JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

Hóquei em Patins

Seniores do FCPorto em estágio
em Vila Praia de Âncora

Câmara de Caminha recebeu comitiva portista

A equipa sénior de hóquei em patins do Futebol Clube do Porto foi recebida ao final da tarde do passado dia 30 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal Miguel Alves e pelo vereador do desporto Rui Lages.

A comitiva azul e branca realiza um estágio de preparação da próxima época desportiva no Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora, que termina amanhã, Domingo, com um sessão se treino aberta ao público a partir das 9H30.

No decorrer da sessão de boas vindas proporcionada pelo Executivo caminhense, João Baldaia, responsável pela comitiva portista e seccionista do Hóquei em Patins, agradeceu à Câmara de Caminha "a honra de nos receberem no Salão Nobre do Município de Caminha", uma gesto que não se cansou de sublinhar.

João Baldaia enalteceu ainda a disponibilização do Pavilhão Municipal de Vila Praia de Âncora por parte da Câmara de Caminha, com a finalidade de aí realizarem um mini-estágio, fazendo votos para que no final desta época "possamos partilhar convosco os êxitos que estamos a partilhar", ao considerar "importante" este curto período de preparação, agradecimento extensivo à Associação Juventude Vila Praia, com quem "partilharemos" o recinto desportivo, assinalou.

Por último, João Baldaia evidenciou a disponibilidade do FCPorto para colaborar em "quaisquer iniciativas" que a Câmara de Caminha pretenda encetar.

"É um orgulho trazer até aqui alguns dos melhores jogadores do mundo"

Miguel Alves, presidente do Município, em resposta, manifestou a sua satisfação ao concederem a possibilidade de o FCP organizar este mini-estágio, nomeadamente por incluir na sua equipa de hóquei em patins "alguns dos melhores jogadores do mundo".

Enalteceu ainda o facto de os técnicos e direcção do clube das Antas terem acreditado nas condições do pavilhão municipal de V. P. Âncora proporcionadas pelo Município caminhense, fazendo votos que a equipa "tenha bons treinos e capacidade para se recuperar e crescendo fisicamente de modo a estarem aptos a disputarem as competições e tentar ganhar tudo" como é seu timbre.

O autarca enalteceu igualmente o papel do vereador do desporto Rui Lages, o qual parece ser um pouco "imperceptível", anotou, mas que tem vindo a dar os seus frutos, referindo que nos últimos três anos, o número de praticantes de desporto em diversas modalidades "duplicou", o que "nos orgulha".

Miguel Alves reconheceu que "não estamos (Caminha) na Liga dos Campeões", mas o grande objectivo é pôr as nossas gentes a praticar desporto", tornando-os "campeões da vida", referindo ainda o aparecimento de novas modalidades.

Outro vector que o presidente da Câmara não descurou foi o de atrair grandes clubes para aqui realizarem treinos e estágios, mercê de estabelecimentos de parcerias como a que acabaram de concretizar na modalidade do hóquei em patins com o FCP, bem como com o basquetebol, apontando para o jogo do próximo dia 6, pelas 18H, no Pavilhão Municipal de Caminha, entre este clube e uma equipa da Argentina.

Aproveitando o momento, Miguel Alves deu conta aos presentes - entre os que se encontravam responsáveis pela Casa do FCP de Caminha, convidados para esta recepção, bem como do clube de hóquei do concelho, a Associação Juventude Vila Praia-, que a vinda até Caminha de clubes como os da projecção do FCP, contribui igualmente para as vitórias do clubes locais.

O autarca enalteceu o trabalho que ambas fazem no município, nomeadamente a Associação Juventude Vila Praia, reconhecendo no entanto as dificuldades para manter em actividade a modalidade de hóquei em patins, a despeito do apoio que o Município tem concedido, exaltando a sua prática por parte de tantos meninos e meninas.

Embora não seja adepto do clube azul e branco, Miguel Alves sinalizou que estas parcerias se tornam importantes.

A comitiva do FCP ofereceu algumas lembranças ao Município de Caminha e Miguel Alves agradeceu, oferecendo-se para levar os jogadores à Festa do Mar e da Sardinha, convite saudado ruidosamente pelos jogadores, mas dependendo das regras de alimentação estabelecidas pelos técnicos.

"Quem joga no Porto quer ganhar tudo!"

Hélder Nunes, capitão da equipa portista, falou para o C@2000, dizendo-nos que "partimos com muita força para esta época e a época passada já lá vai, e quem é desportista sabe que umas vezes se ganha e outras se perde".

Realçou o bom trabalho a nível de treinos que foi realizado na última época, "chegando às finais (Champions e Liga) mas sem que conseguíssemos ganhar, embora estarmos nas finais significa que estamos mais perto de ganhar, e é com esse que intuito vamos para esta época, tentar estar em todas as finais e ganhá-las, treinando o dobro ou o triplo para vencê-las".

Sem individualizar os objectivos para a próxima época desportiva, Hélder Nunes frisou que "quem joga no Porto só tem que ambicionar títulos a nível colectivo, porque os colectivos são sempre mais importantes do que os individuais e esta equipa mostra isso mesmo".

Questionado sobre a importância de ter nascido para a modalidade no clube que representa, Hélder Nunes admite que ter passado pela formação é significativo, embora os que vêm jogar para o clube, "através da envolvência das pessoas que trabalham no clube transmitem a ideia de jogar no Porto, o que é jogar no Porto, e o clube está muito salvaguardado com isso".

Hélder Nunes promete trabalhar para conquistar a Champions, "porque o Porto já não consegue esse título há bastantes anos e isso mostra o quão difícil é ganhar e trabalharemos muito para isso".

Questionado sobre a dificuldade das equipas portuguesas e da própria selecção em bater o avantajado (com grande envergadura) guarda-redes espanhol, Hélder Nunes, sorrindo, respondeu que "grandes são todos e muitas vezes um guarda-redes não precisa de ser grande se as coisas o estiverem a ajudar, mas bons guarda-redes com boas defesas tornam tudo mais difícil". Vincou, contudo, que "nós estamos nesse lote para ganhar tudo e esse carácter viu-se no ano passado quando fomos a todas as finais, tendo sido pena que não tivéssemos conseguido ganhar, mas este ano conseguiremos", assegurou.

João Baldaia recordou ex-atleta caminhense que representou o FCP

No decorrer da intervenção do presidente da Câmara, quando este se referiu à sua efémera tentativa de praticar hóquei no Seixas - um clube que chegou a jogar na II Divisão Nacional - e se referiu ao Joel, um jovem jogador de Lanhelas que representou este clube, o FCP e a Juventude de Viana, João Baldaia recordou outro atleta, de Caminha, Nuno Afonso, que chegou a ser campeão nacional infantil pelo FCP, e seu pai que "o levava a treinar ao Porto três vezes por semana, além dos jogos oficiais", hoquista que representou o clube azul e branco durante várias épocas nas camadas jovens.



Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais