www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional -
Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

"200 Anos do Reino Unido de Portugal, do Brasil e dos Argarves" no Museu de Artes Decorativas

O Museu de Artes Decorativas recebe até 03 de Janeiro de 2016, numa iniciativa da Câmara Municipal e do Instituto Dom João VI, a exposição "200 anos do Reino Unido de Portugal, do Brasil e dos Algarves" e cuja inauguração, a 01 de dezembro, assinalou também em Viana do Castelo o Dia da Restauração da independência.

A abertura da exposição, que integrou também uma conferência do Professor Doutor Pedro Soares Martinez sobre o mesmo tema, abarca uma linha temporal que tem início em 1498 e termina em 2015. Na exposição, podem ser encontradas peças como uma placa da Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, uma esfera armilar em prata com a inscrição "Vianna da Fos do Lima", um espadachim de oficial e uma espingarda, entre outros.

De lembrar que o dia 01 de Dezembro assinala o golpe de estado revolucionário contra a tentativa de anulação da independência de Portugal pela governação dos Filipes de Espanha e que culminou com a aclamação de D. João IV.

Municipio de Viana do Castelo




600 alunos de Viana participaram na Semana da Ciência e Tecnologia

O Centro de Mar e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo comemoraram a Semana da Ciência e Tecnologia, numa iniciativa que abrangeu mais de seiscentos alunos dos agrupamentos de escolas do concelho. A iniciativa é promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e comemora-se anualmente para proporcionar ao público a observação de experiências científicas e o contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Este ano, a autarquia promoveu a cultura científica associada às Ciências do Meio Marinho e levou aos agrupamentos de escolas do concelho um conjunto de atividades experimentais sobre o conhecimento do Mar em diferentes áreas - Biologia, Geologia, Física e Química. Os alunos tiveram a possibilidade de compreender porque as algas apresentam cores distintas, como se mistura a água do mar no rio quando a maré sobe e de que forma as espécies animais e vegetais de um estuário se adaptam a esta realidade, ou ainda que efeitos nocivos a acidez da água do mar, provocada por gases com efeito de estufa, tem nas espécies marinhas.

Esta foi uma iniciativa que colheu uma recetividade bastante positiva dos agrupamentos de escolas, algumas das quais dinamizaram outras iniciativas integradas neste evento. A autarquia também comemorou o Dia da Floresta Autóctone com um grupo de alunos da EB do Cabedelo que venceu o concurso dinamizado pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, com a reflorestação de uma área florestal no Monte de St.ª Luzia.

Municipio de Viana do Castelo




Câmara Municipal oferece pinheiros de Natal naturais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, tal como é tradição, volta a oferecer os tradicionais "Pinheirinhos de Natal", no Mercado Municipal. A iniciativa da autarquia, através do Sector do Horto Municipal, conta com a parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas,

Os pinheiros foram retirados em áreas florestais de baldios onde há regeneração natural de pinheiro bravo em densidades excessivas. O corte correspondeu, assim, a uma monda que corrigiu a densidade excessiva dos povoamentos, proporcionando melhores condições de desenvolvimento às restantes árvores em crescimento.

Esta oferta pretende satisfazer a procura habitual e evitar que as pessoas destruam árvores onde não é aconselhável. Os pinheiros encontram-se já disponíveis ao público, numa loja no interior do Mercado Municipal, das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Municipio de Viana do Castelo




Voos de longo curso da TAP no Aeroporto Sá Carneiro: CIM Alto Minho solidariza-se com posição do autarca do Porto

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da CIM Alto Minho, José Maria Costa, perante a hipótese da TAP abandonar os voos de longo curso a partir do Aeroporto Sá Carneiro, torna público o seu apoio ao autarca do Porto e lamenta a intenção da TAP que, a confirmar-se, irá criar prejuízos para a diáspora e para economia nacional.

A denúncia foi efetuada ontem pelo autarca do Porto de que existe a possibilidade de serem abandonados os quatro voos da TAP, todos com ligações fortes à diáspora portuguesa (Newark nos Estados Unidos da América; Caracas na Venezuela e S. Paulo e Rio de Janeiro no Brasil), defendendo que terão que ser encontrados outros operadores para garantir os voos.

Para José Maria Costa, a intenção da TAP de desviar para Lisboa as rotas de longo curso é lamentável e, a confirmar-se, irá causar prejuízos às comunidades portuguesas e aos empresários do norte do país, reduzindo a competitividade da região norte e do país, pelo que se mostra solidário com a posição do autarca do Porto.

Municipio de Viana do Castelo




Segunda edição do Prendão Solidário

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, pelo segundo ano consecutivo, o Prendão Solidário, uma iniciativa de angariação de brinquedos novos (ou como novos) para crianças carenciadas do concelho, que se realiza de 1 a 18 de dezembro, na Praça Eixo Atlântico, junto ao posto de turismo da Viana Welcome Center. Através do serviço da Divisão de Ação Social, juntamente com as CSIFS - Comissões Sociais Interfreguesias, foram sinalizadas 445 crianças. Relativamente ao ano passado e graças a um trabalho mais coordenado de recolha de informação com a Rede, o número de crianças quase duplicou, já que em 2014 foram inicialmente identificadas 167 crianças, tendo ao longo da campanha aumentado para 240 crianças, fruto do cruzamento de dados entre várias instituições do concelho.

Para participar, basta dirigir-se ao posto de turismo Viana Welcome Center, de terça a domingo, entre as 10h e as 13h e as 14h e as 17h para fazer o registo da oferta e a colocação dos presentes no PRENDÃO SOLIDÁRIO com o acompanhamento de um técnico. O momento da entrega será fotografado, mediante autorização prévia, e divulgado nas redes sociais criadas para o efeito, para que haja um maior apelo à comunidade para se envolver nesta causa solidária e atingir quase meia centena de brinquedos em apenas 18 dias.

A participação pode ser individual ou coletiva, não havendo limite para o número de ofertas ou participantes.

A seleção dos brinquedos é feita pela Divisão da Ação Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo que definirá, de acordo com a tipologia e quantidades de brinquedos angariados, as prioridades em função das necessidades das crianças sinalizadas.

O embrulho dos brinquedos será feito com papel kraft, graças à oferta da empresa Europac, e o processo levado a cabo por voluntários entre o dia 11 e o dia 20, que terão de se inscrever previamente através do email voluntariado@cm-viana-castelo.pt. De referir ainda o apoio da construtora Foz do Lima que gratuitamente cede o contentor, agora transformado em Prendão Solidário.

Os brinquedos angariados serão entregues às famílias entre os dias 21 e 23 de Dezembro.

Municipio de Viana do Castelo




Florista de Viana do Castelo venceu Flowers World CIS 2015

Emanuel Casanova, um florista de Viana do Castelo, venceu o Flowers World CIS International Cup para profissionais, que decorreu em Moscovo, na Rússia, entre 17 e 19 de novembro.

A competição visava comparar as qualidades e a criatividade de floristas de diversos países, tendo sagrado Emanuel Casanova como grande vencedor da prova. Para além de um certificado de estudos no valor de três mil euros na escola internacional de desenho floral, o galardão dá prestígio internacional ao florista vianense.

Municipio de Viana do Castelo




Viana do Castelo recebeu Dia do Atendimento Descentralizado

Dez empresas de Viana do Castelo participaram ontem no Dia do Atendimento Descentralizado, uma iniciativa da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação IP.

A iniciativa, que decorreu no Serviço de Atendimento ao Munícipe, pretendeu fortalecer espaços de proximidade às empresas através de serviços de informação e aconselhamento personalizados em zonas onde este instituto não está representado ao nível regional.

Por isso, uma equipa técnica esteve em Viana do Castelo para responder às dúvidas dos empresários e empreendedores da região sobre os vários instrumentos de apoio mais ajustados às necessidades dos seus negócios, nomeadamente sobre as medidas de apoio disponíveis no Portugal 2020.

Na sessão de ontem participaram a Pormin, Trabalhos de Arquitectura e Engenharia; a Dima - Equipamentos Industriais, Lda; Salgueiro e Fºs, Lda (aluguer de máquinas para a construção civil, terraplanagens, desaterros e demolições); Vital Afonso (finanças, seguros e contabilidade); Ditiphar Unipessoal, Lda (Comércio por grosso de produtos farmacêuticos); DURMAEMVIANAHOTEIS, LDA. (Hotelaria); Irmãos Gigante, Lda (construção civil); Inovar na Tradição, Lda (restauração e hotelaria); Engilima, Lda ; e Casa Manuel Espregueira e Oliveira

Municipio de Viana do Castelo




Viana do Castelo recebeu workshop do projeto ClimAdaPT.Local

Cerca de uma centena de pessoas participou no workshop local do projeto ClimaAdaPT.Local, no qual a Câmara Municipal de Viana do Castelo participa graças a um protocolo que tem como objetivo elaborar estratégias locais que permitem os municípios avaliar os riscos e preparar respostas para as futuras alterações climáticas como inundações, seca, ondas de calor e incêndios florestais.

O projeto ClimAdaPT.Local integra 26 autarquias e resulta de um concurso lançado pela Agência Portuguesa do Ambiente com o objetivo de preparar o país para as consequências das alterações climáticas. Para tal, está a ser efetuado um diagnóstico das vulnerabilidades climáticas dos municípios e definida a estratégia local, integrando e aplicando medidas nos vários planos das autarquias, ao nível da gestão dos recursos hídricos, respondendo da melhor forma a eventuais situações de seca, incêndios florestais, ondas de calor, inundações, entre outros episódios do foro climático.

Ontem, o dia foi de apresentação do programa e ainda das opções às alterações climáticas de Viana do Castelo, assim como mesas temáticas com debate, troca de ideias e contributos para a estratégia de adaptação às alterações climáticas de Viana do Castelo.

O ClimAdaPT.Local

O consórcio responsável pelo ClimAdaPT.Local é constituído por entidades portuguesas e norueguesas (académicas, empresas, ONG e municípios) envolvidas em estudos, elaboração de estratégias e implementação de ações de adaptação, assim como no planeamento e gestão do território ao nível municipal e regional.

O projeto ClimAdaPT.Local está integrado no Programa AdaPT, criado para apoiar o desenvolvimento de projetos de adaptação às alterações climáticas em Portugal. A sua implementação foi orientada pelos termos estabelecidos no Memorando de Entendimento entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein e, como tal, segue o Regulamento do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) 2009-2014.

O programa foi ainda desenvolvido tendo em conta as necessidades e as prioridades definidas na Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) e é gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC), sendo cofinanciado a 85% pelo EEA Grants e a 15% pelo FPC, beneficiando o projeto ClimAdaPT.Local de um apoio de um milhão e meio de euros.

Municipio de Viana do Castelo





Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais