldados da paz' cerveirenses, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira candidatou-se, em 2019, ao programa "Doar para Proteger", inserido no Plano de Investimento Social da EDP Distribuição. Em resultado, a empresa entregou, esta tarde, uma viatura para prevenção e combate a incêndios florestais à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho.

Ao longo dos anos, a EDP Distribuição tem assumido uma política solidária para com as autarquias e comunidades locais na oferta de material, em reconhecimento pelo meritório trabalho desenvolvido junto das populações. Desta forma, o programa de doação de viaturas é uma das faces mais visíveis do forte envolvimento e investimento social da empresa no contexto local, com o objetivo de reforçar a capacidade de resposta das organizações na salvaguarda de vidas e bens da população.

De cariz simbólico, a cerimónia de entrega da viatura todo o terreno contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, do Diretor da Direção de Autarquias da EDP Distribuição, Eng.º Francisco Campilho, do Subdiretor da Área de Manutenção de Bragada EDP Distribuição, Eng.º José Miguel Teixeira, dos presidentes da Direção e da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, bem como dos restantes membros da direção e comandante dos bombeiros.

Agradecendo a forte componente de responsabilidade social da EDP, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reiterou que "os diversos apoios destinados aos bombeiros voluntários nunca são exagerados quando está em causa um trabalho altruísta e de missão para com a proteção das populações e os seus bens". Fernando Nogueira afirmou que "estas mulheres e estes homens precisam de ter as melhores condições e os meios funcionais e modernos para prestar um bom serviço, e esta foi uma boa prenda de Natal".

O Presidente da Direção dos bombeiros cerveirenses, Fernando Venade, elogiou a "persistência da autarquia e o gesto da EDP para a entrega de uma viatura há muita ansiada e necessária", representando "uma dádiva para os bombeiros, para a comunidade e para Cerveira".

Por sua vez, o Diretor da Direção de Autarquias da EDP Distribuição explicou que a empresa prioriza esta proximidade com as comunidades locais, "querendo desenvolvê-la e reforçá-la". O Eng.º Francisco Campilho destacou "o papel da Câmara Municipal no incentivo para que os bombeiros do concelho fossem contemplados por este programa de doação de viaturas, desejando que seja útil para a missão dos bombeiros, que é das mais reconhecidas no país, em contexto difícil e de voluntariado".

O programa "Doar para Proteger" vai na sua quarta edição e já doou 85 viaturas a várias organizações um pouco por todo o país, especificamente bombeiros e serviços municipais de sapadores florestais.

Município de Cerveira



AECT Rio Minho aprova plano de atividades e orçamento para 2021

A Assembleia Geral do AECT Rio Minho reuniu, esta terça-feira, através de videoconferência, com o objetivo da aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para o próximo ano, e cujo investimento global é de 377.700 euros, em parte cofinanciado pelo Programa Interreg V A.

A execução do Plano de Atividades 2020 ficou marcada pelo encerramento das fronteiras entre Portugal e Espanha (16 de março a 15 de junho), e pelo impacto da crise pandémica COVID 19 que provocou o cancelamento e/ou adiamento de diversas ações relacionadas com a execução dos projetos cofinanciados pelo Programa Interreg V A. Desta forma, uma das prioridades do Plano de Atividades e Orçamento 2021 do AECT Rio Minho é procurar recuperar estes atrasos na execução de ações não realizadas no exercício de 2020, com destaque para a conclusão dos projetos Smart_Miño e Visit_Rio_Minho.

A consolidação institucional do AECT Rio Minho e desenvolvimento territorial do Rio Minho Transfronteiriço apresenta-se também como uma das prioridades para 2021, apostando, por um lado, no reforço do trabalho em rede com as dinâmicas locais de cooperação transfronteiriça (A Guarda-Caminha-O Rosal; Cerveira-Tomiño; Valença-Tui; Monção-Salvaterra-As Neves; Melgaço-Arbo-Crecente), através da implementação do projeto RED_LAB_Minho e da conclusão do projeto Smart_Miño, ambos cofinanciados pelo Programa Interreg V A e, por outro lado, no processo de articulação do AECT Rio Minho com entidades regionais, nacionais e europeias.

O diretor do AECT Rio Minho afirma que "o papel ativo, interventivo e cooperativo que este agrupamento territorial tem conseguido concretizar, com destaque nos últimos meses, revela o conjunto de ideias, de projetos e de interesses comuns que merecem a devida e reconhecida atenção". Fernando Nogueira realça que "o rio Minho, as suas populações e toda a envolvente carecia de um mecanismo que incidisse na sua defesa, preservação e valorização". "O futuro passa por promover um trabalho contínuo, consistente e uniforme para uma cooperação transfronteiriça verdadeiramente imprescindível, principalmente para o ano 2021 bastante desafiante para a recuperação socioeconómica de ambos os lados da fronteira", acrescenta.

A conclusão do projeto Visit_Rio_Minho, cofinanciado pelo Programa Interreg V A será também realizada através da parceria com a CIM Alto Minho e a DEPO nas atividades de coordenação geral e na execução/conclusão das ações relacionadas com a estruturação da Marca Rio Minho.

Será também dado destaque ao processo de identificação de obstáculos à mobilidade e integração transfronteiriça no território do Rio Minho e à promoção de parcerias multinível para a apresentação de propostas de soluções na área dos transportes públicos transfronteiriços de passageiros e na área da gestão da rede Natura 2000 do Rio Minho, potenciadas através da participação na iniciativa B-Solutions - Boosting Growth and Cohesion in EU Border Regions - , promovida pela Comissão Europeia e pela Associação de Regiões Fronteiriças da Europa.

A integração da "Estratégia Rio Minho Transfronteiriço 2030" nos planos nacionais e regionais de programas de apoio à cooperação transfronteiriça para o próximo período de apoio de fundos comunitários 2021-2027, bem como a criação de uma Intervenção Territorial Integrada Transfronteiriça- ITI- serão também uma das grandes prioridades do AECT Rio Minho para o exercício de 2021.

O AECT Rio Minho - Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho - é uma pessoa coletiva de direito público, constituída em fevereiro de 2018 pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e pela Deputación Provincial de Pontevedra, com vista a promover a cooperação territorial transfronteiriça.

AECT Rio Minho



Autarquia apoia aquisição de nova ambulância para os Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai comparticipar em 20 mil euros a aquisição de uma nova ambulância destinada ao transporte e socorro de doentes da responsabilidade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho. Decisão assenta no contributo essencial deste equipamento para a melhoria da qualidade de resposta prestada à população.

Os vários períodos de confinamento provocados pela Covid-19 impediram a habitual angariação de receitas dinamizada pela corporação, o que levou a direção cerveirense dos 'soldados da paz' a solicitar à autarquia um apoio financeiro para avançar com o reforço da sua frota automóvel, enquanto que também garantem a preocupação de a manter renovada. Em reunião do executivo realizada na passada sexta-feira, a Câmara Municipal deliberou atribuir à benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira uma comparticipação financeira de 20 mil euros, montante que corresponde a cerca de 50% do valor do veículo já encomendado.

Com este apoio, o executivo municipal liderado pelo Presidente Fernando Nogueira pretende atenuar o esforço financeiro que a aquisição desta viatura representa para os cofres da associação pois, este reforço na frota, além de colmatar o desgaste de algumas viaturas pelos anos de intensa atividade, é encarado como imprescindível para responder com maior eficácia aos serviços realizados mediante os inúmeros condicionalismos impostos pela Covid-19.

Considerando que os bombeiros são os primeiros agentes de salvação e socorro da Proteção Civil, o Município cerveirense tem vindo a garantir o apoio na medida das suas competências e possibilidades, quer através do subsídio anual, quer na resposta para aquisição de viaturas e equipamentos de proteção individual.

Município de Cerveira




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais