JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Celebrando as tradições e apoiando músicos e técnicos de cultura do concelho

CÂMARA ESTÁ A PREPARAR UM GRANDE ESPETÁCULO DE NATAL ONLINE

A Câmara Municipal está a preparar um grande espetáculo de Natal, que será transmitido online. É uma forma de celebrar o Natal em completa segurança, apoiando os músicos e os técnicos de cultura do concelho. Intervêm 18 artistas: cinco músicos e 13 cantores, que vão interpretar músicas tradicionais de Natal, mas além da música há muitas histórias para contar, episódios e estórias que fazem parte das nossas tradições, fazendo com que esta época, que tem caraterísticas universais, seja de facto única.

A fórmula já foi ensaiada com sucesso pela Câmara Municipal, a propósito do aniversário do 25 de Abril, vivido também em tempos de pandemia. Trata-se de uma alternativa à presença física e simultânea dos espectadores nas salas de espetáculo ou mesmo em espaços ao ar livre. Cumprindo todas as condições de segurança, as diversas atuações são gravadas durante vários dias, em fases distintas.

Neste momento, a primeira fase está gravada e as restantes decorrerão nos próximos dias. A parte técnica envolve alguma complexidade, até porque, desta vez, não haverá um palco único, mas antes vários palcos, em vários locais do concelho.

Nesses palcos estarão artistas do concelho. As músicas serão interpretadas por 13 cantores: Ricardo Gomes, Eva Mina, Marco Lima, Ada Ferreira, Tatiana Freire, Tiago Garrinhas, Rita Paredes, José Meira, Paulo Baixinho, Diogo Brás, Tânia Esteves, Marco Brantner e Evita Brantner.

Os músicos são: José Paulo Ribeira, Jaime Alvarez, Paulo Franco, Joaquim Ribeiro e Bruno Pereira.

O espetáculo, que terá a duração de pouco mais de uma hora, é produzido por Paulo Baixinho e contará com a encenação da Krisálida, que fará também a animação de alguns conteúdos.

Gabinete de Informação ao Munícipe



CÂMARA APOIA JUNTAS DE FREGUESIA EM CERCA DE 300 MIL EUROS

A Câmara Municipal vai apoiar as Juntas de Freguesia em cerca de 300 mil euros. A proposta, apresentada pelo Presidente, Miguel Alves, foi aprovada ontem, em reunião do Executivo, e vai ser concretizada através da celebração de protocolos relativos ao ano 2021.

A decisão do Executivo vai ser agora sujeita à aprovação da Assembleia Municipal. Esta é mais uma forma de apoio às freguesias, em reforço da capitação necessária para que estas consigam prosseguir as respetivas competências materiais. O valor chegará àquelas autarquias de duas formas: em numerário, para os projetos constantes das Grandes Opções do Plano para cada Junta de Freguesia; e em espécie, através da disponibilização pontual de recursos humanos e patrimoniais.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Concurso de montras, vouchers de compras, animação de rua e plataforma de comércio eletrónica gratuita para comerciantes, são algumas das propostas

CAMINHA REFORÇA MEDIDAS DE INCENTIVO AO CONSUMO NO COMÉRCIO LOCAL

Miguel Alves apresenta hoje, em reunião de Câmara, um pacote de medidas de incentivo ao consumo no comércio local. Entre elas, a mais significativa é a criação de uma plataforma de comércio eletrónico denominada "Caminha Market", que permitirá aos comerciantes do concelho colocarem em venda online os seus produtos de forma absolutamente gratuita durante um ano, permitindo que o negócio decorra apesar dos dias de resguardo domiciliário que a pandemia exige.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, "nunca, como agora, foi tão importante canalizarmos o essencial das nossas compras de Natal para o comércio local mas compreendemos que estes tempos de pandemia e os dias de inverno, nos empurram mais para o recato da casa do que para o bulício das ruas. Por isso, quisemos criar, pagar e manter a primeira plataforma de comércio eletrónica na certeza de que esta é uma forma de manter as nossas lojas sempre abertas, a qualquer hora do dia, permitindo que as pessoas em casa procurem os produtos da sua preferência e que os comprem, tendo a entrega salvaguardada".

Esta iniciativa nasce de uma parceria com a AECV - Associação Empresarial de Viana do Castelo (que congrega comerciantes do concelho de Caminha) e conta com um investimento global de 35 mil euros. A Câmara de Caminha avança, no entanto, com outras medidas para incentivar o recurso ao comércio local. Desde logo, através de uma campanha também em conjunto com a AEVC, que se concretiza através de um concurso de montras e de sorteios de cupões de compra entregues pelos diferentes lojistas que resultarão em vales de compras a descontar no mesmo comércio local.

Mas a autarquia apoia também uma outra campanha, organizada por um grupo de comerciantes do concelho de Caminha, que terão também um sorteio próprio com atribuição final de vouchers de compras.

Para além destas iniciativas, a Câmara Municipal lançou uma ação de promoção do comércio da terra através da colocação de outdoors e distribuição de cartazes e vinis de divulgação, bem como um programa de animação de rua, adequado ao tempo que se vive e às regras em vigor, que terá lugar nas vilas e Caminha e Vila Praia de Âncora, nos dias anteriores à quadra natalícia.

Entretanto, a Câmara Municipal de Caminha, já tinha avançado com o pagamento total das iluminações de Natal, poupando comerciantes e Juntas de Freguesia dessa despesa de modo a poder dar-lhe mais tesouraria e tem no terreno várias ações culturais e recreativas como os espetáculos de marionetes protagonizado pela companhia de teatro Krisálida ou a já famosa Rota da Rabanada que cria um percurso doce por mais de 30 pastelarias, restaurantes, cafés e hotéis do concelho de Caminha.

Miguel Alves não tem dúvidas em afirmar "que o comércio local, os nossos restaurantes, os nossos empresários precisam de mais apoio do que a Câmara Municipal pode dar face aos seus recursos. Isso é inegável. Mas o que queremos dizer é que estamos com eles, no limite das nossas forças, como sempre temos estado e juntos vamos passar esta tormenta. Desta vez, todos podemos fazer alguma coisa para ajudar a nossa comunidade, essa coisa é comprar as nossas prendas no comércio local, procurar alimentos nos nosso mercados e supermercados tradicionais e de família, adquirir mais uma peça para o presépio, mais uma acha para as nossas lareiras, mais um mimo para a nossa família, nas pessoas que têm porta aberta para as nossas ruas. São eles que precisam, agora, deste ato importante de solidariedade e conforto".

A Câmara Municipal de Caminha reforça assim as medidas que foram sendo tomadas de apoio ao comércio que passaram por isentar o pagamento de taxas de ocupação de espaço público e publicidade, pelo alargamento de esplanadas, pela isenção de pagamento de rendas comerciais em espaços municipais, pela assunção do pagamento de tarifas fixas de água e saneamento durante 3 meses, pela distribuição de equipamentos de proteção individual e pela realização de diversas campanhas de divulgação local, nacional e até na Galiza.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Em consequência da pandemia COVID-19

CANCELADA II EDIÇÃO DA GALA DO DESPORTO DO MUNICÍPIO DE CAMINHA

Tendo em conta a pandemia COVID-19 e a forma como afeta a atividade desportiva aos diversos níveis, a Câmara Municipal de Caminha decidiu cancelar a II edição da Gala do Desporto do Município de Caminha, que deveria ter lugar no início do próximo ano. Os agentes desportivos não serão esquecidos e na próxima edição serão todos recordados e louvados, como merecem e de acordo com o propósito da iniciativa, pelo trabalho realizado.

O Município de Caminha realizou este ano, no dia 17 de janeiro, a I Gala do Desporto, em cerimónia que decorreu no Valadares, Teatro Municipal de Caminha. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, visou distinguir e premiar as entidades e agentes desportivos que, durante a época desportiva, mais se notabilizaram pelos resultados alcançados ou pelos serviços prestados nas diversas modalidades desportivas, fruto do prestígio que deram à sociedade e ao desporto, quer pelo seu mérito ou conduta, tendo ao mesmo tempo um papel preponderante no desenvolvimento do desporto no concelho.

Este evento pretendeu reforçar o reconhecimento de atletas, equipas, treinadores e associações/clubes que se destacaram ao longo da época desportiva, bem como o empenho e dedicação dos vários agentes desportivos, na prossecução do incentivo à prática desportiva.

Logo que a situação pandémica seja ultrapassada e a normalidade restabelecida, a Gala do Desporto regressará, enaltecendo o desporto e todos os que, com o seu esforço e empenho, dignificam também o concelho de Caminha.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Esta edição apresenta novas especialidades

ROTA DA RABANADA NA EMENTA DE TRÊS DEZENAS DE CAFÉS, PASTELARIAS, MERCEARIAS, HOTÉIS E RESTAURANTES ADERENTES DO CONCELHO

A 'Rota da Rabanada' está de regresso ao concelho de Caminha. Novos aderentes e novas especialidades, com destaque para a rabanada recheada com gelado, estão a marcar a edição deste ano. Até 31 de dezembro, no concelho há cerca de 30 especialidades de rabanada para degustar em cerca de três dezenas de cafés, pastelarias, mercearias, hotéis e restaurantes aderentes do concelho.

No concelho de Caminha a rabanada é um doce com tradição e está presente à mesa na consoada de todos os caminhenses. Desde a sua criação, a 'Rota da Rabanada' tornou-se uma das atrações gastronómicas do concelho nesta altura do ano. Esta iniciativa tem como objetivos promover a gastronomia, dinamizar o comércio e a economia local.

Assim, à semelhança das edições anteriores, o Município lançou o repto aos cafés, pastelarias, mercearias e restaurantes do concelho para que aderissem e com novas criações. Esta edição conta com a adesão de novos estabelecimentos e com novas rabanadas, como por exemplo a rabanada recheada com gelado. A rabanada infantil volta também a marcar esta "Rota da Rabanada". Mas há muito mais para experimentar: rabanada de vinho do Porto, de frutos secos, de chila, recheada com maçã, recheada com abóbora, com doces de ovos ou fios de ovos, entre outras.

O desafio foi aceite por três dezenas de cafés, pastelarias e restaurantes do concelho. Até ao final do ano, no concelho, desde Vila Praia de Âncora a Lanhelas, passando por Seixas, Moledo, Gondar, Vilar de Mouros e Caminha há mais de 30 rabanadas diferentes para degustar nos cafés, pastelarias, mercearias, hotéis e restaurantes aderentes do concelho, isto é, cada um dos estabelecimentos aderentes terá à venda diariamente a sua ou as suas especialidades.

Para promover a iniciativa, o Município de Caminha elaborou o chamado "Passaporte Rota da Rabanada" com os diversos estabelecimentos aderentes, e a cada 5 carimbos diferentes, dará direito a uma oferta do Município de Caminha, a levantar nos Postos de Turismo do concelho. À semelhança do ano passado, portador do "Passaporte da Rabanada" quando for levantar o seu presente, poderá votar na sua rabanada favorita.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem disponíveis por telefone ou por e-mail

ENFERMEIROS DA UCSP CAMINHA VÃO A CASA DOS UTENTES IDOSOS E/OU COM PATOLOGIAS DE RISCO PARA A COVID 19

Os utentes maiores de 65 anos que necessitem de tratamentos de enfermagem não deverão deslocar-se ao Centro de Saúde, podendo solicitar o serviço por telefone ou e-mail. O mesmo é válido para a restante população do concelho com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos e imunodeprimidos. O Município de Caminha dispõe ainda de uma Rede Complementar de Apoio, já a funcionar em pleno, que atua como "rede logística".

No âmbito do trabalho conjunto que o Município de Caminha tem desenvolvido com o Centro de Saúde de Caminha e a Unidade de Saúde Familiar do Vale do Âncora, importa divulgar os cuidados de enfermagem domiciliários disponibilizados pela UCSP Caminha, que apoia os utentes idosos e de mais risco, evitando que saiam de casa.

A UCSP Caminha recomenda "a todas as pessoas para não sair de casa nem receber visitas e respeitar o necessário isolamento social". Informa que a equipa de enfermagem tem um serviço alargado para evitar a deslocação ao Centro de Saúde. Assim, quando exista necessidade de domicílios, os utentes idosos e de risco poderão contactar com as enfermeiras de família (258 719 300).

Aliás, este apoio destina-se especificamente aos utentes maiores de 65 anos que precisem de tratamentos de enfermagem (pensos, injectáveis e controle de INR). Como referimos, a restante população com critérios de risco para a COVID 19 (patologia cardíaca, pulmonar, diabéticos, doentes oncológicos ou imunodeprimidos) beneficiará dos mesmos tratamentos, também nos seus domicílios.

A UCSP Caminha recorda também a importância de se privilegiar o atendimento não presencial em geral, podendo ser usados os mesmos contactos telefónicos para emissão de receitas, conselhos médicos e de enfermagem.

Sublinha a UCSP: antes de sair de casa, entre em contacto connosco:
Pelo e-mail: cs.caminha@ulsam.min-saude.pt
Por telefone 258 719 300

O Município de Caminha disponibiliza também uma Rede Complementar de Apoio para minimizar os efeitos da COVID 19 na população do concelho. A prioridade são os idosos em situação de isolamento.

A Rede, coordenada pelo Município de Caminha, integra um representante de cada Junta de Freguesia (Presidente da Junta), bem como uma equipa técnica orientada pelas chefias de Divisão.

A Rede Complementar de Apoio assegura diversos bens e serviços de primeira necessidade, atuando como rede logística, sobretudo de apoio a idosos em situação de isolamento, de modo a evitar que tenham que sair das suas casas para comprar alimentos e medicamentos em supermercados e farmácias.

Os munícipes que possam necessitar deste apoio, poderão contactar o Presidente da Junta de freguesia da sua área de residência, ou os responsáveis da equipa técnica municipal.

Gabinete de Informação ao Munícipe




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais