www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA INAUGURA REDE MÓVEL 3G E WIFI NA SERRA D'ARGA

A dotação das freguesias da Serra d'Arga com rede móvel 3G e Wifi, a Internet gratuita para todos, foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo 2015. As pessoas votaram, escolheram, e a Câmara concretizou a sua vontade. O projeto "Rede Wifi para as freguesias das Argas (Baixo, Cima e S. João) e Dem" é uma realidade e esta vitória da participação cidadã vai ser assinalada segunda-feira, dia 19 de dezembro, com a presença de Graça Fonseca, Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa. O ponto de encontro, marcado para as 15h00, é o CISA - Centro de Interpretação da Serra D'Arga, em Arga de Baixo.

A rede móvel 3G e Wifi para as freguesias das Argas e Dem é um projeto orçado em 40 mil euros e envolve a criação de rede Internet para todos na área da União de Freguesia de Arga e Dem através da implementação de rede Wifi gratuita para toda a população. Foi um dos quatro projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo de Caminha, realizado no ano passado.

As populações das quatro freguesias, assim como os visitantes, ficam agora ligados à Internet, em boas condições, o que inclui o acesso Wifi, mas também uma melhor cobertura que permite não só navegar na rede como realizar chamadas de voz em sítios onde isso antes não era possível.

É uma importante melhoria para as freguesias da serra, que acaba com o isolamento em termos de comunicações, abrindo, em simultâneo, novas possibilidades, e que vai ser testemunhada por Graça Fonseca, Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa.

No primeiro Orçamento participativo, foram vencedores ainda os projetos de recuperação do espaço envolvente ao Dólmen da Barrosa (Vila Praia de Âncora), obra iniciada esta semana, assim como a adaptação do Centro Cultural de Gondar para Unidade de Apoio Domiciliário (Gondar) e a Reparação do Cais da Rua e Colocação de Guindaste para embarcações (Caminha).

O Orçamento Participativo de Caminha assenta num modelo de participação inovador, através do qual os participantes/cidadãos apresentam propostas e decidem os projetos que consideram ser os mais prioritários. A verba contemplada no Orçamento Participativo corresponde ao valor de IRS que os munícipes do concelho pagam, ou seja, em Caminha são as pessoas que decidem o que querem que o Município faça com o seu dinheiro.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Feira de Tradições de Natal; Conto de Natal, Oficina de construção de marioneta e fotografia com o Pai Natal nas praças das duas vilas; 3ª Caminhada do Pai Natal; Passeio de Pai Natal em bicicleta, corrida e caminhada são algumas das possibilidades

O CONCELHO DE CAMINHA OFERECE PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA NO FIM DE SEMANA

Feira de Tradições de Natal; Conto de Natal, Oficina de construção de marioneta e fotografia com o Pai Natal nas praças das duas vilas; 3ª Caminhada do Pai Natal; Passeio de Pai Natal em bicicleta, corrida e caminhada vão marcar a programação deste fim de semana no concelho de Caminha. Até ao início de 2017 são 40 dias, 40 atividades, num trabalho de cooperação que envolve 16 instituições.

Na verdade, são muitas as atividades que estão a decorrer no concelho de Caminha direcionadas a todos os públicos: crianças, jovens e adultos, com o objetivo de fazer de Caminha uma das rotas turísticas de fim de ano e dinamizar a economia local. Este fim de semana, a oferta é variada. Para além da programação de animação, no concelho de Caminha, desde Vila Praia de Âncora a Seixas, passando por Âncora, Vile, Caminha, Gondar e Vilarelho, há 36 rabanadas diferentes para degustar nos cafés, pastelarias e restaurantes aderentes do concelho, isto é, cada um dos estabelecimentos aderentes terá à venda diariamente a sua especialidade. Como referimos, existem 36 especialidades de rabanada (rabanada de mel, de nozes, recheada, de Vinho do Porto e recheio de chila, de leite, entre muitas outras especialidades). Para incentivar o consumo da rabanada, o Município de Caminha elaborou o chamado "Passaporte Rota da Rabanada" com os diversos estabelecimentos aderentes, e a cada 10 carimbos, dará direito a uma oferta do Município de Caminha, a levantar nos Postos de Turismo do concelho.

Feira de Tradições de Natal anima Vila Praia de Âncora

Nos dias 17 e 18
A Praça da República em Vila Praia de Âncora vai acolher a Feira de Tradições de Natal. Com uma procura cada vez maior, neste mercado de Natal vai encontrar tudo o que necessita para adoçar e decorar este Natal. Aqui, a oferta é variada. Esta edição conta com cerca de duas dezenas de expositores, com os mais variados tipos de artesanato: brinquedos em madeira, artigos de decoração de Natal, artigos em feltro, bijuteria em latão e cobre, artigos de decoração têxtil lar, entre outros. A gastronomia que carateriza esta quadra também estará bem representada através das compotas e dos licores, dos queijos, da cerveja artesanal e dos doces. O mercado pode ser visitado entre as 9H00 e as 17H00.
E, como o Natal é sobretudo para as crianças, no fim de semana, nas praças de Caminha e Vila Praia de Âncora os mais novos vão poder assistir ao Conto de Natal, participar na oficina de construção de marioneta e ainda tirar uma fotografia com o Pai Natal. Assim, em Caminha a animação vai decorrer no dia 17, das 10H00 às 12H00 e, no dia 18, das 15H00 às 17H00. Em Vila Praia de Âncora, no dia 17, das 15H00 às 17H00 e, no dia 18, das 10H00 às 12H00.

Pai Natal sai à rua
no dia 18
No domingo é dia do Pai Natal sair à rua. Da parte da manhã vai decorrer o Passeio de Pai Natal em bicicleta, corrida e caminhada. A concentração está marcada para as 10H00, na Praça da República, em Vila Praia de Âncora. O passeia começa na Praça da República e passa no Posto de Turismo, atravessa as ecovias de Vila Praia de Âncora, Moledo e Foz do Minho, passa pela Marginal de Caminha e termina no Terreiro em Caminha. Esta iniciativa é da responsabilidade da Associação Triatlo de Caminha e Desnível Positivo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Caminha, Freguesia Caminha e Vilarelho; Freguesia Moledo e Cristelo e Freguesia de Vila Praia de Âncora.
A partir das 14H30, vai decorrer a 3ª Caminhada do Pai Natal. Com concentração no Centro Social Paroquial de Moledo, o valor apurado com as inscrições vai reverter para a aquisição de um computador para o Benjamim - Centro de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens. Esta caminhada solidária é organizada pelo Grupo de Jovens Alfa de Moledo e conta com o apoio do Município de Caminha.

Informação Adicional:

01 A 31 DEZEMBRO
ROTA DA RABANADA
Local: Restaurantes, pastelarias e cafés aderentes do Concelho de Caminha

01 A 19 DEZEMBRO
O NATAL NA MINHA VIDA
A partilha do espirito de Natal através da rede social Facebook
Envio dos suportes (fotografia original acompanhada de texto e música) para cultura@cm-caminha.pt
A partir de 20 de dezembro - Publicação do Álbum
Mais informações em www.cm-caminha.pt ------

14 E 19 DEZEMBRO | 18H00
WORKSHOP DE DOÇARIA TRADICIONALDE NATAL - RABANADAS E SONHOS

QUA 14
Local: Sede da Junta de Freguesia de Lanhelas

SEG 19
Local: Centro Paroquial e Social de Riba de Âncora

QUI 15 DEZEMBRO
PLANTE UM PINHEIRO DE NATAL
Público-alvo: Comunidade Escolar do Concelho de Caminha
Local: Riba de Âncora

SEX 16 DEZEMBRO | 21H30
CONCERTO DE NATAL
ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA
Local: Igreja Paroquial de Moledo

17 E 18 DEZEMBRO | 09H00 - 17H00
FEIRA DE TRADIÇÕES DE NATAL
ARTESANATO E PRODUTOS
TRADICIONAIS LOCAIS
Local: Praça da República, Vila Praia de Âncora

17 E 18 DEZEMBRO
CONTO DE NATAL, OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE MARIONETA E FOTOGRAFIA COM O PAI NATAL

SÁB 17
10H00 - 12H00 - Praça Conselheiro Silva Torres, Terreiro, Caminha
15H00 - 17H00 - Praça da República, Vila Praia de Âncora

DOM 18
10H00 - 12H00 - Praça da República, Vila Praia de Âncora
15H00 - 17H00 - Praça Conselheiro Silva Torres , Terreiro, Caminha

DOM 18 DEZEMBRO | 10H00 PASSEIO DE PAI NATAL EM BICICLETA,
CORRIDA E CAMINHADA
Concentração e partida: Praça da República em Vila Praia de Âncora e chegada ao Parque do Ferry Boat em Caminha.

DOM 18 DEZEMBRO | 14H30
3ª CAMINHADA DO PAI NATAL
MOLEDO > CAMINHA > MOLEDO
Local: Concentração no Centro Social Paroquial de Moledo

DOM 18 DEZEMBRO | 18H30
CONCERTO DE NATAL
ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA
Local: Igreja da Misericórdia de Caminha

19 A 23 E 26 A 30 DEZEMBRO | 10H00 - 12H00
OFICINA DE TEATRO DE NATAL PARA CRIANÇAS
Local: Edifício dos Paços do Concelho, Caminha
Público-alvo: Crianças e jovens dos 6 aos 14 anos de idade
Mais informações: krisalida.acam@gmail.com
T 960 115 415

QUA 21 DEZEMBRO | 21H30
CONCERTO DE NATAL DA TUNA DA UNIVERSIDADE SÉNIOR DO ROTARY CLUB DE CAMINHA
Local: Igreja de Santa Clara, Caminha

QUI 22 DEZEMBRO | 21H30
CONCERTO DE NATAL DA AMFF
Local: Igreja Matriz de Caminha

SEX 23 DEZEMBRO | 21H30
CONCERTO DE NATAL
ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA
Local: Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora

SÁB 24 DEZEMBRO | 10H00 - 12H00
FOTOGRAFIA COM O PAI NATAL
Local: Praça Conselheiro Silva Torres - Terreiro e Caminha e Praça da República, Vila Praia de Âncora

SEX 30 DEZEMBRO | 20H00 - 23H00
PRESÉPIO VIVO E AUTO DE NATAL
Pelo Grupo de Teatro da Freguesia de Lanhelas
Local: Lanhelas

SÁB 31 DEZEMBRO | 23H30
CAMINHA,
ONDE O NORTE PASSA O ANO
CONCERTO DE MARTA REN
& THE GROOVELVETS
ATUAÇÃO DO GRUPO DE COVERS XORNAS
Local: Praça Conselheiro Silva Torres - Terreiro, Caminha

DOM 01 JANEIRO | 17H00
CONCERTO DE ANO NOVO
SOCIEDADE MUSICAL BANDA LANHELENSE E CORAL POLIFÓNICO
DE VILA NOVA DE CERVEIRA
Local: Valadares, Teatro Municipal - Caminha

08, 15, 22 E 29 DEZEMBRO | 21H30
FITAS DE NATAL
Local: Valadares, Teatro Municipal - Caminha

11 E 18 DEZEMBRO | 15H00
FITAS DE NATAL INFANTIS
Local: Valadares, Teatro Municipal - Caminha

Gabinete de Informação ao Munícipe



Projeto do Orçamento Participativo 2015 põe fim ao isolamento comunicacional de muitos caminhenses

REVISTA DE NATAL

Gabinete de Informação ao Munícipe



Igreja Paroquial de Moledo acolheu primeiro concerto de Natal sexta-feira, dia 16, pelas 21H30

CONCERTOS DE NATAL ARRANCARAM SEXTA-FEIRA COM O ORFEÃO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

Os Concertos de Natal vão aquecer os fins de tarde e as noites frias dos próximos dias. Os concertos de Natal no concelho de Caminha arrancaram sexta-feira, dia 16 de dezembro, na Igreja Paroquial de Moledo, com a atuação do Orfeão de Vila Praia de Âncora. Os concertos de Natal fazem parte da programação de Natal que está a decorrer no concelho e que até ao início de 2017 são 40 dias, 40 atividades e 16 instituições envolvidas.

Juntando a sua voz a todos aqueles que, ao redor do mundo, cantam ao nascimento do Deus Menino, o Orfeão de Vila Praia de Âncora, o Coro e Orquestra da Academia de Música Fernandes Fão e a Tuna da Universidade Sénior do Rotary Clube de Caminha vão-nos presentear com canções tradicionais de vários países mostrando, assim, a beleza de cânticos que a época de Natal inspira os povos.

Os Concertos de Natal começaram sexta-feira, na Igreja Paroquial de Moledo, pelas 21H30. Este concerto será protagonizado pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora.

No dia 18, há mais um concerto de Natal. O Orfeão de Vila Praia de Âncora estará na Igreja da Misericórdia de Caminha, a partir das 18h30, para mais um espetáculo.

No dia 21, pelas 21H30, a Igreja de Santa Clara, em Caminha, seve de palco ao concerto da Tuna da Universidade Sénior do Rotary Clube de Caminha.

No dia 22, pelas 21H30, na Igreja Matriz de Caminha vai decorrer o Concerto de Natal da AMFF.

Os concertos de Natal encerram no dia 23 de dezembro, na Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora com a atuação do Orfeão de Vila Praia de Âncora. o concerto vai decorrer pelas 21H30.

São muitas as atividades que estão a decorrer no concelho de Caminha direcionadas a todos os públicos: crianças, jovens e adultos, com o objetivo de fazer de Caminha uma das rotas turísticas de fim de ano e dinamizar a economia local. Este fim de semana, a oferta é variada: Feira de Tradições de Natal; Conto de Natal, Oficina de construção de marioneta e fotografia com o Pai Natal nas praças das duas vilas; 3ª Caminhada do Pai Natal; Passeio de Pai Natal em bicicleta, corrida e caminhada; Concerto de Natal do Orfeão de Vila Praia de Âncora na Igreja Misericórdia de Caminha.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Primeira fase da recuperação do espaço envolvente ao Dólmen da Barrosa a realizar no âmbito do Orçamento Participativo de Caminha já começou

CÂMARA VAI DEVOLVER ESPAÇO ENVOLVENTE AO DÓLMEN DA BARROSA ÀS PESSOAS

A recuperação do espaço envolvente ao Dólmen da Barrosa a realizar no âmbito do Orçamento Participativo de Caminha já começou. Miguel Alves esteve esta manhã no local para acompanhar os trabalhos desta primeira fase da obra. "Este é o lançamento da primeira fase de uma obra de recuperação de todo o Dólmen da Barrosa e deste espaço fantástico que nós queremos colocar para usufruto das pessoas", disse Miguel Alves, acrescentando que foi submetida uma candidatura para a criação de um núcleo museológico que projete o megalitismo no concelho. "Imagino por isso, dentro de poucos anos, o parque da Barrosa como um parque urbano de usufruto dos adultos e das crianças, um parque biológico onde se pode aprender muito sobre a flora, mas também uma alternativa à nossa praia. Será a partir daqui que vamos poder projetar o megalitismo no concelho de Caminha", sublinhou.

A visita ao espaço envolvente ao Dólmen da Barrosa em Vila Praia de Âncora, contou com a presença de Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha; Guilherme Lagido Domingos, vice-presidente da Câmara Municipal; Carlos Castro, presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora; Álvaro Meira, proponente da proposta, e dos técnicos responsáveis pela obra.

"Esta obra regenera urbanisticamente este parque, devolve este parque às pessoas, e vai criar condições de segurança para usufruto das crianças e dos adultos", sublinhou Miguel Alves sobre a importância da obra.

Também Carlos Castro admitiu tratar-se de uma obra muito importante: "a requalificação desta zona envolvente do Dólmen da Barrosa é um sonho. E ainda bem que se concretiza porque vai ser uma zona muito bonita, vai ser uma zona de lazer e vai ser uma atratividade para Vila Praia de Âncora e para todos aqueles que nos visitam".

O presidente da Câmara lembrou que esta é uma obra que "nasceu do Orçamento Participativo de Caminha". Trata-se de uma intervenção no montante de 22.378,39 + IVA. Dos trabalhos fazem parte: o rebaixamento do muro existente no topo nascente para uma altura de 1,20 m, bem como está prevista a sua reconstrução nas zonas em falta, com características idênticas ao existente; a demolição do muro atualmente existente no topo norte e reconstrução do mesmo com uma altura de 1,20 m em toda a extensão. Já foram removidas as rampas de e vai ser demolida a respetiva base em betão.

Estes são os trabalhos que integram esta primeira fase. Quanto à segunda fase, Miguel Alves assegurou que já foi submetida uma candidatura ao Programa 2020 para a criação de um núcleo museológico que potencie o megalitismo de Vila Praia de Âncora e de todo o concelho de Caminha e que vai "potenciar a oferta turística que vila praia oferece".

Miguel Alves sublinhou ainda "só foi possível fazer esta obra porque a Câmara Municipal de Caminha resolveu uma trapalhada de mais de 20 anos com a família e os herdeiros do Dólmen da Barrosa". O autarca relembrou: "estes terrenos estavam em litigio judicial, a Câmara Municipal já pagou a primeira metade da indemnização e vai pagar até ao final de março de 2017 a outra tranche à família, de modo a que estes terrenos possam ser do município. Para já os terrenos ainda não são do município, mas já temos autorização para fazer esta obra aqui. É a resolução de mais uma trapalhada do passado que nos ajuda a construir o futuro".

Gabinete de Informação ao Munícipe



Iniciativa conjunta do Município de Caminha e Conselho Diretivo dos Baldios de Riba de Âncora

"PLANTE UM PINHEIRO DE NATAL" VAI ENVOLVER A PLANTAÇÃO DE 800 ÁRVORES E MAIS DE 500 ALUNOS DO CONCELHO

Mais de 500 alunos do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino público e privado do concelho vão plantar cerca de 800 árvores autóctones amanhã, no Lugar de Vila Verde, nos Campadinhos de Vieiro, em Riba de Âncora, a partir das 9H30. "Plante um Pinheiro de Natal" é uma ação de sensibilização e reflorestação inserida na programação de Natal 2016 levada a cabo pelo Município de Caminha e pelo Conselho Diretivo dos Baldios da Freguesia de Riba de Âncora.

A freguesia de Riba de Âncora foi uma das mais fustigadas pelos incêndios do verão passado. Esta iniciativa tem como objetivo reflorestar o espaço ardido e sensibilizar as pessoas a não cortarem pinheiros para decoração de Natal.

O Município de Caminha convidou todas as escolas do pré-escolar e 1º ciclo do ensino público e privado do concelho para se juntarem a esta causa. O convite foi aceite. Em Riba de Âncora vão estar mais de 500 crianças para plantarem pinheiros mansos, sobreiros, teixos, medronheiros, aveleiras, carvalhos, castanheiros, liquidâmbar e ciprestes. As espécies em causa foram oferecidas pelo município.

A Câmara Municipal ainda vai assegurar o transporte das crianças.

Gabinete de Informação ao Munícipe



À noite, António Zambujo será o protagonista de um concerto solidário a favor da Associação Humanitária

MINISTRA DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA NA ABERTURA DO CINE TEATRO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

Depois de mais de duas décadas encerrado, o Cine Teatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora abre as suas portas, completamente remodelado, no próximo dia 7 de janeiro. A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, estará presente na sessão solene. À noite, o palco recebe um grande espetáculo. António Zambujo será o protagonista de um concerto solidário, cujo valor da bilheteira reverte para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora.

No dia 4 de novembro de 2015, fruto de um novo relacionamento entre o Município e a Associação Humanitária dos Bombeiros dos Voluntários de Vila Praia de Âncora, cuja direção desenvolve um trabalho excelente, que permitiu ultrapassar situações de grande aflição financeira, em que a continuidade dos serviços da corporação chegou a estar em causa, foi possível iniciar formalmente as obras no Cine Teatro. "Em 2017, o Cine Teatro renascerá com toda a dignidade, recuperando a posição e farol cultural que lhe é devida", disse na altura o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves.

Neste momento as obras encontram-se na fase final. A renovada sala tem capacidade para 200 pessoas, sendo integrada num complexo com novos camarins, novas instalações sanitárias, condições de conforto e de segurança.

Assinalando também o centenário da Associação Humanitária, dois momentos marcarão a abertura, sendo o primeiro uma sessão, com a participação da ministra da Administração Interna. Constança Urbano de Sousa é, desde 1997, doutorada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Sarreland, Alemanha. É também pós-graduada em Direito Europeu pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade do Sarre (1994) e licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1991).

Professora universitária, desempenhou vários cargos a nível nacional e internacional, sempre ligados às áreas em que é especialista, assumindo a presente pasta no XXI Governo Constitucional, há pouco mais de um ano.

O Cine Teatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora abre com chave de ouro, devolvendo-se à população e à Vila um espaço de Cultura e de memória. Importa salientar que o Município assegura também a vinda do prestigiado artista António Zambujo, para um concerto especial, que será, ao mesmo tempo, mais uma ajuda financeira à Associação Humanitária. Os bilhetes já estão esgotados.

Gabinete de Informação ao Munícipe



Candidaturas para saneamento garantidas junto do Portugal 2020

APROVADOS INVESTIMENTOS DE MAIS DE 2,6 MILHÕES DE EUROS PARA AS FREGUESIAS DE ARGELA, VILAR DE MOUROS E ÂNCORA

A Câmara de Caminha acaba de garantir, junto do Portugal 2020, financiamento para investimentos de mais de 2,6 milhões de euros, que vão contemplar três freguesias do concelho, com carências substanciais em matéria de saneamento. Estão aprovadas as candidaturas para o saneamento de Aspra, Viso, Currais e Igreja, na freguesia de Âncora; rede de saneamento de Vilar de Mouros e rede de saneamento e sistemas de interseção e elevação de Argela.

Esta é mais uma vitória do Município junto do quadro de funcionamento do Portugal 2020. As obras vão arrancar no próximo ano prolongando-se, em alguns casos, no ano seguinte.

As boas notícias já foram comunicadas formalmente ao presidente da Câmara, Miguel Alves, dando conta das deliberações favoráveis da Comissão Diretiva do PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos em relação às candidaturas apresentadas.

A rede de saneamento de Vilar de Mouros terá um custo total de investimento superior a um milhão de euros (1.132.080,00 €), sendo o investimento elegível de 990.000,00 €. Aqui a contribuição do fundo de coesão é 841.500,00 €. A taxa de financiamento é de 85%.

Com um investimento também superior ao milhão de euros vai ser contemplada a freguesia de Argela. A rede de saneamento e sistemas de interseção e elevação de Argela vai custar 1.032.546,45 €, sendo o investimento elegível um pouco inferior, 979.546,45 €. A contribuição do fundo de coesão será de 832.614,48 € e a taxa de financiamento é 85%.

Por seu lado, o investimento no saneamento de Aspra, Viso, Currais e Igreja, na freguesia de Âncora, rondará o meio milhão de euros (483.586,39 €). O investimento elegível é de 479.346,39 €, que contará com uma contribuição do fundo de coesão de 407.444,43 €, para uma taxa de financiamento de 85%.

O PO SEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, criado através da Decisão de Execução da Comissão Europeia em 16 de dezembro de 2014, surge como um dos 16 programas criados para a operacionalização da Estratégia Portugal 2020 e "pretende contribuir especialmente na prioridade de crescimento sustentável, respondendo aos desafios de transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente de recursos e na promoção de maior resiliência face aos riscos climáticos e às catástrofes".

Gabinete de Informação ao Munícipe


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais