JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Restaurantes de Arcos de Valdevez vão receber oferta do Município

O Município de Arcos de Valdevez e a AVVEZ - Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez unem-se para apoiar a restauração e produtores/engarrafadores locais, nesta época natalícia.

A Câmara Municipal tem desenvolvido várias iniciativas de apoio às famílias e às empresas, e agora está a apoiar dois dos setores mais afetados pela pandemia, a restauração e a produção vinícola.

De modo a apoiar a restauração e os produtores/engarrafadores locais, o Município de Arcos de Valdevez celebrou uma parceria com a AVVEZ - Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez com o objetivo de promover os produtos locais, nomeadamente vinhos, e apoiar a restauração e os produtores arcuenses, nesta época natalícia.

Esta iniciativa dinamizada pelo Município, surge no seguimento da campanha "Vinhos de Arcos de Valdevez - Restaurante Aderente" e pretende presentear todos os 25 restaurantes aderentes com uma caixa de vinho de cada um dos oito produtores/engarrafadores, associados da AVVEZ.

Numa época de dificuldades acrescidas para a restauração, devido aos efeitos resultantes da pandemia Covid-19, o Município de Arcos de Valdevez desenvolve esta iniciativa para apoiar a economia local, promovendo diversos produtos e produtores locais, a restauração, o comércio e o turismo em Arcos de Valdevez.

Municipio de Arcos de Valdevez



Concurso de fotografia "Arcos pela Lente" regista forte participação

"Arcos pela Lente" foi o tema do concurso de fotografia promovido pelo Município de Arcos de Valdevez.

A iniciativa, que decorreu ao longo do mês de novembro, surgiu com o objetivo de apresentar as paisagens naturais de Arcos de Valdevez em diversas perspetivas.

Para além disso, tinha como desafio estimular a descoberta e a curiosidade pelo património paisagístico de Arcos de Valdevez.

Desde o Parque Nacional da Peneda-Gerês à Paisagem Cultural de Sistelo, até às florestas da Miranda, Rio Frio e Senharei, são muitos os locais que podem ser fotografados.

O concurso "Arcos Pela Lente", aberto ao público em geral, a partir dos 18 anos de idade, com residência em qualquer município do país, contou com 117 participantes

Esta iniciativa, que terminou no passado dia 30 de novembro, revelou ser um sucesso, tendo sido, no total, mais de 300 fotografias submetidas a concurso, realizadas na área geográfica do concelho.

Os vencedores serão anunciados no próximo dia 11 de dezembro, através do website do Turismo do Município de Arcos de Valdevez. O primeiro classificado tem direito a um prémio em cartão Fnac no valor de 250 euros, enquanto que os restantes classificados vão receber uma menção honrosa.

Municipio de Arcos de Valdevez



Oficinas de Criatividade Himalaya abrirão em breve

O Município de Arcos de Valdevez decidiu homenagear Padre Manuel Himalaya, um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX, com a criação de um espaço assente no pensamento do cientista e no impacto da sua investigação no conhecimento científico da contemporaneidade.

Num investimento de 1,8 milhões de euros, as Oficinas de Criatividade Himalaya são um espaço destinado a promover a Ciência e a sustentabilidade no concelho, na região e no país. Este cientista arcuense, de renome internacional, percorreu o mundo em busca de novas abordagens científicas e de conhecimento, sendo também hoje bases fundamentais de desenvolvimento deste projeto.

O Município de Arcos de Valdevez tinha previsto a sua abertura para 9 de dezembro, data dos 152 anos do nascimento de Manuel Himalaya, mas devido às medidas de contingência definidas pela pandemia de Covid-19 foi forçado a reagendar a sua abertura para 2021.

O espaço está presentemente finalizado nas suas múltiplas áreas, incluindo o Hemisfério/Dome de projeção 360º, o Centro da Ecocidadania, o Núcleo Interpretativo Himalaya, O Labirinto Himalaya ou os laboratórios, num projeto que foi recentemente divulgado pela revista National Geographic Portugal na edição em papel e esta semana num extenso artigo dedicado a Himalaya e às Oficinas, com depoimentos do investigador Professor Jacinto Rodrigues e do Presidente da edilidade João Manuel Esteves, num reconhecimento, por esta importante Revista, da importância deste projeto municipal e da figura de Manuel Himalaya.

Municipio de Arcos de Valdevez



Detidos por posse ilegal de armas

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Arcos de Valdevez, ontem, dia 9 de dezembro, deteve dois homens de 25 e 47 anos por posse ilegal de armas, no concelho de Arcos de Valdevez.

No âmbito de uma investigação por furto que decorre há um ano, os militares da Guarda realizaram duas buscas domiciliárias e uma em veículo, tendo sido apreendido seguinte material:

" Três espingardas de caça, calibre 12;
" Um revólver, calibre 7.65mm;
" Uma pistola, calibre 6.35mm;
" Uma espingarda de ar comprimido;
" 161 munições de diversos calibres;
" Um telemóvel.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos para o Tribunal Judicial de Arcos de Valdevez.

A ação contou com o reforço do Destacamento Territorial de Arcos de Valdevez.

GNR de Viana do Castelo

Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais