www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Arga de Baixo

Fundador da Arte na Leira agraciado
com Comenda da Ordem de Mérito

O Presidente da República Cavaco Silva agraciou com a Comenda da Ordem de Mérito o artista ceramista, escultor e pintor Mário Rocha, em cerimónia que decorreu no passado mês de Dezembro na Adega-Museu Hermínia de Freitas, em Palmela.

Esta distinção comunicada ao artista vianense Mário Rocha, pela Secretaria-Geral da Presidência da República, deveu-se à sua ideia de criar a Arte na Leira, na Casa do Marco, em Arga de Baixo, em plena Serra d'Arga, reunindo anualmente numa mostra colectiva, trabalhos de consagrados e jovens autores em vários domínios das artes, provenientes de vários pontos do país e do estrangeiro.

A Presidência da República aliou este encontro das artes numa região rural, nada habituada a este tipo de performances predominantemente urbanas, à oferta de cinco telas que Marco Rocha doou à adega palmelense, tendo em vista associar-se a uma iniciativa de apoio à Cáritas.

A própria Adega engarrafou um vinho especial que se juntou ao leilão realizado em benefício dessa associação humanitária.

Cavaco Silva deu os parabéns ao artista minhoto, antes de o condecorar pela participação nessa acção benéfica, e pelo arrojo de avançar com a Arte na Leira numa aldeia tipicamente minhota.

Mário Rocha reconheceu que "é sempre bom" ver reconhecido o seu trabalho, independentemente de quem seja o Presidente da República e, adiantou, "não é por ter recebido esta distinção que irei continuar com o projecto da Arte na Leira". Assegurou que apesar de a iniciativa lhe acarretar algum prejuízo - ao contrário do que algumas pessoas pensam -, manterá esta mostra de artes em 2016, com data previsível de inauguração a 16 de Julho.


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais