Jornal Digital Regional
Nº 592: 16/22 Jun 12
(Semanal - Sábados)






Email Assinaturas Ficha Técnica Publicidade 1ª Pág.
Cultura Desporto Freguesias Óbitos Política Pescas Roteiro

Argela

Cinco certificações escolares proporcionadas pela ARPCA

Cinco senhoras "prestaram provas" perante um júri que certificou (ou revalidou) as suas competências no âmbito do Curso Nova Oportunidades desenvolvido pela Associação de Reformados e Pensionistas de Caminha, na sua sede, na antiga escola primária de Argela, durante alguns meses.

Este processo de revalidação e certificação de novas competências nasceu como corolário do projecto Novas Oportunidades lançado pelo anterior Governo em 2006, dando origem a 550 centros em todo o país, referiu a coordenadora dos cursos de Argela, Luísa Fernandes, do GABIGERH, de Vila Nova de Cerveira, entidade que orientou esta formação.

Crítica pela suspensão de muitos centros

A coordenadora elogiou e apontou como exemplo a inscrição destas senhoras de Argela e de outras freguesias, e que não tiveram como objectivo a integração no mundo de trabalho, ou interesses profissionais, mas tão só ver valorizadas e reconhecidas as suas experiências e ensinamentos que se vão diluindo ao longo dos anos.

As suas palavras denotaram alguma discordância face à decisão do actual Governo em reduzir os centros Novas Oportunidades, considerando-a um "desnorte muito grande", embora não conseguisse entender se isso de devera a decisões políticas ou económicas.

Referiu que o Governo reduziu de 14 para 5 o número de centros no distrito de Viana do Castelo apoiados pelo POPH, e que a partir de Agosto (quando terminarem a formações actuais) "muita coisa mudará".

"Convívio"

Fernanda Xavier, aos 86 anos, inscreveu-se neste curso, mas reconheceu que "não aprendi mais do que o que sabia", suscitando o riso das suas companheiras.

Elogiou, no entanto, o convívio proporcionado por esta formação que lhe permitiu "reviver algumas coisas que já sabia", inclusivamente escrever, porque, acrescentou, "quando saí da escola não dava um erro e, agora, já dou cada um…".

"Isto não acaba aqui"

José Costa, um dos membros do júri que foi presidido pela professora Vanessa Alves, antes de iniciar a certificação das competências referiu que este processo "não acaba aqui", apontando como uma aquisição de conhecimentos suplementar, a aprendizagem das novas tecnologias.

José Costa, agora reformado, foi durante muitos anos coordenador distrital da Educação de Adultos e aproveitou a ocasião para recordar as suas ligações a Caminha, durante os anos 80/90.

Deu como exemplo da utilidade destes cursos, quatro licenciadas que trabalhavam na secretaria de uma escola e que se inscreveram nas Novas Oportunidades, sendo que uma delas, decidiu continuar posteriormente os estudos, acabando por tirar o curso de educadora de infância, mas continuando como funcionária desse estabelecimento de ensino.

Diamantino Bártolo, presidente da direcção da ARPCA e em sua representação, proferiu algumas palavras em que elogiou a "indiscutível lição de vida" dada pelas senhoras inscritas neste processo de aprendizagem e leu três mensagens remetidas por três convidados a estar presentes a este acto:

"Vamos assistir a um evento que constituirá um exemplo de vida e do querer vencer pela educação, pela formação, pela humildade de pessoas simples, sábias, prudentes e trabalhadoras, que ao longo da vida não fizeram outra coisa se não trabalhar, desde a infância, com prejuízo para a escolaridade.

A determinação destas senhoras, cuja idade média é respeitável, dá-nos antes de mais, uma indiscutível lição de vida: primeiro, de que nunca é tarde para sonhar e realizar os nossos sonhos; depois, transmite a todos os cidadãos em geral e, principalmente aos mais novos a ideia de que querer é vencer.

Os elementos dos Corpos Sociais da Associação sentem-se muito honrados, porque é a concretização de um projeto apresentado aquando do início de funções dos atuais dirigentes, em 14 de Janeiro deste ano, que muito dignifica a associação e, principalmente, todos os seus associados.

Cumpre-nos, portanto, desde já, manifestar a nossa gratidão às entidades e/ou personalidades que, pelos mais diversos meios desejaram partilhar com as nossas associadas, com a Associação e com a GABIGERH, este acontecimento.

Registamos com agrado a presença do Senhor Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Paulo Pereira, porque isso revela que a educação, a formação e a cultura, são valores que, felizmente, não estão esquecidos e que o nosso Município olha para eles com grande interesse e dá-lhe a importância que, seguramente, têm. Muito Obrigado Senhor Vereador.

O nosso reconhecimento, aos Órgãos da Comunicação Social, designadamente ao Jornal Digital Regional Caminha2000, ao Jornal "O Caminhense", pela cobertura noticiosa que estão a dar a este evento que, na verdade nos parece único no nosso Concelho. O nosso muito Obrigado.

Não poderíamos deixar passar esta oportunidade em claro, para em nome da Associação, manifestarmos o nosso profundo agradecimento à GABIGERH, pelo apoio incondicional que nos foi dado, desde logo, com o privilégio que nos foi concedido: primeiro, com a realização deste júri nas nossas próprias instalações; depois, pela presença da Senhora Coordenadora, Dr. Luísa Fernandes e, finalmente, à participação maciça de toda a equipa técnico-pedagógica que integra este júri, onde, naturalmente, o Senhor Avaliador Externo, Dr. José Costa, tem uma palavra decisiva e a quem manifestamos a nossa gratidão, pela generosidade com que vai avaliar esta amáveis senhoras.

À equipa técnico-pedagógica queremos agradecer muito sensibilizados, a compreensão, a tolerância, a competência e, muito especialmente, o carinho com que acompanhou estas lindas senhoras durante a realização do processo. Esta é uma característica que valoriza e distingue os colaboradores da GABIGERH.

Também o nosso sincero agradecimento às colaboradoras, Drª Cecília e Drª Kathleen que, no passado dia 21 de Fevereiro, fora do seu dia de trabalho, com prejuízo do seu fim de semana em família, se disponibilizaram para proceder às inscrições das pessoas que manifestaram vontade de realizarem o processo das Novas Oportunidades e, por esta forma, ajudaram, também, a Associação, a GABIGERH e os seus colaboradores.

Finalmente, um agradecimento muito sincero aos membros dos Órgãos Sociais e associadas/os da ARPCA, que ao longo do processo deram o seu apoio, com trabalhos diversos aqui nas próprias instalações. Também um agradecimento pelo trabalho realizado na preparação do convívio.

Este é o caminho a seguir. Tudo o que for bom para as/os nossas/os associadas/os, é bom para a própria associação em particular e para a comunidade em geral. É necessário estarmos unidos, colaborarmos nos projetos que se consideram interessantes para o engrandecimento da nossa associação.

Um muito sincero Obrigado.
O Presidente da Direção da ARPCA,
Diamantino Bártolo

...

Na sequência de alguns convites que foram enviados para diversas personalidades, para assistirem a este juri de certificação, permitam-me informar-vos das comunicações que recebemos:

Exmos. Senhores
Do Senhor Dr. Jorge Fão.
Deputado da Assembleia da República

Agradeço o amável convite que me dirigiram para estar presente nessa singela mas muito significativa cerimónia de certificação escolar de membros da ARPCA. Como compreenderão, a data não me permite partilhar convosco essa cerimónia atento a facto que, nesse mesmo dia, estou na Assembleia da República a cumprir a agenda parlamentar.

Elogio o trabalho da Associação e a dedicação dos seus Dirigentes e particularmente o teu empenhamento pessoal na dinamização destas atividades de valorização cultural e cívica dos seus Utentes/Membros, agora tão bem assinalado e comemorado com esse momento de entrega de certificados aos formandos.

Felicito vivamente a todos os diplomados por terem concluído com sucesso esse processo formativo e incentivo-os a continuarem ativos e empenhados na sua valorização pessoal e participantes na vida da Associação.

Solicito que esta mensagem seja transmitida a todos os presentes na cerimónia. Parabéns

Jorge Fão

...

Do Senhor Dr. Flamiano Martins
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Caminha

Por motivos de deslocação a uma cerimónia em Vila Nova de Gaia já agendada há muito tempo, lamenta não poder assistir ao júri de certificação das senhoras associadas da ARPCA, contudo deseja os maiores sucessos, que seguramente merecem. Parabéns e muitas felicidades

...

Do Senhor Dr. José Carlos
Presidente da Junta de Freguesia de Argela

Agradeço o convite mas não tenho possibilidade de estar presente dado que tenho aulas nesse dia à tarde. Desejo muitas felicidades às senhoras que vão submeter-se a júri e, estou certo, conseguirão obter o maior sucesso.

Um abraço,

...

JURI BÁSICO DO DIA 14 de Junho de 2012

"Dia Mundial do Doador de Sangue

1. Parabéns - Sabemos que este processo não é fácil, que exige muito rigor, honestidade intelectual e objectividade. Tudo isto foi conseguido com determinação, esforço, capacidade demonstrada. Se não houver nesta fase final nenhum percalço, como desejamos, o processo ficará concluído e o nível secundário obtido com sucesso. Os parabéns são, portanto, mais que merecidos.

2. Agradecer - Terem escolhido a Gabigerh. Pelo que nos ensinaram com as vossas experiências de vida e investigações que realizaram. Pela colaboração que nos prestaram. Porque da vossa adesão à nossa instituição e ao processo, também resultam benefícios para todos nós.

3. Incentivar - A prosseguir os vossos estudos e formações, adoptando o conceito de "aprender ao longo da vida". Por outro lado, é muito importante que o vosso exemplo possa ser seguido pelos mais novos, justamente a partir das vossas atitudes e com a transmissão dos vossos conhecimentos, da vossa sabedoria.

4. Reflexão - O exemplo que estas senhoras muito simpáticas e muito queridas para todos nós, acabam de nos dar bem como o seu sucesso, constitui a nossa maior gratificação e dá-nos mais entusiasmo, se isso ainda é possível, para continuarmos a trabalhar na educação, na formação, no relacionamento interpessoal, contribuindo, assim, para a felicidade de todos nós.

5. Agradecer -
a) a) Ao Senhor Avaliador Externo, Dr. José Costa, pela compreensão, tolerância e dinâmica imprimida ao júri, aliás como já o tem feito em anteriores júris.
b) À Presidente do Júri pela boa condução dos trabalhos;
c) À nossa Coordenadora, Drª Luísa que, para além dos estímulos e agradecimentos, nos honrou com a sua presença na abertura e durante os trabalhos deste Júri;
d) À restante equipa pedagógica que ao longo do processo acompanhou todos os candidatos, analisou os seus trabalhos e consciente e profissionalmente os creditou;

A Todos, um muito obrigado."

No final, foi servido um lanche a todos os que comungaram deste processo de certificação bem sucedido.