A Câmara e a Associação Selva dos Animais Domésticos assinaram um protocolo com vista à intervenção e estabilização das colónias de gatos existentes no concelho. Esta parceria surge na sequência do Orçamento Participativo e permitirá capturar, esterilizar e devolver ao seu meio os gatos, devidamente identificados através de microchip, sem perder de vista, paralelamente, a eventual adoção. A associação será a responsável pela operacionalização do projeto, cabendo ao Município a transferência da verba e a monitorização do trabalho, a cargo do veterinário municipal.
De acordo com a presidente da Selva dos Animais Domésticos, este é um passo fundamental para o controlo das colónias e para travar a proliferação de animais errantes. Idalina Torres mostra-se otimista e refere que a associação está a trabalhar há já bastante tempo nesta área, nomeadamente na identificação das colónias, tendo ainda desenvolvido contactos com as clínicas veterinárias, o que tornará possível dar início às esterilizações, sobretudo de fêmeas.
Os animais esterilizados que sejam devolvidos ao seu meio serão identificados eletonicamente e através de um pequeno corte na orelha esquerda. Serão ainda desparasitados e vacinados. A colónia será depois devidamente acompanhada.
A Câmara compromete-se a transferir a necessária verba, até ao montante máximo de 30 mil euros, repartidos em duas parcelas.
Para Idalina Torres, a situação atual é muito complexa e a pressão sobre a associação é cada vez maior, devido também ao avanço da lei que impede o abate de animais nos canis. .
Recorde-se que a Câmara tem em curso outra iniciativa nesta área, tendo aprovado há alguns meses o Regulamento do Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia.
O regulamento vem causa visa estabelecer e definir o Regime Especial de Esterilização de Animais de Companhia do Município de Caminha, garantindo de forma gratuita, a esterilização de animais. De acordo com o documento, o presente regime é aplicável aos animais de companhia, cães e gatos, cujo detentor pertença a um agregado familiar com carências económicas, devidamente comprovadas pelos Serviços de Ação Social do Município ou sejam resgatados das ruas por populares ou associações zoófilas legalmente constituídas.
O secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, estará sábado, a partir das 11H00, em Caminha para assinalar a conclusão da obra de beneficiação da EN301, o troço entre Caminha e Vilar de Mouros. Esta empreitada de conservação corretiva foi da responsabilidade das Infraestruturas de Portugal (IP) e visou a melhoria das condições de circulação e segurança rodoviária, ao longo de 5,3 quilómetros, entre Caminha e o nó de ligação com a A28.
A empreitada 'EN 301 (kmo+50) e Lig. Ao IC1/A28 Beneficiação.IPV2018' está incluída e englobou trabalhos pavimentação, reposição e reforço da sinalização horizontal e intervenções de correção do sistema de drenagem da via, com o objetivo de melhorar o desempenho funcional e prolongar o tempo de vida útil do pavimento, mantendo as caraterísticas geométricas da via e restringindo os trabalhos de pavimentação à plataforma existente. Esta intervenção incidiu também ao nível da drenagem longitudinal e transversal, assegurando melhorias de funcionamento da drenagem, quer interna quer superficial. Os trabalhos ainda incluíram a marcação rodoviária das vias, de modo a garantir a circulação com o máximo de fluidez e segurança.
Esta empreitada integra um conjunto de Empreitadas do Programa "IPV 2018 - Intervenções Preventivas em Pavimentos" que abrange intervenções em cerca de 30 troços de estradas sob jurisdição da IP, num total de 234 km, ao longo de todo o território nacional.
RIO MINHO É PALCO
DO ENTRE MARGENS - ENCONTRO DE TOCADORES
A partir de quinta-feira, a festa da música tradicional e da dança faz-se nas duas margens do Rio Minho. De 30 de maio a 2 de junho, Caminha e A Guarda vão acolher mais um Entre Margens - Encontro de Tocadores, com um programa repleto de novidades. Esta edição arranca em A Guarda, com o concerto de Sérgio Mirra Trio e Pan de Capazo, no dia 30. No dia 31, a abertura oficial faz-se a bordo do ferryboat com a participação de tocadores galegos e portugueses, pelas 17H00. E, nos dias 1 e 2 de junho, as travessias do rio Minho serão acompanhadas com tocadores de Portugal e da Galiza.
Esta edição é a afirmação internacional do Entre Margens - Encontro de Tocadores. Pela primeira vez, na história do certame, as iniciativas vão decorrer entre Caminha e A Guarda. Com um programa aliciante, o cartaz contempla concertos com Sérgio Mirra Trio e Pan de Capazo, Carlos Batista, Segue-me à Capela; Obal, Roncos do Diabo. O programa inclui um Encontro de Grupos de cavaquinhos da Ribeira Minho; animação com o Rancho de Reis de Riofrio; Foliada e Baile ao Improviso e exposição itinerante "Os Cinco Hermanos; Gaiteiros das margens do Minho". Estão igualmente previstas várias palestras, cinema e apresentações de livros e cd,s. E, ainda, travessias do rio Minho com tocadores portugueses e galegos.
Em Caminha, ainda vão decorrer as seguintes oficinas: construção de instrumentos musicais com Xavier Blanco e Inocêncio Casquinha; combo de cordofones/Tocata Popular com Carlos Batista; murgas e charangas com Fernando Abreu; cantos Polifónicos com Segue-me à Capela e oficina de dança Carvallesa com Montse Rivera.
O Entre Margens-Encontro de Tocadores é organizado pela PédeXumbo - Associação para a Promoção da Música e da Dança, aCentral Folque - Centro Galego Música Popular, Câmara Municipal de Caminha e Freguesia de Caminha e Vilarelho.
Programa:
30 de Maio
19H30 | CONCERTO com Sergio Mirra Trio e Pan de Capazo
Praça do Relógio em A Guarda
31 de Maio
10H00 | ZAMPADANÇAS com Mercedes Prieto e Sergio Cobos
(atividade lúdica dirigida aos alunos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais)
Pavilhão Municipal de Caminha
16H00 - 24H00 | MOSTRA DE CONSTRUTORES DE INSTRUMENTOS MUSICAIS TRADICIONAIS (Luthiers)
Largo Calouste Gulbenkian
17H00 | ABERTURA DO ENCONTRO DE TOCADORES - ENTRE MARGENS
no Ferryboat St. Rita de Cássia, com a participação de tocadores galegos e portugueses
19H00 | INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ITINERANTE "OS CINCO HERMANOS: GAITEIROS DAS MARGENS DO MINHO". Curadoria de Francisco Caldas e Napoleão Ribeiro
Edifício Paços do Concelho
21H30 | CONCERTO com Carlos Batista
Largo Calouste Gulbenkian
23H00 | CONCERTO com Segue-me à Capela
Largo Calouste Gulbenkian
Pela noite fora… | FOLIADA E BAILE AO IMPROVISO
01 de Junho
09H00 | RECEÇÃO AOS PARTICIPANTES DAS OFICINAS
Edifício Paços do Concelho
10H30-13H00 | OFICINAS
CANTOS POLIFÓNICOS com Segue-me à Capela
Sede da Academia Sénior de Caminha
COMBO DE CORDOFONES/TOCATA POPULAR com Carlos Batista
Biblioteca Municipal de Caminha
CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS SINGELOS com Xabier Blanco e Inocêncio Casquinha
Museu Municipal de Caminha
MURGAS E CHARANGAS com Fernando Abreu e Manuel Lima
Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Caminha
DANÇA TRADICIONAL: CARBALLESAS com Montse Rivera
Valadares, Teatro Municipal
10H30 | PALESTRA "CHARANGAS. O CLARINETE NA MÚSICA POPULAR URBANA NA MUDANZA DO SÉCULO XIX AO XX" por Fernando Abreu
Auditório do Museu Municipal de Caminha
11H30 | APRESENTAÇÃO DO LIVRO "LA NUOSSA GAITA" por Abílio Topa e Daniel Pina Cabral
Auditório do Museu Municipal de Caminha
12H00 | ENCONTRO DE ZÉS PEREIRAS: GRUPOS DE PORTUGAL E GALIZA
Praça Conselheiro Silva Torres
14H00-24H00 | MOSTRA DE CONSTRUTORES DE INSTRUMENTOS MUSICAIS TRADICIONAIS (Luthiers)
Largo Calouste Gulbenkian
15H00 - 18H00 | TRAVESSIAS DO RIO MINHO COM TOCADORES DE PORTUGAL E GALIZA
Ferryboat St. Rita de Cássia
15H00 - 18H00 | OFICINAS
(nos locais anteriormente assinalados)
15H00 | PALESTRA "ESCALA CURTA, CORPO PEQUENO. ESTÓRIAS DO CAVAQUINHO" por Carlos Batista e "PROJETO ATLAS" por Jorge Castro Ribeiro e Ivan Vilela
Auditório do Museu Municipal de Caminha
16H30 | APRESENTAÇÃO LIVRO CD "SINDO DE OLELAS - CONCERTINA GALEGA" por Xurxo Souto
Auditório do Museu Municipal de Caminha
18H00 | PALESTRA "ENCONTRO(S) COM A(S) DANÇA(S)" por Mercedes Prieto e Maria João Alves
Auditório do Museu Municipal de Caminha
19H00 | ENCONTRO DE GRUPOS DE CAVAQUINHOS DA RIBEIRA MINHO
Largo Calouste Gulbenkian
21H30 | CONCERTO com OBAL
Largo Calouste Gulbenkian
23H00 | CONCERTO com Roncos do Diabo
Largo Calouste Gulbenkian
Pela noite fora… | FOLIADA E BAILE AO IMPROVISO
02 de Junho
10H00-13H00 | OFICINAS
(nos locais assinalados)
11H00-19H00 | MOSTRA DE CONSTRUTORES DE INSTRUMENTOS MUSICAIS TRADICIONAIS (Luthiers)
Largo Calouste Gulbenkian
11H00 | ANIMAÇÃO: Rancho de Reis de Riofrio
Praça Conselheiro Silva Torres
11H30 | APRESENTAÇÃO: publicação "OS DANZANTES DOS REIS" por Eutrópio Rodriguez e Rancho de Reis de Riofrio
Auditório do Museu Municipal de Caminha
12H00 | CINEMA: "DA TERRA AO CÉU", documentário PédeXumbo sobre a tradição dos mastros tradicionais no concelho de Odemira. Realizado por Pedro Grenha e Rui Cacilhas
Auditório do Museu Municipal de Caminha
15H00 | APRESENTAÇÃO FINAL DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS OFICINAS
Largo Calouste Gulbenkian
15H00 - 18H00 | TRAVESSIAS DO RIO MINHO COM TOCADORES DE PORTUGAL E GALIZA
Ferryboat St. Rita de Cássia
18H00 | ENCERRAMENTO
Largo Calouste Gulbenkian