JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Vila Praia de Âncora

Placa assinalou 100 anos do nascimento
do músico Cesário Lagido

O músico ancorense Cesário Lagido mereceu uma homenagem no dia em que se completaram 100 anos do seu nascimento, com o descerrar de uma lápide na casa onde morou, na Rua do Sol Posto, seguindo-se a deposição de uma coroa de flores no seu jazigo e uma missa na Igreja Paroquial.

A iniciativa pertenceu ao Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora (CSCVPA), sob impulso do associado João Franco, a que se associaram a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora.

Admiração pelo antigo músico

Antes de ser descerrada a placa perante alguns familiares daquele que formou centenas de músicos nos concelhos de Caminha e Viana do Castelo, e de outros assistentes ao acto, José Luís Presa, presidente do CSCVPA, teve algumas palavras de admiração pelo antigo músico ancorense que "da janela da sua casa onde viveu durante quase sete décadas depois de ter casado, via todas as manhãs o movimento" desta rua central de Vila Praia de Âncora, onde também ensinou música.

José Luís Presa considerou acertada a associação das duas autarquias a esta acto e teve palavras de agradecimento dirigidas "ao senhor João Franco, um dos impulsionadores desta justa homenagem".

O presidente do CSCVPA destacou ainda a presença de familiares do Cesário Lagido, em particular os seus filhos Manuel Guilherme e Olinda, os quais tiveram também oportunidade de dar o seu testemunho neste acto de gratidão.

"Humildade e simplicidade"

"Eu, a minha irmã e minha família sentimo-nos muito honrados com esta iniciativa" levada a cabo pelas três instituições, embora lhe parecesse mais adequado assinalar as pessoas que as representaram naquele momento, Carlos Castro, Miguel Alves e José Luís Presa, particularizando ainda o contributo de João Franco, "uma pessoa com grande amizade a meu pai e admirador da sua obra".

Manuel Guilherme destacou "a grande humildade e simplicidade" do homenageado, um marceneiro de profissão, mas que dedicou toda a sua vida à música e ao ensino ("e à causa social"), como sucedeu durante muito antes na Escola de Música da Banda de Lanhelas, associação que realizou um vídeo dirigido a esta efeméride, refira-se.

Referiu ainda a quantidade de mensagens de apreço recebidas pela família por motivo desta homenagem, pela admiração do seu talento musical e forma de vida.

"Foi o mestre para muitos músicos"

Vivência cívica e dedicação à cultura foram duas das referências de Miguel Alves, presidente do Município caminhense, ao falar do homenageado que formou centenas de jovens do nosso concelho na arte da música.

Mestre e executante, "partilhou sempre diversos instrumentos", participando em diversas orquestras e bandas, mas a sua vocação para o ensino da música acabou por ser o seu ponto mais destacado da sua vida ímpar, vincou o autarca.

João Franco, referiu ao C@2000 a sua satisfação e agradecimento "às entidades que levaram a cabo esta data de homenagem porque era mais do que merecida, porque, para quem não sabe, ele era um distinto discípulo da família Fão, e depois desta desaparecer, pode-se mesmo considerar Cesário Lagido o grande sucessor desta grande família".

No seu tempo, era difícil que os jovens singrassem na música, embora o homenageado tivesse tido ainda a oportunidade de estudar na Academia de Música dos Amadores de Lisboa, "chegando a fazer o 3º ano de violino, o que não era fácil nessa altura", vincou.

João Franco recordou que "eu fui o seu primeiro aluno e depois vieram muitos mais".

Apontamentos fotográficos da ligação de Cesário Lagido à música:




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais