|
Campanha arrancou com vacinação das pessoas mais idosas
UNIDADE MÓVEL ESTÁ A PERCORRER AS FREGUESIAS
PARA APOIAR VACINAÇÃO GRIPE/COVID-19
A vacinação da população mais idosa contra a Covid-19 e Gripe já está a decorrer no concelho de Caminha. Vile e Argela foram as primeiras freguesias abrangidas, seguindo-se, durante o dia de hoje, a União de Freguesias que envolve as três Argas (de Baixo, de Cima e de São João) e a Freguesia de Dem. Ontem também começou a ser administrada a vacinação em Vila Praia de Âncora.
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Caminha em colaboração com a Câmara Municipal de Caminha, está a mobilizar esforços para garantir vacinação Gripe/Covid-19 outono-inverno 2022/23. A Unidade Móvel está a deslocar-se a quase todas as freguesias do concelho com exceção de Caminha e Vila Praia de Âncora. Nestes casos, a vacinação decorrerá na Unidade de Saúde de Caminha e na Unidade de Saúde Familiar Vale do Âncora. Nesta fase, como referimos, são vacinadas as pessoas com 80 e mais anos no concelho de Caminha, com o objetivo "melhorar a proteção da população mais vulnerável".
Recorde-se que está em curso, a nível nacional, uma nova campanha de vacinação com vacinas de segunda geração adaptadas à variante Ómicron da Covid-19 e que pretende imunizar até dezembro cerca de três milhões de pessoas.
Nesta campanha, são elegíveis para serem vacinadas as pessoas com 60 ou mais anos de idade, os residentes e profissionais dos lares de idosos e da rede nacional de cuidados continuados, as pessoas a partir dos 12 anos com doenças de risco, as grávidas com 18 ou mais anos e doenças definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Retomadas reuniões descentralizadas nas freguesias, atendimento em Vila Praia de Âncora e relançado posto móvel de atendimento ao munícipe
RUI LAGES ASSUME PRESIDÊNCIA DE PROXIMIDADE
AO SERVIÇO DA POPULAÇÃO E DO CONCELHO DE CAMINHA
O novo Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Rui Lages, dirigiu ontem a primeira reunião do Executivo nessa qualidade, assumindo perante a vereação, funcionários, público e media presentes na Biblioteca Municipal, que desenvolverá uma presidência de proximidade, convicto de que essa é a melhor forma de bem servir: "este é um desafio que abraço com muita energia e dedicação, com responsabilidade e elevado dever de serviço público". No início da reunião do Executivo foi também empossado um novo Vereador, João Pinto, o quinto elemento da lista do Partido Socialista, vencedora nas últimas eleições autárquicas.
Frisando que a proximidade com a população será "ponto de honra" nas novas funções, Rui Lages defendeu ser o contacto com as pessoas, "a melhor forma de sentir os anseios, as alegrias, as preocupações e os desejos das gentes da minha terra".
O Presidente da Câmara anunciou a retoma de práticas entretanto abandonadas em virtude da pandemia e que favorecem o propósito que agora assume, desde logo as reuniões de Câmara descentralizadas pelas freguesias do concelho, que garantem por si só uma maior proximidade da Câmara às populações. Estas reuniões deverão ser retomadas no mesmo ponto onde foram interrompidas, ao ritmo de uma reunião em cada mês. Nestes encontros diretos do Executivo com as populações e órgãos das Freguesias, as pessoas podem inscrever-se e intervir, colocando diretamente as suas questões e expondo situações ao Executivo. A resposta é dada nessa mesma altura, sempre que possível, ficando, na impossibilidade, o compromisso de levar a resposta na reunião descentralizada seguinte. Estas reuniões são rotativas, percorrendo as diversas freguesias.
No sentido ainda da proximidade, Rui Lages anunciou que fará atendimentos no Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Vila Praia de Âncora, com início já em outubro. O Presidente revelou ainda que será relançado o posto móvel de atendimento ao munícipe, fomentando, também dessa forma, a proximidade da Câmara Municipal aos munícipes.
"Nestes últimos cinco anos de exercício de funções executivas aprendi que é ouvindo a população que melhor a podemos servir. Serei vigilante e servidor da minha população", afirmou o Presidente da Câmara, prometendo fazer do concelho de Caminha o melhor local para viver, para trabalhar, estudar ou passear: "por isso mesmo, caminharemos juntos, de mão dada, pais e filhos, novos e velhos, porque neste projeto, nesta jornada, todos contam e ninguém ficará para trás", sublinhou.
O Presidente deu ainda as boas vindas ao novo Vereador, João Pinto, afirmando que "o sucesso da sua atividade será o sucesso do nosso município".
Na sequência da reunião do Executivo, o Presidente da Câmara Municipal de Caminha assinou um despacho, ficando assim distribuídos os pelouros:
Presidente - Rui Miguel Rio Tinto Lages:
- Emprego, Desenvolvimento Económico e Demografia;
- Planeamento Estratégico e Captação de Investimento;
- Finanças, Património e Participação;
- Planeamento e Gestão Urbanística;
- Obras Públicas;
- Obras Particulares;
- Fiscalização e Contraordenações;
- Serviços Jurídicos;
- Comunicação e Marketing Territorial;
- Relações Institucionais;
- Relações Internacionais;
- Proteção Civil;
- Recursos Humanos e Organização;
- Coordenação e Administração Geral.
Vereadora Liliana de Sousa Ribeiro:
- Educação;
- Desporto
- Transportes e Mobilidade;
- Gestão da Frota Municipal;
- Cemitério Municipal;
- Bem-Estar Animal;
- Informática, Modernização e Simplificação Administrativa.
Vereadora Sandra Elisabete Dias Fernandes:
- Coesão, Emergência e Inovação Social;
- Habitação e Apoio às Famílias;
- Saúde e Promoção de Estilos de Vidas Saudáveis;
- Juventude e Inclusão;
- Mercados, Feiras e Venda Ambulante.
Vereador João António Branco Pinto:
- Cultura e Associativismo;
- Freguesias e Coesão Territorial;
- Sustentabilidade Ambiental, Transição Energética e Adaptação às Alterações Climáticas;
- Candidaturas e Instrumentos de Financiamento;
- Agricultura, Pescas e Floresta;
- Turismo, Comércio e Indústria;
- Ocupação de Via Pública e Publicidade;
- Gestão de Vias de Comunicação e Trânsito;
- Limpeza Urbana;
- Descentralização de Competências.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Dia 1 de outubro, pelas 21h30, no Pavilhão Municipal de Caminha - Fernando Lima
CAMINHA VAI COMEMORAR O DIA MUNDIAL DA MÚSICA
COM SÉRGIO GODINHO E O "CORO DAS VELHAS"
Entrada gratuita: bilhetes disponíveis nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora
Caminha vai comemorar o Dia Mundial da Música com Sérgio Godinho e o "Coro das Velhas". Cerca de uma centena de pessoas, de todas as freguesias do concelho, maioritariamente idosas, vão juntar-se a um dos maiores cantautores portugueses para um grande espetáculo: Os ensaios estão a decorrer e as vozes estão cada vez mais afinadas, quase prontas para subir ao palco do Pavilhão Municipal de Caminha - Fernando Lima, pelas 21h30. Será um "Coro das Velhas" muito especial e prevê-se "casa cheia" A entrada é gratuita, mediante levantamento obrigatório de bilhete nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, já a decorrer.
"Vamos cantar o coro das velhas! / Ia eu pelo concelho de Caminha /Quando vi sentada ao sol uma velhinha (…)" - estas são as três primeiras frases da letra de "Coro das Velhas", um original do músico português, que é verdadeiramente um artista multifacetado Cantor, compositor, escritor, ator (de teatro e cinema), Sérgio Godinho é também um homem de desafios e este será o mais recente: cantar com pessoas desconhecidas (ou quase, porque já houve encontro para ensaio), que na sua esmagadora maioria nada sabem de música.
Na verdade, o desafio foi global. Nos projetos do Município havia há muito o desejo de mobilizar a comunidade e relacioná-la com artistas consagrados, proporcionando atividades de inclusão através da cultura. A oportunidade acabou por surgir graças ao flagelo da Covid, que permitiu encontrar financiamento para o formato idealizado pela Câmara e envolver os mais vulneráveis, os mais isolados, incluindo pessoas com situações mais difíceis de acautelar nas freguesias. Tornar público um projeto nestes moldes era também um desejo e tudo acabou por encontrar acolhimento no projeto "Cultura para Todos" - NORTE 2020, que disponibilizou financiamento.
A partir daí, e com o foco em Sérgio Godinho, desenvolveu-se todo um trabalho de mobilização ao nível das freguesias e constituiu-se um grupo de cerca de uma centena de pessoas, que se têm reunido ao serão, para ensaiar, sob a orientação musical da Academia de Música Fernandes Fão. Sérgio Godinho participou num dos últimos ensaios e mostrou-se agradavelmente surpreendido com o grupo.
Os ensaios vão continuar, até à véspera do espetáculo. A entrada, no Dia Mundial da Música, no Pavilhão Desportivo Municipal - Fernando Lima é, como referimos, gratuita, mas é obrigatória a apresentação do respetivo bilhete, que está disponível para levantamento nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora.
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
Gabinete de Informação ao Munícipe
|
|
Cemitérios de Caminha - Fragmentos de memória
 |
Autor: Lurdes Carreira
Edição: C@2000
|
Há estórias de casas e casas com história Externato de Santa Rita de Caminha
 |
Autor: Rita Bouça
Edição: C@2000
|
República em Tumulto
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
História Nossa Crónicas de Tempos Passados por Terras de Caminha e Âncora
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Do Coura se fez luz
Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento Apoiado pela Fundação EDP
|
Da Monarquia à República no Concelho de Caminha Crónica Política (1906 - 1913)
 |
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
O Estado Novo
e outros sonetos políticos satíricos
do poeta caminhense
Júlio Baptista (1882 - 1961)
 |
Organização e estudo biográfico do autor
por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000
|
Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora
 |
Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000
|
Memórias da Serra d'Arga
 |
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000
|
Outras Edições Regionais
|