|
"Dê Troco a Quem Precisa" a favor da Emergência abem: COVID-19
Viana do Castelo
Entre 14 e 22 de dezembro
Recolha de donativos nas farmácias beneficia os portugueses mais afetados pela pandemia
Este Natal, pelo quarto ano consecutivo irá decorrer nas Farmácias de Viana do Castelo a campanha de angariação de fundos "Dê Troco a Quem Precisa".
Entre 14 e 22 de dezembro, os portugueses serão convidados a doar o troco das compras realizadas nas farmácias à Emergência abem: COVID-19. Os donativos recolhidos serão integralmente aplicados no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde a pessoas carenciadas e mais fragilizadas devido à pandemia.
Desde que foi lançada, em março deste ano, a Emergência abem: COVID-19 já apoia mais de 900 portugueses referenciados por entidades parceiras locais como Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Cáritas e Misericórdias.
"Dar troco é corresponder, é dar atenção, é respeitar o próximo. E nunca são trocos os gestos que fazemos solidariamente, ajudando os mais frágeis, contribuindo para que uma pessoa possa ficar e sentir-se melhor no meio das suas dificuldades. As gentes do Alto Minho sempre foram generosas e amigas, neste natal tão difícil, tão particular, saberemos encontrar o espaço para fazer de toda a comunidade, especialmente os mais desprotegidos, parte da nossa família", declara Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha.
"Natal é solidariedade, por isso as farmácias do distrito de Viana de Castelo voltam a dinamizar a Campanha "Dê Troco a Quem Precisa" nesta quadra, a favor da Emergência abem: COVID-19. Convidamos todos a participar, uma vez que os donativos servirão para ajudar as pessoas em situação de maior carência devido à pandemia, no acesso a medicamentos, produtos e serviços de saúde", refere Paulo Torrão Ferreira, farmacêutico.
Atualmente, a Rede abem: conta com três entidades referenciadoras no distrito de Viana do Castelo:
o Município de Caminha
o Município de Melgaço
o Município de Paredes de Coura
Existe ainda uma rede de 12 Farmácias abem: onde os 110 beneficiários no distrito podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos pelos seus médicos. Desde o início do abem:, a 25 de maio de 2016, já foram dispensadas 2.756 embalagens de medicamentos no distrito de Viana do Castelo no âmbito do Programa.
Além da campanha que irá decorrer nas farmácias aderentes entre 14 e 22 de dezembro, é ainda possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de:
- Transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5930 0855 9
- Via MBWAY: 932 440 068
Os doadores podem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para geral@dignitude.org, para que lhes seja enviado o recibo de donativo.
Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.
Re-food pede colaboração da comunidade para criar mais de cem cabazes natalícios
O núcleo de Viana do Castelo quer proporcionar um Natal com alimentos na mesa dos mais de cem beneficiários. Para isso, é necessário a colaboração da comunidade vianense e das grandes superfícies comerciais para elaborar mais de uma centena de cabazes natalícios.
Atualmente o núcleo local, que existe desde 2017, apoia diariamente mais de uma centena de pessoas, entre adultos e crianças, e pretende proporcionar um Natal com alimentos na mesa dessas famílias.
Num ano atípico também para a Instituição, foi necessário procurar novos parceiros, contando atualmente, para além dos restaurantes e escolas, com a colaboração de três hipermercados. Contudo, os responsáveis do núcleo decidiram pedir a colaboração da comunidade vianenses e das diversas superfícies comerciais instaladas no concelho para elaborar cabazes a distribuir pelas famílias apoiadas.
Quem quiser ajudar poderá fazê-lo entregando os alimentos no Centro de Operações (CO), localizado na Avenida General Humberto Delgado, n.262, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Os alimentos pedidos vão desde massa, arroz, enlatados, leite, cereais e alimentos típicos da época natalícia.
Neste momento, o núcleo debate-se também com a falta de voluntários para melhor desempenhar a sua função de apoio social. "Queremos desafiar todos aqueles que tenham algum tempo livre a juntar-se a nós", dizem os responsáveis do núcleo local. Acrescentando que para ser voluntário basta ter algum tempo disponível e dirigir-se ao CO ou então contactar através da página de Facebook do núcleo local, email: refood.viana@gmail.com ou do telemóvel 910 705 174.
Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo distribui 4000 sensores
Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo
ADRIMINHO E OS SEIS MUNICÍPIOS DO VALE DO MINHO DESENVOLVEM PROJETO VALE DO MINHO MARKETPLACE
Em contexto de pandemia, iniciativa conjunta visa agilizar escoamento e impulsionar a promoção dos produtos locais da região.
A ADRIMINHO, em parceria com os seis municípios do Vale do Minho, associou-se à plataforma digital Unique Flavours, a partir da qual qualquer consumidor, de forma simples, com conforto e em segurança, poderá encomendar produtos autênticos do Vale do Minho.
Enquadrado nos projetos e iniciativas da ADRIMINHO, que promovem o desenvolvimento local harmonioso e integrado desta região, VALE DO MINHO MARKETPLACE apresenta-se, assim, como uma aposta na qualidade e autenticidade dos produtos do Vale do Minho.
E, no contexto de época festiva que se atravessa, foi já lançado na plataforma o CABAZ DE NATAL DO VALE DO MINHO, composto por produtos da região.
Núcleo da Iniciativa Liberal em Viana do Castelo elege 1 Conselheiro Nacional
A Iniciativa Liberal realizou no passado fim de semana a sua convenção nacional por videoconferência para eleger os novos órgãos da direção do partido.
O órgão máximo do partido reuniu telemáticamente para eleger o novo Conselho Nacional, Conselho de Fiscalização e Conselho de Jurisdição, que cessavam agora os seus mandatos.
Com a presença de 500 membros, esta deverá ter sido a maior convenção partidária realizado em Portugal desta maneira.
O Núcleo Territorial de Viana do Castelo esteve representado e o coordenador, Maurício Antunes foi eleito para o Conselho Nacional.
O Conselho Nacional é o órgão representativo dos membros do partido, ao qual cabe decidir a sua orientação estratégica e linhas gerais de ação política, dentro dos objetivos e princípios do partido.
No encerramento dos trabalhos, João Cotrim de Figueiredo voltou a deixar clara a "posição de princípio de total repúdio de todas as formas de discriminação que ferem a essência da crença liberal na individualidade e dignidade de cada ser humano, baseadas na raça, no sexo, na etnia ou na religião".
"Esta posição de princípio não é negociável em qualquer contexto pré ou pós-eleitoral", disse.
Estão assim declarados os limites pelos quais se devem reger as estruturas partidárias nas próximas eleições autárquicas, limites que são subscritos pelo Núcleo Territorial da Iniciativa Liberal em Viana do Castelo.
GNR: Atividade operacional semanal
O Comando Territorial de Viana do Castelo, para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Viana do Castelo, na semana de 7 a 13 de dezembro, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:
1. Detenções: 12 detidos em flagrante delito:
" Quatro por condução sob efeito do álcool;
" Quatro por furto em estabelecimento comercial;
" Dois por posse ilegal de armas;
" Dois por condução sem habilitação legal.
2. Apreensões:
" Três espingardas de caça;
" Um revólver;
" Uma pistola;
" Uma espingarda de ar comprimido;
" 161 munições de diversos calibres;
" Um telemóvel.
3. Trânsito:
Fiscalização: 160 infrações detetadas, destacando-se:
" 37 por excesso de velocidade;
" 12 por falta de inspeção periódica obrigatória;
" 12 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
" Quatro por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.
Sinistralidade: 49 acidentes registados, destacando-se:
" Um ferido grave;
" 11 feridos leves.
4. Fiscalização Geral: 16 autos de contraordenação:
" 11 no âmbito do policiamento geral;
" Cinco no âmbito da legislação da proteção da natureza e do ambiente;
5. Ações de sensibilização:
" Dez no âmbito da Operação "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência", tendo sido sensibilizados 59 pessoas;
" Quatro no âmbito do programa "Idosos em Segurança", tendo sido sensibilizados 15 idosos.
|