O dia foi de festa no passado dia 26 de Novembro, no Centro Náutico da Juventude de Cerveira. E não era para menos: não é todos os dias que se adquire um barco Shell de Oito novo, da marca Fillipi. E nem teria sido possível à ADCJC fazê-lo, não fosse o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, que assumiu a totalidade do investimento. Um justo "prémio pelo trabalho que a colectividade tem desenvolvido ao longo da sua existência, em prol do fomento da prática desportiva".
O Presidente da Direcção, Manuel Soares, foi o primeiro a usar da palavra, tendo feito referência aos 21 anos da instituição e aos desafios futuros.
"É uma grande honra e privilégio para mim, ser Presidente da ADCJC neste 21º aniversário. Estando ligado a esta Associação, nos últimos 6 anos assisti a muitas das mudanças e testemunhei parte do crescimento do Clube a diversos níveis, incluindo o aumento do número de sócios e de atletas, a beneficiação das instalações, a aquisição de diverso material desportivo, o crescimento da frota de barcos, a organização anual de uma das principais Regatas Internacionais de Remo Jovem em Portugal (Ponte da Amizade), e ainda a conquista de dezenas de títulos de Campeão Nacional de Remo e participações em Campeonatos do Mundo de Remo e Regatas Internacionais em representação da Selecção Nacional, por parte de alguns dos nossos atletas.
O percurso desta Associação ao longo dos seus 21 anos de vida é a todos os níveis notável. A ADCJC consegue em duas décadas, feitos que outros clubes mais antigos ainda não conseguiram concretizar. Tudo começou com a criação da Associação em 1989, por um grupo de jovens, alguns deles aqui presentes. A partir desse momento, à custa de muito trabalho e dedicação, a ADCJC fomenta a participação desportiva local, inicialmente na modalidade da Canoagem e no ano de 1991 na modalidade do Remo. Durante as primeiras épocas desportivas, a ADCJC aumenta o número de atletas e o número de participações em competições regionais e nacionais. Com o passar do tempo, o Remo, ganha maior preponderância nas actividades do clube, fruto dos bons resultados alcançados. Mais tarde, na época 2000/2001, é criada a secção de Natação. Nos últimos anos o clube para além da participação em provas, divulga a modalidade do remo nas escolas, espaços públicos e organiza vários eventos, com objectivo de sensibilizar os jovens para a prática desportiva.
 |
A ADCJC, enquanto Instituição séria e respeitável que é, não pode deixar de enaltecer todos aqueles que construíram a sua história. Contudo, são já tantas as pessoas que passaram e marcaram o percurso desta colectividade nos seus 21 anos de vida, que não poderei referir nenhuma em especial, pois correria o risco de ser injusto com alguém. Todos, são importantes na história da ADCJC. Gostaria, isso sim, de enaltecer o trabalho, a dedicação e o sacrifício de todos que participaram na construção daquilo que é hoje a ADCJC: uma Instituição de referência a nível local, regional e nacional na promoção da prática desportiva saudável.
Posso garantir-vos que esta Direcção está empenhada em continuar a desenvolver o desporto em Vila Nova de Cerveira e acredita no seu contributo para a nossa sociedade. Para a concretização deste objectivo a ADCJC tem contado com o extraordinário compromisso e dedicação dos muitos dirigentes, atletas e sócios que passaram por este clube, mas também com o apoio da Autarquia e outros parceiros locais. Sem eles o Remo nunca alcançaria o sucesso actual em Vila Nova de Cerveira.
O mais recente exemplo de apoio ao crescimento da nossa Associação veio precisamente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, que nos ajudou na aquisição de uma nova embarcação que será hoje inaugurada, o Shell de Oito, da prestigiada marca Filippi. Esta não é uma embarcação qualquer. O Shell de Oito é encarado por muitos como o principal barco do remo olímpico. As provas neste tipo de barco são consideradas como o evento principal de qualquer Regata de Remo e os resultados alcançados por um clube são vistos como um elemento fundamental na sua afirmação e sinónimo do seu sucesso. A aquisição desta embarcação vem colmatar uma lacuna na frota da ADCJC e irá permitir, com o auxílio dos nossos jovens e dedicados atletas, que a nossa Associação seja cada vez mais respeitada e vista como um exemplo a seguir no Remo Português. Vai ainda permitir a partir de agora, que o Clube participe em campeonatos nacionais e outras regatas. Em nome da Direcção, dos sócios, treinadores e atletas quero aqui agradecer à Autarquia Cerveirense o excelente apoio na concretização de mais este projecto da ADCJC.
A aquisição do novo Shell de Oito e o recente crescimento no número de atletas colocam, contudo, novos desafios. Nomeadamente, a melhoria nas condições de segurança no acesso à água e a adaptação das instalações para receber a mais de meia centena de atletas do clube. Assim, a Direcção da ADCJC coloca como medidas prioritárias a substituição do pontão de embarque/desembarque por um com as dimensões adequadas a uma entrada e a uma saída mais seguras dos barcos na água; e a construção de um Tanque de Remo, nas nossas instalações que permita a realização de treinos indoor durante o período de Inverno.
Para podermos ultrapassar estes e outros desafios que nos vão surgindo contamos com o apoio de todos, sem excepções. Só assim poderemos enfrentar com confiança o que o futuro nos reserva e continuar a crescer e a ter sucesso, para orgulho e satisfação de todos os Cerveirenses.
Antigamente, os 21 anos marcavam a passagem para a idade adulta. Acredito que também a ADCJC chega agora à sua idade adulta, marcada por uma maior maturidade e responsabilidade, mas mantendo a energia e ambição de sempre".
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, José Manuel Vaz Carpinteira, tomou a palavra logo de seguida. Elogiou o trabalho notável que a Juventude de Cerveira (ADCJC), ao longo da sua história, tem desenvolvido nas diversas modalidades.
Salientou ainda que "é com natural regozijo que, enquanto autarca, sinto que tem valido a pena investir na modalidade do remo e no desporto em geral".
Agradeceu igualmente o trabalho da Direcção, não só no plano desportivo, mas também noutras áreas, nomeadamente no fomento do associativismo.
Enalteceu ainda o "trabalho de equipa" que uma embarcação deste género possibilita, colocando a fasquia alta ao alertar para a "responsabilidade que representa competir num barco igual aos de nível mundial".
Respondendo ao apelo do Presidente da Direcção, referiu que estavam a avaliar a possibilidade da construção de um tanque de treino nas instalações do Clube e proceder aos melhoramentos da plataforma de acesso à água.
De seguida, a bandeira que cobria parte do Shell de oito, foi retirada, permitindo a todos os presentes ver completamente os 19 metros de ninho de abelha, carbono e kevlar da nova embarcação, à qual foi dada o nome "Município de Cerveira - Vila das Artes".
Depois de uma demonstração do barco na água, o dia acabou com um lanche nas instalações da ADCJC, com a presença do Senhor Presidente da Câmara, Sr.ª Vereadora da Educação, Sr. Vereador do Desporto, actuais e antigos atletas, técnicos, dirigentes e demais convidados presentes, onde foram cantados os parabéns pelos 21 anos da Associação.