CAMINHA 2000 nasce da necessidade de universalizar a informação regional - dentro dos parâmetros geográficos definidos pelo seu Estatuto Editorial -, tornando-a acessível a um conjunto de pessoas ligadas por um vínculo comum, cuja referência central é Caminha.
Este projecto "on-line", idealizado na base do aparecimento e expansão de novas tecnologias passíveis de colocar ao serviço dos "media", projecta-se para além da estrita informação, abrangendo um campo mais vasto, em que as actividades culturais, literárias, recreativas ou desportivas terão perfeito cabimento.
A constante inovação no desenvolvimento das aplicações, aliado ao estado ainda embrionário em que a informática se desenvolve em regiões periféricas como a que estamos inseridos, levará este projecto a apostar na formação contínua, destinada aos profissionais e colaboradores do CAMINHA 2 000, sem esquecer os diversos segmentos da sociedade caminhense, com preponderância na juventude e correspondentes estabelecimentos de ensino.
A realização de colóquios, conferências e seminários, de modo a valorizar os seus participantes, será outro dos propósitos deste projecto.