www.caminha2000.com - Jornal Digital Regional - - Semanário - Director: Luís Almeida

1ª Pág.
Cultura
Desporto
Óbitos
Política
Pescas
Roteiro
Ficha Técnica
Edições C@2000
Assinaturas
Email

Celebração de São Martinho

No sentido de sensibilizar os alunos para o nosso património cultural e reavivar o espírito de São Martinho, a EB2,3/S de Caminha comemorou esta data, a 7 de novembro, com o já tradicional corta-mato escolar e com a feira de São Martinho, sob a coordenação do Departamento de Expressões e dos Diretores de Turma do Ensino Básico. Envolta neste espírito, a celebração do São Martinho foi aberta a toda a comunidade escolar que mostrou uma forte recetividade a este convite.

A feira de São Martinho, que se desenrolou na zona de recreio exterior, consistiu na dinamização de bancas preparadas e decoradas para venda de produtos regionais e hortícolas oferecidos pela comunidade escolar, cujos fundos reverteram para o Projeto de Reforço Social do Agrupamento de Escolas Coura e Minho, nomeadamente para a concretização de cabazes de Natal, destinados às famílias mais desfavorecidas. A iniciativa obteve um êxito assinalável superando as expetativas.

Simultaneamente à feira de São Martinho, foi realizado o concurso "O Espírito de São Martinho" que consistiu numa competição estética e sensorial entre as bancas das turmas, tendo sido premiadas as turmas A do 6ºano e D do 7º ano por terem conseguido recriar e dinamizar o espaço que mais evidenciava o significado de São Martinho. Decorreu ainda o concurso surpresa, organizado pelo Professor Borlido, que consistiu num concurso de quadras. A celebração do magusto realizou-se no final da manhã com a distribuição de castanhas assadas e com o convívio entre toda a comunidade escolar.

Neste dia comemorou-se também o Dia Internacional Eco-Escolas com o hastear da bandeira e com a apresentação do Hino Eco-Escolas, testemunhando-se uma vez mais que o Agrupamento de Escolas Coura e Minho (AECM) possui um programa vocacionado para a Educação Ambiental e para a Cidadania, que encoraja ações e reconhece o trabalho desenvolvido pela escola em benefício do ambiente. O projeto Eco-Escolas tem permitido que o AECM caminhe rumo ao desenvolvimento sustentável, respeitando o ambiente e contribuindo para uma melhoria global do ambiente da Escola e da Comunidade.

O final desta comemoração comportou a entrega de prémios do concurso "O Espírito de São Martinho" e do corta-mato escolar aos respetivos vencedores, que merecem as melhores felicitações, assim como toda a comunidade escolar que garantiu o sucesso desta atividade.

EB 2,3/S de Caminha


Edições C@2000
Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP

Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000