A Capitania do Porto de Caminha, órgão local da Autoridade Marítima Nacional, informa que se constata o agravamento severo das condições meteorológicas, facto que se prevê durar até ao dia 16 de dezembro.
Desta forma, a agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com altura significativa que poderá atingir os sete metros e altura máxima de 12 metros, com período médio a variar entre 13 e 18 segundos.
Por motivos de segurança, as barras de Caminha e de Vila Praia de Âncora encontram-se fechadas, desde hoje às 08:00, não sendo nesta fase ainda possível prever a data da sua reabertura.
Alertam-se as populações, a tomar especial cuidado na circulação junto à orla costeira e locais mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais.
Para a comunidade marítima, em particular, durante o referido período, recomenda-se evitar praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente a pesca. Recomenda-se também o regresso ao porto de abrigo mais próximo, o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações, quer nos fundeadouros do rio Minho, quer no portinho de Vila Praia de Âncora e a adoção de todas as medidas de precaução.
À população em geral, recomenda-se ainda evitar passeios à beira-mar, e o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima, mantendo atenção às informações da meteorologia e às indicações das autoridades de segurança.