Viana do Castelo assinala Dia Internacional dos Direitos Humanos com "dever de gratidão" para com Aristides Sousa Mendes
O Município de Viana do Castelo assinalou ontem o Dia Internacional dos Direitos Humanos com cerimónias que representaram o "dever de gratidão e de memória" para com Aristides Sousa Mendes. O programa de homenagem iniciou com o descerramento de uma placa na nova Praça Aristides de Sousa Mendes, no espaço requalificado da Praia Norte.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo referiu que este Dia Internacional dos Direitos Humanos foi resultado da II Guerra Mundial, pretendendo evitar que "situações que aconteceram nesse período se repitam". Por isso, para José Maria Costa, fez todo o sentido prestar homenagem, nesse dia, a "uma personagem que nos envolve no sentido de humanidade". "Nós todos, como Humanidade, temos um dever de gratidão e de memória para com Sousa Mendes", declarou.
O edil referiu ainda que o homenageado foi "alguém que escreveu em letras bem profundas aquilo que são os direitos humanos", considerando que "são homens como Aristides de Sousa Mendes que fazem a diferença". "Depois de ver o filme "O Cônsul de Bordéus" e das peripécias que me contaram sobre o Aristides Sousa Mendes, deixei-me apaixonar por esta figura notável portuguesa e pelo seu grande sentido de humanidade", realçou o autarca.
Na cerimónia esteve presente o neto do antigo cônsul de Bordéus, Gerald Tremblay de Sousa Mendes, que ocupa o cargo de Presidente do Conselho Geral da Fundação Aristides Sousa Mendes. Referiu que o avô deixou 14 filhos e hoje tem "mais de 100 descendentes" espalhados pelos Estados Unidos da América, Bélgica, França, Canadá e Portugal. "É muito importante para a família, 80 anos depois dos eventos, a reabilitação de Aristides Sousa Mendes, principalmente neste Dia Internacional dos Direito Humanos. Tem um grande significado porque hoje há muitos refugiados no Mundo", comentou o familiar, admitindo o orgulho por ver o avô ser "recordado internacionalmente" e de forma "universal".
Também João Dinis Lourenço, vice-cônsul de Bordéus durante 50 anos, em representação do Comité Nacional Francês Aristides de Sousa Mendes, lamentou que o homenageado tenha sido "julgado e condenado por desobediência", facto que "lhe destruiu a vida profissional e pessoal, mas que salvou milhares de vidas". "Morreu pobre, desiludido e esquecido", frisou, destacando a importância da homenagem promovida pelo Município de Viana do Castelo.
As comemorações integraram ainda a conferência "A lista de Aristides Sousa Mendes", por Ana Cristina Luz, autora do livro com o mesmo nome. A escritora frisou o facto de, com esta obra, ter tido o objetivo de "dar um rosto àqueles nomes", tendo identificado e contado a história de "mais de 50 nomes do mundo da cultura que foram ajudados por Aristides de Sousa Mendes".
A celebração da efeméride terminou com a exibição do filme "O Cônsul de Bordéus", gravado integralmente em Viana do Castelo, com a presença do produtor José Mazeda.
Aristides de Sousa Mendes, nasceu em 19 de julho de 1885 em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal, na Beira Alta e morreu em 3 de abril de 1954. Foi o diplomata que, no início da Segunda Guerra Mundial, e quando desempenhava as funções de cônsul em Bordéus, concedeu cerca de 30 mil vistos para salvar a vida de refugiados do nazismo, a maioria judeus, contra as ordens expressas do então regime do Estado Novo. Obrigado a voltar a Portugal, foi demitido do cargo e ficou na miséria, com a sua numerosa família. Morreu na pobreza a 03 de abril de 1954, no Hospital dos Franciscanos, em Lisboa.
Só em 1966 foi reconhecido pelo instituto Yad Vashem, memorial dos mártires e heróis do Holocausto, como um "Justo entre as Nações". Em 1998, foi condecorado a título póstumo com a Cruz de Mérito pela República Portuguesa pelas suas ações em Bordéus.
Municipio de Viana do Castelo
Câmara Municipal entrega 1.879 lembranças de Natal a utentes de IPSS do concelho
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vereadora com o pelouro da Coesão Social entregaram hoje aos responsáveis de 29 instituições de solidariedade social do concelho as tradicionais lembranças de Natal destinadas a um total de 1.879 utentes, entre crianças institucionalizadas, APPACDM e utentes dos centros de dia, lares e unidades de cuidados continuados.
A simbólica oferta destes presentes vai, assim, abranger 1.056 idosos de Viana do Castelo que frequentam diversas instituições enquanto utentes de Lares, Centros de Dia e Unidades de Cuidados Continuados. As ofertas serão também oferecidas aos 531 idosos do Serviço de Apoio Domiciliário e aos 203 utentes da APPACDM - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental. As lembranças natalícias serão também entregues às 89 crianças institucionalizadas do concelho.
Esta oferta integra a política de responsabilidade social, uma área considerada estratégica para o Município, que pretende promover uma maior consciencialização, por parte da sociedade, do papel que aquelas podem desempenhar em termos sociais.
Recorde-se que o Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2021 é o maior orçamento de sempre, no valor de 114 milhões de euros (108,2 milhões da Câmara Municipal e 5,9 milhões dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo).
Neste momento difícil de pandemia, o Município de Viana do Castelo vai reforçar em 2021 os apoios às IPSS's, para garantir a boa execução das candidaturas disponíveis no Programa PARES e PDCT para apoiar a construção e requalificação de equipamentos.
Municipio de Viana do Castelo
2ª edição de Presépios de Artesanato de Viana do Castelo nos Antigos Paços do Concelho e Museu de Artes Decorativas
A 2ª edição de Presépios de Artesanato de Viana do Castelo inaugura esta sexta-feira, dia 11 de dezembro. A mostra estará patente nos Antigos Paços do Concelho e no Museu de Artes Decorativas, até dia 10 de janeiro de 2021, no âmbito da programação "Viana Natal".
Pelo segundo ano consecutivo, os artesãos de Viana do Castelo foram convidados a elaborar um presépio e a colocar em cada um a sua interpretação pessoal, empregando, para o efeito, os materiais que habitualmente utilizam nas suas obras.
Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo preparou "Viana Natal", a Programação de Natal 2020 e Ano Novo, com propostas de exposições, teatro, música, sugestões infanto-juvenis, entre outras atividades, a pensar em vianenses e visitantes de todas as idades.
Viana do Castelo acolhe, até 10 de janeiro de 2021, a Praça Natal, que decorou a Praça da República com motivos alusivos à época festiva e que disponibiliza uma Casinha do Pai Natal. As "Surpresas na Casa do Pai Natal" estão agendadas para 19 a 23 de dezembro, na praça rainha da cidade, sem hora marcada, para presentear as crianças.
A Música também tem espaço nesta época festiva, com Canário & Amigos a subirem ao palco do Teatro Municipal, a 23 de dezembro, às 21h00, num concerto solidário. Também numa vertente solidária, os Sons do Minho sobem ao palco do ex-libris vianense a 29 de dezembro, também às 21h00. Os dois concertos irão reverter para o Berço, Casa dos Rapazes e Lar de Santa Teresa, instituições que acolhem crianças e jovens em risco.
O habitual Concerto de Ano Novo acontece a 1 de janeiro, no Teatro Municipal, com a Orquestra Com Spirito.
Nas propostas Infanto-Juvenis, "Uma história de cada vez" será apresentada nas redes sociais da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, com dramatização e encenação de histórias para os mais pequenos. Nos dias 9, 16, 23 e 30 de dezembro, sempre às 15h00, serão apresentadas diferentes histórias, inspiradas no Natal. O "Sábado com Histórias" também irá realizar-se pelos meios digitais, às 10h30 de 5, 12, 19 e 26 de dezembro, num momento para as crianças e respetivas famílias.
De 3 a 16 de dezembro, "Viana + Presente(s)" é uma iniciativa solidária que pretende angariar prendas para mais de 500 crianças carenciadas do concelho, com a colaboração dos trabalhadores municipais e da população vianense.
Entre 18 e 23 de dezembro, o "Natal Solidário" irá entregar presentes a idosos e crianças das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho vianense.
De 11 a 20 de dezembro, João Ricardo apresenta "Soundivarius" no Museu de Artes Decorativas. Para o mês do Natal, estão também previstos Concertos de Natal, em data ainda a anunciar.
Municipio de Viana do Castelo
Executivo inaugurou alargamento da rede de saneamento em Vila de Punhe e entregou duas carrinhas
O executivo municipal visitou Vila de Punhe para marcar presença na inauguração da empreitada de alargamento do saneamento da freguesia. Durante a visita, foram benzidas duas carrinhas cuja aquisição foi apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo para ficarem ao serviço do Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe.
Recorde-se que o Centro Social e Paroquial de Vila de Punhe é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos (IPSS) que dá resposta a quatro valências da área social, nomeadamente Creche (4 aos 36 meses), Jardim de Infância (pré-escolar 3 aos 6 anos), Centro de Atividades de Tempos Livres (6 aos 12 anos) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD).
Já a ampliação da rede de drenagem de águas residuais de Vila de Punhe que foi inaugurada integra a empreitada a decorrer na margem sul do concelho de Viana do Castelo, que engloba as freguesias de Mujães, Vila de Punhe, Barroselas e Castelo do Neiva, orçada em 615.713,00€ acrescidos de IVA e que integra as intervenções previstas para a rede de águas residuais candidatada a fundos comunitários do programa POSEUR, no âmbito da empresa pública Águas do Alto Minho.
No início do presente ano, a Câmara Municipal aprovou um investimento de 2,693 milhões de euros para garantir obras de ampliação da rede de drenagem de águas residuais em oito freguesias do concelho. As intervenções estão a decorrer nas freguesias de Cardielos, Serreleis, Torre e Vila Mou, na margem direita do rio Lima, e Mujães, Barroselas, Vila de Punhe, e Castelo de Neiva, na margem sul.
A Águas do Alto Minho é detida em 51% pela Águas de Portugal (AdP) e em 49% por sete municípios do distrito de Viana do Castelo (Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira), que compõem a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.
Municipio de Viana do Castelo
|