MERCADO DE NATAL
De 5 a 8 de dezembro, na Praça Deu-la-Deu.
Neste Natal, uma prenda artesanal é sempre especial.
Com organização da Associação de Artesãos de Monção "Post'Arte", em colaboração com a Câmara Municipal de Monção, realiza-se, entre os dias 5 e 8 de dezembro, o habitual "Mercado de Natal", na Praça Deu-la-Deu. Para segurança de todos, os expositores adotaram várias medidas de segurança.
Nestes dias, a Praça Deu-la-Deu, com árvore natalícia no centro e as fachadas dos edifícios circundantes iluminadas, apresenta-se vistosa, elegante e decorada com diversos motivos alusivos à época, enchendo a "sala de visitas de Monção" de magia e a fantasia.
Os 15 expositores presentes vão apresentar diversos artigos e produtos artesanais relacionados com a quadra natalícia. Todos executados pelas mãos hábeis e laboriosas das artesãs monçanenses, tendo como base de criação um conjunto variado de materiais e muita imaginação.
Das medidas adotadas para quem pretende visitar o "Mercado de Natal", referência para o uso obrigatório de máscara ou viseira, em todo o recinto do mercado, distância mínima de segurança entre as pessoas, e disponibilização de álcool gel aos visitantes por parte dos expositores.
A organização recomenda que o tempo de permanência no recinto seja o estritamente necessário para aquisição dos artigos pretendidos, devendo o atendimento efetuar-se de forma organizada, respeitando as regras de higiene e segurança.
Municipio de Monção
MAZEDO: RUA DO POMAR COM NOVA PAVIMENTAÇÃO
Trabalhos visaram a regularização do trajeto após instalação do saneamento básico
A Rua do Pomar, em Mazedo, recebeu uma nova pavimentação, reparando as "mazelas" que resultaram dos trabalhos de saneamento básico na zona baixa da freguesia. Com esta intervenção, a circulação torna-se mais segura e o acesso às habitações mais cómodo.
Os trabalhos de reposição do pavimento na Rua do Pomar, onde está situado o Centro Escolar e diversas habitações ao longo do percurso, de um lado e de outro, tiveram uma extensão de 934 metros e uma área de 6650 metros quadrados.
Representando um investimento de 65.137,00 €, imposto incluído, os trabalhos, da responsabilidade da empresa "Narom, SL - Sucursal em Portugal", incluíram fornecimento e aplicação de pavimento em betão betuminoso tipo "Binder", após compactação mecânica, incluindo transporte e respetiva colocação.
A empreitada de saneamento básico em Mazedo (zona baixa), da responsabilidade da empresa mencionada, compreendeu os lugares de Estrada, Carrazedo, Eirado, Pomar, Requeiro, Breia, Calvário, Requião, Antoinha e Agrelo, beneficiando cerca de 750 habitantes.
Comparticipados pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos - POSEUR, os trabalhos consistiram na construção das necessárias infraestruturas de saneamento de águas residuais, incluindo a rede de drenagem e condutas elevatórias.
Além de garantir maior segurança na circulação automóvel e maior facilidade de acesso às habitações, esta intervenção, englobada na empreitada de saneamento básico, proporciona, também, melhores condições de salubridade à população residente, salvaguardando o meio ambiente.
Municipio de Monção
LINHAS DE APOIO PARA FAMILIAS,
EMPRESÁRIOS E TRABALHADORES
Criadas no passado mês de março, as linhas de apoio às famílias, empresários e trabalhadores do concelho continuam ativas, de forma a responder às necessidades sociais e laborais da população monçanense, nesta segunda vaga da pandemia do COVID 19.
A linha social, com o número 251 649 001, pretende prestar esclarecimentos e apoiar os monçanenses em condição de fragilidade social, isolamento ou outras situações de vulnerabilidade, constituindo-se como mais um instrumento de apoio para proteger a população local neste período de contenção e emergência social.
A linha destinada às empresas e trabalhadores do concelho (independentes e por conta de outrem), com o número 251 649 002, pretende contribuir para dissipar dúvidas, assegurar apoio técnico nas questões laborais e informar os interessados sobre as medidas de apoio, locais e nacionais, nesta área.
As linhas de apoio estão disponíveis entre as 09h00 e as 17h00, de segunda a sexta-feira. No caso da linha de apoio social, encontra-se contactável em qualquer dia e a qualquer hora para situações urgentes.
Municipio de Monção
|
|

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|