JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

VI Feira 100% Agrolimiano apresenta edição especial em formato online

O Município de Ponte de Lima promove, entre os dias 15 e 24 de janeiro de 2021, uma edição especial da VI Feira 100% Agrolimiano que vai decorrer este ano exclusivamente em modalidade online.

A autarquia reinventou uma solução para promover a economia local e apoiar os produtores a reerguerem-se através do desenvolvimento de uma plataforma digital que permitirá criar soluções e assegurar a preponderância de compra e venda de produtos locais.

Assumindo um formato totalmente digital este evento pretende mostrar, divulgar e difundir o setor agroalimentar de Ponte de Lima num momento em que os profissionais enfrentam um dos maiores desafios de sempre, e que tem sido severamente penalizado com a atual situação pandémica que o país e o mundo atravessa.

Durante este período e, através desta iniciativa inédita no setor agroalimentar, serão apresentados e promovidos vários produtores e os produtos do território, facilitando a realização de negócios, criando campanhas exclusivas e fornecendo todas as informações necessárias, levando Ponte de Lima numa viagem aos quatro cantos do mundo.

Com um simples clique poderá aceder a www.mercadoagrolimiano.pt e participar nos programas online existentes e organizados no âmbito deste evento. Terá oportunidade de conhecer e adquirir uma diversidade de produtos únicos e endógenos como o mel, a sidra, o vinho verde, enchidos e fumados, fruta, hortícolas, cogumelos, carne, doces e chocolates, entre outros, e no conforto do seu lar, recebe-los e consumi-los nas melhores condições.

Municipio de Ponte de Lima



Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova Orçamento de 38.800.000,00 €, para 2021, mais 3,2 milhões de euros em relação a 2020

A Câmara Municipal aprovou, na passada segunda-feira dia 23 de novembro, o Orçamento e Opções do Plano para 2021, que irá agora ser submetido à Assembleia Municipal no valor de 38.800.000,00 €, mais 3,2 milhões de euros se comparado com o orçamento de 2020.

Num cenário de grande imprevisibilidade provocado pela pandemia COVID-19 e na esperança que rapidamente se resolva, 2021 adivinha-se como um ano difícil em termos sociais e económicos para muitas famílias e empresas do concelho, à semelhança daquilo que se verifica ao nível mundial numa situação sem precedentes, sendo fundamental o esforço coletivo que promova o caminho da retoma progressiva da atividade económica e do bem-estar social.

Estes factos obrigaram à elaboração de um documento de gestão versátil, com diferentes tipos de respostas e investimentos que, dando atenção àquilo que será mais prioritário em termos sociais, não descuida a importância dos benefícios às empresas e realização de investimentos promotores do desenvolvimento económico, só dessa forma se garantirá a produção de riqueza e criação de emprego. Note-se que, Ponte de Lima apresentava uma taxa de desemprego de 2,94 % em fevereiro deste ano, a mais baixa do distrito e uma das mais baixas da região norte.

O documento reforça o sentido da estratégia que tem vindo a ser adotada pelo Município, encontrando no atual contexto a motivação e os fundamentos necessários para reassumir aqueles que são os pilares de desenvolvimento em causa: Educação e Valorização Profissional, a Ação Social, o Apoio ao Desenvolvimento Empresarial e Criação de Emprego e o Ambiente e a Valorização dos Recursos Endógenos.

A disponibilidade orçamental do Município, que mantém indicadores muito positivos ao nível da eficiência financeira, irá permitir conceder os apoios extraordinários, no combate à pandemia COVID-19 e aos seus efeitos nas instituições e empresas. Essa disponibilidade irá permitir, paralelamente, alcançar importantes níveis de maturidade em relação a alguns investimentos tornando, dessa forma, possível assegurar um maior número de candidaturas e respetivos financiamentos no contexto do Overbooking do Portugal 2020 e do Plano de Recuperação Económica de Portugal 2020-2030.

Em relação à área de atuação mais premente no atual contexto, falamos em concreto das políticas sociais, a autarquia, pela proximidade à população, representa um papel fundamental e complementar àquilo que será o apoio direto do Estado. Neste âmbito, o Município continua a garantir e disponibilizar um conjunto de instrumentos, para fazer face a estas realidades, os quais abarcam todas as famílias que deles necessitam ou que, infelizmente, deles venham a necessitar por força do atual contexto. Destaca-se também o eventual apoio extraordinário às instituições do nosso concelho que venha a mostra-se necessário em função da evolução da pandemia Covid-19.

O Município irá dar continuidade à "Distribuição de Géneros Alimentares e/ou bens de primeira necessidade às famílias carenciadas do concelho de Ponte de Lima", assumindo a responsabilidade enquanto entidade Coordenadora e Distribuidora através da candidatura financiada pelo Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas do Portugal 2020.

Será garantida através do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos, do PROTRANSP - Programa de Apoio à Densificação e Reforço da Oferta Pública de Transporte Público e do Orçamento Municipal a continuidade das medidas de gratuitidade no transporte escolar dos alunos do secundário do concelho e desconto na aquisição de Passes Sociais, bem como, ao financiamento caso necessário às empresas de transportes que permita a manutenção dos serviços essenciais.

Em 2021 a autarquia mantém as medidas de apoio às empresas, como por exemplo a redução da carga fiscal dentro daquilo que são os impostos municipais. Está também prevista a criação de novas condições para o acolhimento empresarial nomeadamente com a entrada em funcionamento do Polo Industrial do Granito das Pedras Finas e a infraestruturação do novo Polo Industrial e Empresarial de Calvelo.

Reforça-se a aposta na produção e consumo interno de bens e serviços. A estratégia preconizada pelo Município para a valorização económica dos recursos endógenos passa pela valorização do seu potencial turístico, mas também, para a promoção e valorização dos bens de produção e comercialização sustentável promotores do desenvolvimento económico de base local.

Ainda como forma de apoiar a economia local no atual contexto de pandemia, nomeadamente os serviços, comércio e restauração a autarquia irá manter, em 2021, a isenção do pagamento de taxas de ocupação da via pública, incluindo esplanadas, a isenção do pagamento de taxas de publicidade e a isenção das taxas de terrado.

Continua-se a defender e promover os investimentos na fibra óptica e nas tecnologias de informação e comunicação sendo agora ainda mais fundamental.

A modernização dos serviços da autarquia e a disponibilização de um maior número de serviços online, para os cidadãos e empresas, é também uma meta que se pretende alcançar, estando desde já a ser realizados investimentos nesse sentido que irão continuar em 2021.

Ao nível do ensino à distância será dada continuidade à criação de condições de igualdade de acesso a todos os alunos garantindo a realização de um conjunto de importantes iniciativas nomeadamente através do projeto Transição Digital - Ponte de Lima (Escola Digital). Paralelamente, iremos avançar com os investimentos necessários à modernização do mobiliário e equipamento básico e tecnológico existente nas EB2/3 do concelho.

No que diz respeito à Regeneração Urbana e no âmbito do reforço esperado o nível dos fundos comunitários, serão concretizadas novas intervenções integradas do Plano de Ação de Regeneração de Ponte de Lima.

Relativamente ao investimento nas redes de abastecimento de água e saneamento, aguarda-se pela oportunidade para a apresentação de novas candidaturas ao POSEUR para a sua concretização à semelhança do financiamento obtido para os investimentos que estão a decorrer relativos ao alargamento da rede de saneamento do Sistema de Freixo com abrangência nos locais de Mato, Freixo, Sandiães, Cabaços e Friastelas, e do Sistema da Correlhã em Cepões, Calheiros e Moreira do Lima. O Município irá, ainda, avançar com a elaboração dos projetos de mais um conjunto de importantes investimentos.

À semelhança de anos anteriores continua-se, em 2021, a garantir o importante apoio técnico e financeiro às Juntas de Freguesia, seja para as suas competências próprias seja para a competências delegadas.

Municipio de Ponte de Lima



FLAUTISTA DE HAMELIN - O MUSICAL | TEATRO BOCAGE
DEZEMBRO É MÊS DE TEATRO PARA OS MAIS NOVOS E PARA AS FAMÍLIAS

12 de Dezembro - 11h30 - Teatro Diogo Bernardes - Ponte de Lima

No próximo sábado, 12 de Dezembro, em apenas uma sessão, às 11h30, de forma a permitir o cumprimento das medidas previstas no estado de emergência e o recolher obrigatório, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, nestes dias que anunciam o Natal e em que os mais pequenos merecem, mais do que nunca, divertirem-se e assistirem a espetáculos de qualidade, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta Flautista de Hamelin - O Musical, pelo Teatro Bocage, espetáculo para maiores de 3 anos.
Flautista de Hamelin - O Musical
Teatro Bocage

Esta história acontece há muitos anos atrás, por volta de 1284, numa cidade alemã chamada Hamelin.

Mas esta não é uma cidade qualquer, é uma cidade musical onde tudo tem música e cor. Tudo funciona perfeitamente até que um dia a cidade é invadida por uma enorme praga de ratos, deixando o Rei João Pizzicato muito atarefado à procura de alguém que o ajude.

É então que Hamelin recebe a visita de personagens muito especiais com possíveis soluções para este problema: a Formiga Rabiga, especialista em invasores, o Gato das Botas, especialista em biscoitos e o misterioso Flautista do Bosque. Cada um com uma ideia diferente para libertar a cidade desta enorme praga.

Mas nesta história, onde tudo tem um toque de musical, os ratos não são o único problema. Os nossos protagonistas irão ainda aprender e ensinar a cumprir promessas, trabalhar em equipa e respeitar os outros.

Vem daí celebrar numa fantástica e divertida aventura musical para toda a família e sê bem-vindo a Hamelin, onde tudo é belo e vive a cantar! Vais adorar! E se não saíres a cantar, vais ter de voltar!

Adaptação e Encenação: João Pedro Santos
Interpretação: Rogério Maurício, Sérgio Ribeiro e Zita Milene
Direção Musical: João Pedro Santos
Cenografia e Figurinos: João Pedro Santos e Zita Milene
Produção: Companhia de Teatro Bocage

Bilhetes à venda (4,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Municipio de Ponte de Lima





Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais