JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Falar Verdade a Mentir em Viana!

O Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana apresenta Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, com encenação de António Capelo, de 10 a 19 de dezembro, na Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo.

Depois da estreia na abertura da 4ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, a 144ª criação do Teatro do Noroeste - CDV é apresentada nesta época de Natal, com sessões de quarta-feira a sexta-feira, às 21h00, e sábados, às 16h00 e às 21h00.

O texto de Garrett cruza elementos muito próprios de um tempo (século XIX) e de um espaço (LISBOA, capital do império). Aqui se definem situações de poder. Poder individual e poder coletivo. Usa-se a mentira para atingir os fins desejados: e ninguém fica impune!

No dia 19 de dezembro, o espetáculo interpretado por Alexandre Calçada, Alexandre Martins, Ana Perfeito, Elisabete Pinto, José Escaleira e Tiago Fernandes, tem uma sessão especial com GESTU - Tradução em Língua Gestual Portuguesa em simultâneo com a representação e Ver com as Mãos, reconhecimento sensorial da área de representação com os espetadores cegos e amblíopes, meia hora antes do espetáculo.

O preço dos bilhetes varia entre os 4€ e os 10€ e podem ser reservados através do tmsm@cm-viana-castelo.pt

CDV



Prémio Palco de Terra para o Teatro do Noroeste-CDV

A companhia de teatro de Viana do Castelo foi premiada, na categoria "Instituição", pelo trabalho desenvolvido na dinamização e promoção do teatro amador na região através da rede cultural TEIA, com destaque para a realização do Festival Transfronteiriço de Teatro Amador PLATTA e a Bolsa de Criação Teatro Amador TEIA. Na categoria "Personalidade", a distinção foi para o ator e encenador Orlando Alves por uma vida dedicada ao associativismo, com destaque para o Grupo Nun'Álvares de Fafe, em especial para o trabalho desenvolvido no Teatro Vitrine.

O Prémio Palco de Terra é uma iniciativa da companhia Teatro de Balugas (Barcelos), cuja primeira edição se realizou em 2017. É um galardão concedido anualmente para reconhecer e agradecer o trabalho e o esforço de pessoas e instituições no âmbito do teatro realizado no meio rural e da criação artística sobre o Minho. A iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Fundação INATEL e Junta de Freguesia de Balugães (Barcelos).

Os galardoados do Prémio Palco de Terra 2020 foram anunciados hoje (1 de dezembro) e como a entrega presencial foi cancelada devido ao estado de emergência em vigor, a cerimónia será transmitida online no dia 8 de dezembro, às 13h00, nas redes sociais do Teatro de Balugas.

CDV



Detida por violação de confinamento obrigatório COVID-19

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Vila Nova de Ceveira, ontem, dia 3 de dezembro, deteve uma mulher de 43 anos por violação do confinamento obrigatório a que estava sujeita, no âmbito da pandemia de COVID-19, no concelho de Vila Nova de Cerveira.

No seguimento de uma denúncia e após diligências efetuadas pelos militares da Guarda, foi possível abordar a mulher na via pública, violando assim o dever de confinamento obrigatório decretado pela Autoridade de Saúde Pública, tendo sido detida e acompanhada ao seu domicílio.

A detida foi constituída arguida, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Vila Nova de Cerveira.

A GNR recorda que ficam em confinamento obrigatório no respetivo domicílio ou noutro local definido pelas autoridades de saúde todos os doentes com COVID-19, os infetados com SARS-CoV-2, e os cidadãos relativamente a quem a autoridade de saúde ou outros profissionais de saúde tenham determinado vigilância ativa. A violação do confinamento obrigatório constitui crime de desobediência.

GNR de Viana do Castelo




Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais