AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CONCELHO DE CAMINHA
Amealhando Medalhas...
Resultados históricos da nossa equipa de Badminton nos Regionais Norte: 1º lugar em singulares femininos, 3º Singulares Maculinos, 1º e 2º lugar por equipas (mulheres e homens, respetivamente).
Uma senda inagualável em termos de resultados a nível Regional e Nacional. De destacar o 5º título para a nossa fantástica jogadora, Gisela Mouteira que, deste modo, obtém três títulos regionais consecutivos no escalão de juvenil (acrescentando os restantes, enquanto iniciada). Um feito único, especialmente, tendo em conta a concorrência por parte da comitiva federada, sempre presente nestas competições a nível Regional e Nacional. Resta apenas continuar o excelente trabalho por parte do Professor Luís Vaz para daqui a 3 semanas tentar atingir bons resultados no Nacional de Juvenis. PARABÉNS!
Projetos Pedagógicos | Parlamento dos Jovens
Com a fase nacional do programa Parlamento dos Jovens se encerrará a edição de 2019 deste projeto que mobiliza milhares de jovens estudantes de todo o país.
No Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha, tanto na sua escola sede, em Caminha, como na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, este programa foi vivido com grande entusiasmo, valorizando-se o projeto integrador "Nosso Mar", pela temática do Parlamento dos Jovens, ensaiando também a sua afirmação em todo o concelho de Caminha.
Os alunos tiveram um envolvimento responsável, consistente, informado e capaz de apresentar e defender propostas que horam o município de Caminha e a comunidade escolar, reconhecendo-se a ação determinante dos docentes coordenadores do projeto em cada uma das unidades de ensino.
A participação nas sessões distritais do ensino básico e secundário foi disso um exemplo, mas não só. A dinâmica que imprimiram na realização de debates a nível de turma, na promoção das campanhas eleitorais e na eleição subsequente, na realização das respetivas sessões escolares, dando nota esclarecida das recomendações de cada uma das escolas e de cada uma das equipas, testemunharam esse envolvimento e a ação coletiva que transformou a Escola num espaço de ideias. Isso mesmo foi igualmente reconhecido pelos deputados à Assembleia da República que visitaram as escolas durante a implementação do projeto, com sessões discutidas, questionando e contrapondo, num registo elevado de saberes e gestão equilibrada da informação.
Com a conclusão de mais uma edição do Parlamento dos Jovens fica o sentimento da contribuição ativa dos alunos do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, dos Vales do Âncora e do Coura-Minho, para a procura das melhores soluções para a resolução dos problemas locais, numa ação que concorre para a preservação global do planeta Terra, afinal a casa de toda a humanidade, ou, nas palavras de Nigel Calder, a "Nave Espacial Terra", aquela onde todos fazemos a nossa viagem e que urge cuidar para que não termine subitamente esta nossa existência.
Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora
Projetos pedagógicos | Salinas no Município de Caminha
No passado dia 17 de maio, os alunos da turma B do sétimo ano da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora deslocaram-se a Caminha com o intuito de identificar o local onde terão existido salinas.
Em resultado da ampla articulação pedagógica do projeto "Nosso Mar", e reunindo domínios formativos dos Laboratórios de Aprendizagem, nos quais o Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha está envolvido, estes alunos foram desafiados a encontrar nos diferentes saberes disciplinares elementos que enquadrem esta atividade, relatada, pelo menos, desde o século XI.
A paisagem, elemento fundamental do território, foi descrita no recurso aos conhecimentos da língua portuguesa, mas igualmente pela expressão artística, realizando os alunos o desenho à vista, sob a orientação da docente de Educação Visual.
Sendo certo que a produção de sal apenas é possível a partir das águas que o têm dissolvido, os jovens alunos investigadores recolheram amostras de água no rio Coura que será posteriormente analisada em laboratório escolar, sob a supervisão pedagógica disciplinar de Físico-Química.
No envolvimento do domínio dos saberes de Geografia, por disponibilização de um mapa do século XVIII, os alunos identificaram o possível local de existência da salina registada nesta cartografia.
A recolha de múltiplas imagens completaram as tarefas de campo, sendo, posteriormente, trabalhadas e partilhadas na articulação com as Tecnologias da Informação e da Comunicação que sustentam todo o trabalho de construção de blogues e sua manutenção, promovendo a partilha com a comunidade e o reconhecimento da existência, no passado, de salinas em território do município de Caminha.
A influência da linha de costa sobre as atividades económicas, industriais e turísticas, ficou mais uma vez registada neste trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, a partir da Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, justificando a ação do "Nosso Mar" enquanto projeto de aproximação à comunidade, aos seus saberes e à identidade local. A criação de cenários de aprendizagem diversificados, favoreceram contextos naturalistas, determinados pela observação e ação prática, respondendo a questões concretas e aproximando os alunos do interesse pelo saber e, sobretudo, reconhecendo no seu envolvimento as possibilidades ainda em aberto no ato de ensinar e na capacidade de aprender.
A existência de salinas em território municipal será ainda mais explorada no futuro, sendo, a seu tempo, dado conhecimento atualizado à comunidade.
Ensino Profissional | Go For A Ride Day
Aproximando-se o termo do projeto Go For a Ride Day, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Operações Turísticas, lecionado na sede do Agrupamento de Escolas, em Caminha, realizaram, de uma assentada, uma visita aos concelhos de Monção, Valença e Vila Nova de Cerveira.
Foi a 13 de maio último que estes alunos realizaram este périplo, iniciando no território do município de Monção e terminando na área geográfica de Vila Nova de Cerveira.
O Palácio da Brejoeira, historicamente associando ao vinho Alvarinho, foi o ponto de partida para identificar elementos de valorização turística da região, seguindo-se a Torre de Lapela, num complemento identitário de afirmação territorial e que hoje motivam a fruição do turismo local.
Já em Valença, foram as Muralhas emblemáticas da cidade que enquadraram o reconhecimento do património, destacando-se ainda a Igreja, o Marco Miliário, o Núcleo Museológico e a ponte de duplo tabuleiro (rodoviário e ferroviário), símbolo da fronteira que noutros tempos registava o compasso lento da travessia do rio Minho. Hoje, estes elementos conjugados constituem o enquadramento turístico promovido pelo município de Valença, na sua condição de Eurocidade, caraterizando, também, o Alto Minho.
Na mesma linha de valorização transfronteiriça se encontrou Vila Nova de Cerveira, numa amizade com o povo Galego que a própria ponte testemunha. Como elemento de afirmação turística local, destacou-se a visita à Bienal de Cerveira que ao longo dos seus mais de 40 anos de existência criou uma identidade forte e enraizada em Vila Nova de Cerveira, reconhecida, por isso mesmo, como a Vila das Artes. Os milhares de pessoas que rumam e rumaram a Vila Nova de Cerveira com o intuito da visita à Bienal afirmam o enquadramento da oferta de turismo cultural, motivando os alunos a perceberem os diferentes cenários de disponibilidade que hoje assume a sua área profissional.
O Projeto Go For A Ride Day, completa-se com o trabalho desenvolvido em contexto de formação no espaço escolar, onde todos os elementos recolhidos nas visitas realizadas são trabalhados, consolidando saberes e partilhando com a comunidade escolar o valor do turismo em todo o Alto Minho, partindo das singularidades de cada município.
|
|
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|