JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

EBS do Vale do Âncora

18.ª Semana Europeia da Mobilidade

Em 2019 realiza-se a 18.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e a 20.ª edição do Dia Europeu sem Carros, iniciativa que faz parte do calendário de muitas cidades e vilas por toda a Europa e também noutros continentes. O tema central deste ano é "Caminhar e Pedalar em Segurança", com o slogan "Caminha connosco". Em Portugal, que participa nesta iniciativa europeia desde o seu início em 2002, tem-se vindo a gerar um grande movimento de adesão, não só por parte do público, mas também através de um número crescente de parceiros que colaboram ativamente com as autarquias envolvidas.

A Semana Europeia da Mobilidade comemora-se todos os anos de 16 a 22 de setembro. Os cidadãos europeus têm a oportunidade de participar numa semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de promover o debate sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade. Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu sem carros é celebrado com ações de sensibilização que incentivam a não utilização de automóveis particulares.

Considerando a importância da iniciativa, a qual se integra plenamente no tema do Plano Anual de Atividades 2019/2020 (Educação para a Sustentabilidade), no dia 20 de setembro de 2019, os cem alunos do 1CEB da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, produziram uma pintura mural e organizaram uma caminhada para a qual convidaram toda a comunidade. Esta caminhada levou os alunos desde o estabelecimento de ensino até ao oceano Atlântico, passando nas margens do rio Âncora pelo passadiço Dr. Francisco Sampaio.

Ao longo de toda a caminhada, marcada pelo intenso contacto com a Natureza, foi de notar a alegria e a vivacidade de todas as crianças, preocupadas com os problemas ambientais que afligem o nosso planeta e despertas para a importância de darem o seu contributo no combate aos mesmos.

AESP/GabCom


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais