JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000 JORNAL DIGITAL REGIONAL CAMINHA 2000

AUTARQUIA DE MELGAÇO DISPONIBILIZA ACESSO GRATUITO À ESCOLA VIRTUAL

Cerca de 700 alunos podem utilizar a plataforma de ensino à distância.

O Município de Melgaço aderiu ao serviço educativo Escola Virtual, pelo período de dois anos letivos (2020-2021 / 2021-2022), garantindo a todos os alunos do ensino básico e secundário, cerca de 700, o acesso gratuito a esta plataforma de apoio ao estudo e a um conjunto diversificado de ferramentas, conteúdos multimédia e recursos digitais. A iniciativa representa um investimento de 14.043,26 €.

Com este serviço, da Porto Editora, os professores e alunos têm a possibilidade de usufruir de um acesso individualizado, bem como de se relacionarem e comunicarem pela plataforma, num ambiente seguro, com soluções de gestão da aprendizagem e com os recursos educativos adequados aos currículos. "A educação é um dos principais fatores de desenvolvimento humano e social e, como tal, tem sido, ao longo dos anos, uma das grandes prioridades do Município de Melgaço.", atenta o autarca Manoel Batista.

O Município de Melgaço tem contribuído, de forma ativa e em articulação com a comunidade educativa, para a progressiva melhoria das condições de ensino e para o sucesso na aprendizagem das crianças e jovens do concelho. "As novas tecnologias na educação têm sido uma aposta efetiva do município. A sala do futuro criada no âmbito do projeto School4All é um exemplo de que novas abordagens pedagógicas são fundamentais para o sucesso escolar. As novas tecnologias de informação e comunicação têm um papel fundamental no futuro e no sucesso escolar e a pandemia veio reforçar tal facto, "obrigando" a uma maior utilização dos meios/canais digitais, quer pela comunidade escolar, como por todos em geral.", salienta Manoel Batista.

De realçar que, em virtude da situação pandémica provocada pelo novo coronavírus COVID-19, em maio, a autarquia adquiriu 45 computadores portáteis e equipamentos de acesso à internet para empréstimo aos alunos mais carenciados e para que, desta forma, conseguissem ter aulas à distância, em casa, em segurança. Os equipamentos representaram um investimento de 22.126,16€ (c/IVA). "A autarquia está e sempre estará atenta às necessidades dos nossos alunos.", realça o presidente da Câmara Municipal.

Municipio de Melgaço



CERCA DE 10 MILHÕES DE EUROS DE INVESTIMENTO PARA 2021

ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVOU GRANDES OPÇÕES DO PLANO E DO ORÇAMENTO
APOIO ÀS INSTITUIÇÕES LOCAIS RONDA OS 465 MIL EUROS

Cerca de 10 milhões de euros é o valor do investimento municipal para o próximo ano. As grandes opções do plano e orçamento foram aprovadas em Assembleia Municipal, realizada hoje, dia 19 de dezembro. Do investimento previsto há a destacar três apostas deste executivo: a zona de acolhimento empresarial que representa 19,52% do valor global do orçamento, as infraestruturas de dinamização do território com 16,16% do investimento e a manutenção da rede viária que significam 14,10% do orçamento. De destacar ainda o forte investimento para o abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos que somados representam 15,17% do valor aprovado para o orçamento de 2021.

AS GRANDES OBRAS DO PLANO E ORÇAMENTO

Deste orçamento deveremos destacar grandes e importantes obras para o território. A Rede Municipal de Trilhos Pedestres e Cicláveis, com um orçamento de cerca de 540 mil euros e financiada pelo Turismo de Portugal em 400 mil euros. O Programa NORTE 2020 aprovou para Melgaço as candidaturas que permitirão concretizar o Trilho de Mouro, a Zona Industrial de Alvaredo, a reabilitação da antiga escola primária da Vila e a reabilitação da Igreja Convento São Salvador de Paderne. Ainda no orçamento agora aprovado, temos incluídas as seguintes intervenções: Trilhos do Laboreiro, os trabalhos de redução das perdas de água nos sistemas de Abastecimento de Água, a requalificação das piscinas municipais, o saneamento a Virtelo e a requalificação da EN 202.

APOIO ÀS INSTITUIÇÕES LOCAIS RONDA OS 465 MIL EUROS

As instituições locais somam, neste orçamento, cerca de 465 mil euros de apoio municipal, distribuídos na sua maioria pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Associação dos Veteranos Melgacenses, Sport Clube Melgacense, Escola de Canoagem da Associação Melgaço Radical, Associação Melgaço em Patins, CADO, Marchas S. João, Tapetes Corpo de Deus, ACM, Associação A Batela, Associação de Estudantes ESDL, Clube Automóvel do Minho, Associação Promotores Turísticos Branda, Associação Santiago de Penso, Associação de Trabalhadores Melgaço em Movimento, Santa Casa da Misericórdia e APPCDM.

925 MIL EUROS PARA APOIO ÀS JUNTAS DE FREGUESIA

O orçamento aprovado em Assembleia Municipal apostou ainda no apoio às juntas de freguesia, atribuindo no âmbito das transferências de competência 225 mil euros e em transferências de capital 700 mil euros.

Municipio de Melgaço



Detido por posse ilegal de armas em situação de violência doméstica

O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Melgaço, hoje, dia 22 de dezembro, deteve um homem de 50 anos por posse ilegal de armas, no concelho de Melgaço.

Na sequência de uma denúncia de violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito tinha na sua posse uma arma de fogo em situação ilegal, a qual usava para ameaçar a sua companheira de 35 anos. Após diligências policiais, foi realizada uma busca domiciliária, tendo sido apreendido o seguinte material:
" Uma arma de fogo de calibre .22;
" Uma arma de ar comprimido;
" Três caixa de chumbos de calibre 4,5 mm;
" 75 munições de diversos calibres.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Melgaço.

GNR de Viana do Castelo

Edições C@2000

Do Coura se fez luz. Hidroeletricidade, iluminação pública e política no Alto Minho (1906-1960)"
Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000/Afrontamento
Apoiado pela Fundação EDP


Da Monarquia à República no Concelho de Caminha
Crónica Política (1906 - 1913)

Autor: Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


O Estado Novo e outros sonetos políticos satíricos do poeta caminhense Júlio Baptista (1882 - 1961)

Organização e estudo biográfico do autor por Paulo Torres Bento
Edição: C@2000


Rota dos Lagares de Azeite do Rio Âncora

Autor: Joaquim Vasconcelos
Edição: C@2000


Memórias da Serra d'Arga
Autor: Domingos Cerejeira
Edição: C@2000

Outras Edições Regionais