JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Transferência de Competências

Câmara Municipal reúne com as Juntas de Freguesia

O Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, reuniu, esta quinta-feira, com as Juntas de Freguesia do Concelho para apresentar o acordo de transferência de competências para estas entidades.

Estas transferências, a efetivar, referem-se à limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros e ao licenciamento de diversas matérias, entre as quais a de utilização e ocupação da via pública; ao licenciamento da afixação de publicidade de natureza comercial, quando a mensagem está relacionada com bens ou serviços comercializados no próprio estabelecimento ou ocupa o domínio público contíguo à fachada do mesmo; à autorização da atividade de exploração de máquinas de diversão e à autorização da colocação de recintos improvisados; à autorização da realização de espetáculos desportivos e divertimentos na via pública, jardins e outros lugares públicos ao ar livre, desde que estes se realizem exclusivamente na sua área de jurisdição, e à autorização da realização de acampamentos ocasionais.

Todo este investimento soma com os outros investimentos realizados pela própria Câmara Municipal por todo o concelho e pelos investimentos realizados por cada uma das Juntas de Freguesia.

Esta parceria entre a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia é essencial pois assegura um serviço público de proximidade e contribui para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida de todos arcuenses.

Municipio de Arcos de Valdevez



Baú de memórias no Jardim de Infância de Távora

Os meninos do JI de Infância da Escola Básica Padre Himalaya, encontram-se provisoriamente instalados na antiga Escola Primária do Salgueiral, em Távora, enquanto as obras de melhoria do seu infantário estão em curso.

Porque esta vinda das crianças para o Salgueiral trouxe uma nova vida a este espaço e à comunidade envolvente, que voltou a ouvir risos e brincadeiras infantis enquanto trabalha os campos, a Associação Cultural do Povo de Távora teve a ideia de criar um baú de memórias sobre a importância desta escola.

As crianças, os pais, as educadoras, associados, deixaram o seu testemunho, em formato de mensagem escrita, neste baú que será aberto no dia 28 de novembro de 2035, a data de celebração dos 18 anos da criança mais nova a frequentar esta escola atualmente.

O Presidente da Câmara Municipal, João Esteves também deixou a sua mensagem, que leu em voz alta a todos os presentes e colocou no baú.

João Manuel Esteves enalteceu a iniciativa e desejou a todos os maiores sucessos, frisando que em 2020 se pretende contribuir para construir um concelho mais justo, sustentável e com mais oportunidades para todos e, para isso, apelou à colaboração das crianças, cujo papel será fulcral para atingir essas metas, esperando que em 2035, juntos, as tenham conseguido alcançar.

Aludindo à importância da nossa terra e das nossas raízes, terminou a sua intervenção com uma passagem do livro "O Principezinho" que refere " O Futuro não é o lugar para onde estamos a ir, mas o lugar que estamos a criar".

Todos os presentes deixaram as suas mensagens, tendo a criança mais nova da escola, a qual deu mote para a abertura do baú em 2035, sido a primeira a deixar a sua.

Municipio de Arcos de Valdevez



Jovens agricultores que invistam em Arcos de Valdevez podem concorrer a apoio de 10 milhões de euros para instalação e exploração agrícola

O Município de Arcos de Valdevez informa que estão a decorrer, até 20 de janeiro de 2021, as candidaturas a apoios à instalação de jovens agricultores em territórios de baixa densidade, através de um prémio à primeira instalação e apoio ao respetivo investimento na exploração agrícola.

O Ministério da Agricultura está a promover a instalação de jovens em territórios de baixa densidade, através de incentivos ao investimento na exploração agrícola, medida que integra o Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020. Este programa destina-se a jovens agricultores, com idades entre os 18 e os 40 anos, que se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola em concelhos de baixa densidade, nos quais se insere o concelho de Arcos de Valdevez.

Os apoios têm uma dotação de 10 milhões de euros, estando 2 milhões de euros alocados ao programa "Jovens Agricultores", destinado à atribuição de prémio à instalação, e 8 milhões de euros para apoiar o respetivo investimento na exploração agrícola. As medidas são complementares, e implicam uma candidatura conjunta.

Para o Município a criação destes incentivos promove a fixação e a atração de jovens, a criação de riqueza e de emprego, contribuindo para que Arcos de Valdevez seja mais atrativo para viver e investir.

Municipio de Arcos de Valdevez




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais